Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

NÚMERO DE EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DOBROU NO RECIFE
19:33 Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2011

Observatório do Trabalho do Recife aponta aumento de 103,2% nos últimos 10 meses

O número de comerciantes e prestadores de pequenos serviços do Recife que optaram por se formalizar como Empreendedor Individual (EI), teve um aumento de 103,2%, entre 31 de dezembro de 2010 e 31 de outubro de 2011. Nesse período, a quantidade de empreendedores saltou de 8.239 EIs no município para 16.741, como aponta o Relatório Mensal de Novembro do Observatório do Trabalho do Recife.

Projeto do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Observatório do Trabalho visa subsidiar Governos Municipais e Estaduais na produção e acompanhamento de indicadores sobre o mercado de trabalho. O projeto foi implantado no município no último dia 25 de agosto por meio de uma parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Os dados levantados no estudo permitirão que o governo acompanhe a dinâmica dos principais setores produtivos da cidade e das ocupações. Desse modo, haverá um melhor direcionamento das políticas de geração de trabalho, emprego e renda da cidade, o que resultará em melhores condições para que trabalhadores do município estejam mais preparados para as novas colocações no mercado.

O Relatório Mensal de novembro faz uma síntese do comportamento do mercado de trabalho formal do Recife, durante o mês de outubro de 2011, em comparação ao mês passado e ao mesmo período do ano anterior. Nele também foi destacado que, entre as capitais nordestinas, Recife teve o melhor desempenho no mês, com um saldo de 5.342 vagas formais geradas, 7,3% maior do que o mesmo período do ano anterior.

Esse resultado positivo, equivalente a 72% do saldo de empregos formais do estado e 63,6% da Região Metropolitana do Recife (RMR), é o melhor observado para o mês de outubro desde 2000, efeito, principalmente, do bom desempenho dos setores de Serviços, Comércio e Construção Civil na geração de empregos. A área de Serviços contribuiu com a geração líquida de 3.139 postos de trabalho, representando 58,8% do total de outubro.

Nos dez primeiros meses do ano, a RMR gerou 55.211 postos de trabalho, sendo 27.857 criados no Recife e 23.496 nos demais municípios, ou seja, a capital pernambucana foi responsável por 50,5% do total de novos empregos gerados na região

O nível de ocupação cresceu 4,4% entre outubro de 2010 e 2011, determinado, em grande medida, pela forte ampliação de 11,7% dos trabalhadores assalariados com carteira de trabalho assinada e também pelo crescimento dos ocupados nos Serviços e na Construção Civil. Além dos Relatórios Mensais e Trimestrais, o Observatório do Trabalho também produz mensalmente Boletins Informativos, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que utiliza as informações referentes à movimentação dos trabalhadores (admitidos, desligados e o saldo) por setor de atividade econômica. Também serão produzidos Estudos temáticos sobre o Mercado de trabalho formal das cadeias produtivas com potencial de inovação no município e sobre o Mercado de trabalho das mulheres no Recife; e o Georreferenciamento do mercado de trabalho local.

Todos os estudos do Observatório do Trabalho do Recife estão disponíveis no portal da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

Matérias Relacionadas
- Livro sobre Jorge Marcgrave é lançado no Recife
- João da Costa apresenta números do crescimento de trabalho e emprego no Recife
- Banco do Povo Volante chega ao Alto Santa Terezinha
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa da abertura do XIII Simpósio ObservaNordeste
- José Bertotti participa do 2º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria
- Secretário de Desenvolvimento Econômico realiza apresentação em congresso ligado às micro e pequenas empresas
- Secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife participa da abertura do 2º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria
- Secretário José Bertotti prestigia abertura de congressos ligados às micro e pequenas empresas
- Secretário de Ciência e Tecnologia recebe representantes da Alemanha
- Secretário de Ciência e Tecnologia apresenta experiências do Recife em São Paulo
- Sistema Público de Emprego divulga 172 vagas para esta quarta (26)
- VI Semana de Ciência e Tecnologia do Recife premia estudantes da Rede
- Secretario de Ciência, Tecnologia do Recife conversa com internautas
- VI Semana de Ciência e Tecnologia do Recife chega ao final premiando estudantes da Rede Municipal
- Prefeitura divulga 191 vagas de emprego
- Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico participa de Twitcam
- Palestra abre Semana de Ciência e Tecnologia
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa do lançamento de programa do Porto Digital
- Palestra “Ciência mais que divertida” abre VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
- João da Costa assina portarias que constituem comitês gestores para cadeias produtivas da cidade


Enviar    Imprimir