Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

II FÓRUM DE GÊNERO DO RECIFE ENCERRA CICLO DE DEBATES 2011
19:14 Sexta-feira, 25 de Novembro de 2011

O Fórum de Gênero do Recife, formado por integrantes de movimentos sociais de mulheres, encerrou, nesta sexta-feira (25), o ciclo de palestras, debates e oficinas deste ano. O encontro aconteceu durante a tarde, no auditório do Bloco J da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista. Participaram do evento aproximadamente 150 mulheres, entre lideranças comunitárias, gestoras públicas e integrantes do meio acadêmico. O Fórum é uma promoção da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher.

Em 2011 aconteceu a segunda edição do evento, com a realização de quatro encontros entre os meses de maio e novembro. O II Fórum objetivou, principalmente, formar uma consciência política para centenas de mulheres em situação de vulnerabilidade, conforme destaca a Gerente de Participação e Controle Social da Prefeitura do Recife, Jane Farias. “Esses espaços que acontecem são significativos para a formação e conscientização das mulheres. A partir do momento que elas obtêm um espaço de debates, onde podem tirar suas dúvidas com relação às questões que elas passam em seu cotidiano, o impacto é maior. Muitas delas não tem conhecimento, por exemplo, sobre a Lei Maria da Penha, nos cinco aspectos em que o agressor pode ser enquadrado. Então serve de informação mesmo”, explicou.

Nesta sexta-feira as participantes do II Fórum de Gênero do Recife debateram sobre o tema central “Direitos Humanos e as Mulheres”. Em setembro o encontro abordou o tema “Cidade Segura para as Mulheres” e “Mobilidade Urbana”. O primeiro encontro, realizado em maio, trouxe para discussão o tema “Amor não Rima com Dor”, quando foi discutido o ciclo da violência que atinge a mulher. O balanço dos quatro encontros ao longo do ano foram importantes para que a Prefeitura possa pautar as políticas públicas de gênero em 2012, conforme destacou a Secretaria Especial da Mulher, Rejane Pereira. “A maior importância é que a gente pode pautar a discussão de gênero junto à academia, compartilhando saberes entre as mulheres em todas as regiões do Recife, no enfrentamento à violência, aproximando o conhecimento para uma causa comum”, resumiu.

O último encontro do II Fórum de Gênero do Recife contou com as palestras da Diretora de Segurança Cidadã da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Cacilda Medeiros, do Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania e Direitos Humanos, Westei Conde e da representante do Centro Estadual de Apoio às Vítimas de Violência, Tádzia Negromonte.

Matérias Relacionadas
- Presidente da URB recebe os cumprimentos de João da Costa pelo seu aniversário
- Caravana do Orçamento Participativo acontece neste sábado
- Primeira-dama participa de jantar em homenagem ao Padre José Edivaldo
- Observatório do Trabalho
- João da Costa entrega barracas para artesãs do Recife
- Limpeza
- Prefeitura do Recife monta estrutura de serviços para Festa do Morro da Conceição
- Prefeitura do Recife apresenta estudo trimestral sobre o mercado de trabalho formal do Recife
- Festival de Teatro lança livro em homenagem ao grupo Vivencial
- Primeira-dama do Recife prestigia homenagem a Renata Campos na Câmara Municipal
- Obras da Via Mangue avançam na Antônio Falcão
- Prefeitura faz operação de limpeza na comunidade dos Milagres
- João da Costa vistoria obras na Zona Sul
- II Fórum de Gênero do Recife encerra as atividades de 2011
- João da Costa apresenta projeto de lei que regulamenta funcionamento de templos
- Consultores alemães elogiam preparação do Recife para a Copa
- João da Costa visita obras do RioMar Shopping
- João da Costa reafirma compromisso político com mulheres recifenses
- Prefeitura do Recife promove twitcam com a secretária Especial da Mulher
- Campanha Doação Cidadã 2011 terá 13 pontos de arrecadação mais entidades conveniadas


Enviar    Imprimir