Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO MDS DEBATEM INCLUSÃO SOCIAL
00:00 Terça-feira, 29 de Novembro de 2011


O encontro serviu para tratar a inclusão de pessoas com deficiência assistidas pelo Programa de Benefício de Prestação Continuada no mercado de trabalho

Representantes da Secretaria de Assistência Social (SAS) e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) se reuniram, nesta terça-feira (29), com o objetivo de debater a inclusão de pessoas com deficiência, assistidas, no Recife, pelo do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) no mercado de trabalho. O encontro aconteceu no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, e contou com a participação de responsáveis pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Dois Irmãos e Roda de Fogo.

Durante a reunião, a equipe técnica do MDS, composta por Lianne Carvalho e Selaide Camargo, esclareceu as dúvidas que tinha com relação ao plano de trabalho da SAS e deixou algumas orientações sobre o projeto-piloto que será implantado no Recife, a partir da formação de um grupo gestor no próximo mês e do início da capacitação de técnicos dos CRAS em janeiro do próximo ano.

O assessor técnico da SAS, Antônio Muniz, falou sobre a impressão que teve da reunião. “Foi um bom diálogo, o MDS veio trazer luz a esse processo e explicar o fluxo de como ele será desenvolvido, com a sensibilização e o encaminhamento desses beneficiários do BPC ao mercado de trabalho. Contamos com a parceira da Associação de Deficientes e Família (ASDEF), de João Pessoa, Paraíba, e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e esperamos contar também com o Governo do Estado e o Ministério Público Federal”, disse.

Selaide Camargo, responsável pela Proteção Básica do MDS, explicou qual é o foco desse programa. “O objetivo principal é promover os acessos ao mercado de trabalho e à autonomia dessas pessoas. Com isso, estamos buscando fortalecer esses acessos por meio da articulação das políticas desenvolvidas pela Assistência Social, Saúde, Educação e outros atores sociais”, concluiu.

BPC – Constitui uma renda mensal no valor de um salário mínimo destinado às pessoas idosas (a partir de 65 anos) e às pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida pela família. Trata-se de um direito constitucional. O BPC Trabalho, que tem o projeto-piloto sendo implementado em dez cidades brasileiras, Recife entre elas, e visa incluir os beneficiários que têm interesse em trabalhar, mas encontram dificuldades para superar barreiras existentes para alcançarem a qualificação profissional e ingressar no mercado de trabalho. Prioritariamente, a faixa etária atendida é dos 16 aos 45 anos. Atualmente, cerca de 3.566.274 pessoas são beneficiárias do BPC. Para o ano de 2011 estão previstos R$ 23 bilhões destinados a esse programa.

Matérias Relacionadas
- Financiamento acordado e os locais beneficiados com as ações propostas
- Prefeitura reforça ações de manutenção e ordenamento na área central da Cidade
- Escola de Gestão inscreve para último curso do ano
- João da Costa inaugura painel luminoso do prédio da Prefeitura
- Prefeitura faz ações de manutençao e ordenamento na Dantas Barreto
- João da Costa assina contrato de R$ 129 milhões com a Caixa Econômica Federal
- Feirinha de bijuteria na Praça da Independência
- PCR realiza reunião com permissionários do Mercado Público de Afogados
- João da Costa participa de Caravana do Orçamento Participativo
- João da Costa assina ordem de serviço para obras em Casa Forte
- II Fórum de Gênero do Recife encerra ciclo de debates 2011
- Presidente da URB recebe os cumprimentos de João da Costa pelo seu aniversário
- Caravana do Orçamento Participativo acontece neste sábado
- Primeira-dama participa de jantar em homenagem ao Padre José Edivaldo
- Observatório do Trabalho
- João da Costa entrega barracas para artesãs do Recife
- Limpeza
- Prefeitura do Recife monta estrutura de serviços para Festa do Morro da Conceição
- Prefeitura do Recife apresenta estudo trimestral sobre o mercado de trabalho formal do Recife
- Festival de Teatro lança livro em homenagem ao grupo Vivencial


Enviar    Imprimir