Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

GRUPOS DISCUTEM POLÍTICAS PÚBLICAS NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
00:00 Segunda-feira, 5 de Dezembro de 2011

Devido ao grande número de propostas, plenária final será realizada no dia 17

O fim de semana foi de debate democrático para a construção e aprimoramento das políticas públicas para cultura no Recife. Um público de 293 pessoas participou da 5º Conferência Municipal de Política Cultural do Recife, realizada sexta (02), sábado (03) e domingo (04), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. O encontro contou com 175 delegados, entre representantes da sociedade civil e do poder público; 65 observadores e 49 convidados. De acordo com a coordenação do evento, o número de participantes marca esta 5ª edição como uma das maiores conferência de cultura do Recife. Devido ao grande número de propostas oriundas das pré-conferências, a plenária final foi adiada e acontecerá no dia 17, a partir das 14h, no mesmo local.

Com o tema “Construindo Políticas Públicas para a Cultura através da participação popular”, a conferência promoveu a articulação de agentes da cultura das mais diversas áreas, demonstrando a diversidade do cenário cultural recifense. O encontro faz parte do processo de democratização da gestão cultural do Recife, que tem sido pioneiro no alinhamento ao Sistema Nacional de Cultura, estruturado pelo Governo Federal.

De forma transparente e democrática, o regimento interno da conferência foi debatido e aprovado com poucas alterações, na manhã do sábado (03). Em seguida, o secretário extraordinário da Copa, Amir Schvartz, proferiu palestra sobre a Copa do Mundo de 2014 e as oportunidades para a área cultural.

A tarde do sábado (03) e a manhã domingo (04) foram dedicadas ao debate de propostas. Os delegados se dividiram em grupos de trabalho (GTs) com a missão de discutir, avaliar e aprimorar as propostas elaboradas durante as pré-conferências realizadas pelos segmentos culturais (Artesanato, Artes Cênicas, Audiovisual, Música, Patrimônio e Arquitetura, Fórum temático de Cultura do OP, Ciclos Culturais, Instituições Não-Governamentais e Trabalhadores da Cultura, Produtores Culturais, Artes Visuais e Literatura) e pelas microrregiões das Regiões Político-Administrativas (RPA’s) da cidade. Os participantes foram organizados para debate em cinco eixos: Gestão Pública da Cultura; Diversidade, Descentralização e Direitos Culturais; Economia da Cultura; Patrimônio Cultural e Arquitetura; Formação e Intercâmbio Cultural.

Devido ao grande número de propostas para análise do Grupo de Trabalho “Gestão Pública”, com cerca de 250 sugestões oriundas das pré-conferências, o grupo estendeu os trabalhos até o início da noite de domingo (04) e terá que voltar a se reunir no próximo dia 17. Em consequência disso, a plenária final para discussão e aprovação das propostas de todos os grupos teve que ser adiada. O debate com a reunião de todos os GTs acontecerá no dia 17, a partir das 14h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire. As propostas aprovadas na plenária final subsidiarão o Conselho Municipal de Política Cultural e os Fóruns Permanentes na elaboração dos Planos Setoriais de Cultura, com políticas específicas para os diversos segmentos culturais.

Uma das participantes da conferência, na categoria de convidada, foi a acadêmica Marta Ribas. “Estou fazendo uma pesquisa de mestrado em Administração Pública e Governo, para estudar os espaços de participação e elaboração das políticas culturais”, explicou a estudante da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. Já Sônia Oliveira Pinto, do bairro da Mangueira, participou da conferência ativamente para dar voz e voto às propostas que representam as necessidades da sua comunidade e de toda RPA 5. “É muito importante a realização desta conferência. Para a sociedade civil é fundamental que as propostas aprovadas pelas RPA’s e segmentos sejam cumpridas”, defendeu.

Matérias Relacionadas
- 13º Festival de Vídeo de Pernambuco começa nesta segunda (05)
- Adiamento do projeto Terça Negra
- Começa a 5ª Conferência Municipal de Cultura
- Pontes do Recife já estão iluminadas para o Natal
- 13º Festival de Vídeo de Pernambuco começa nesta segunda (05)
- Meu País continua em cartaz no Cinema Apolo
- Equipe da Escola Cecília Meireles se confraterniza em passeio ecológico
- Conferência Municipal de Cultura começa nesta sexta-feira
- Círculos Populares comemoram 10 anos com teatro e música no centro do Recife
- Prefeito anuncia homenageados do Carnaval 2012
- Sanfoneiros levantam a poeira para Gonzagão no Pátio de São Pedro
- Prefeitura do Recife abre inscrições para concursos carnavalescos de 2012
- Casa do Carnaval promove a 2ª edição do Encontro de Estudantes Pesquisadores
- Filme “Meu País” entra em cartaz no cinema Apolo
- Banda Sinfônica apresenta grandes nomes da música erudita e popular
- Prefeitura do Recife apóia lançamento de livro sobre Jorge Marcgrave
- Festival de Teatro encerra com Labirinto
- Afoxés, coco de roda e reggae encerram o Mês da Consciência Negra
- Lançamento de livro sobre o grupo de teatro Vivencial leva grande público ao Apolo-Hermilo
- Casa do Carnaval registra história do Afoxé Oyá Alaxé


Enviar    Imprimir