Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENCERRA SUAS ATIVIDADES DE 2011
00:00 Terça-feira, 6 de Dezembro de 2011

Cerca de 300 professores participaram do encerramento do curso “Fabricação de Jogos Didáticos para o Ensino da Matemática a partir de Sucata”

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer realizou, nesta terça-feira (6), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, o encontro de encerramento do Projeto Rede – Jogos na Educação Matemática, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Núcleo de Educação Matemática (Nemat), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na mesa de abertura do encontro, a Diretora de Ensino e Formação Docente, Lenira Silveira destacou o empenho da secretaria em garantir o direito do professor à formação continuada. “Nosso empenho foi para garantir esta formação aos educadores da Rede Municipal e, ao mesmo tempo, assegurar os 200 dias letivos de aula para os estudantes da rede. Vocês estão de parabéns por terem concluído com tanto êxito esta formação, que já está rendendo melhoras no aprendizado da matemática nas escolas”, elogiou. A gerente de 1º e 2º ciclos, Mariza Augusta, confirmou o excelente aproveitamento do curso. “Os professores se empenharam desde o início. O resultado não poderia ser diferente. Com isso, os maiores beneficiados são os estudantes da rede, que terão aulas mais dinâmicas”, disse.

A representante do Centro de Educação, da UFPE, Eleta Freire, falou sobre os desafios e conquistas no ensino da matemática. “Estamos sempre engajados na formação dos professores. Estamos fechando um ciclo de formação que, certamente, será muito proveitoso para o ensino da matemática. Sempre digo que aprender matemática é possível e nossas crianças têm todo potencial para aprender”, concluiu. A representante do Nemat, Paula Baltar, falou sobre a escolha de trabalhar com material reciclado. “Os jogos trabalhados na formação e na sala de aula foram todos desenvolvidos com sucata e material reciclado, porque sabemos da importância do debate e das práticas de sustentabilidade. A forma lúdica que a formação foi montada, propiciou a motivação no aprendizado da matemática. Esta formação mostrou que todos podem aprender esta disciplina”, disse.

A Secretária de Educação, Ivone Caetano refletiu sobre a importância do curso para os professores. “O diferencial desta formação é que ela irá contribuir plenamente na prática do professor no ensino da matemática. A ferramenta dos jogos também contribui para que professor faça uma aula mais descontraída e prazerosa tanto para ele quanto para o estudante”. Também parabenizou os educadores pela vontade de concluir o curso. “Estamos muito felizes com o êxito na conclusão desta formação. Temos consciência das dificuldades que enfrentamos até chegarmos aqui. Mas vocês conseguiram aproveitar ao máximo o conteúdo que este curso ofereceu”, comemorou.


Depois da mesa de abertura, o público de, aproximadamente, 300 pessoas entre professores dos 3º, 4º, e 5º anos do ensino fundamental, dirigentes e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino assistiram a peça teatral, “A História de Paulo Freire”, encenada pelo grupo de teatro dos animadores culturais da Gerência de Animação Cultural. Em seguida, apreciaram a apresentação do cordel, que falava das práticas do ensino da matemática, composto e recitado pela professora Melissa do Carmo, da E.M. Virgem Poderosa.

O momento mais esperado do encontro foi a apresentação dos relatos de experiências, que os professores acumularam durante o curso de “Fabricação de Jogos Didáticos para o Ensino da Matemática, a partir de Sucata”, que teve 90 horas/aula. Os educadores puderam socializar as práticas vivenciadas na escola e os jogos utilizados nas aulas de matemática.

A professora Ana Maria da Silva, da E.M. Jardim Monte Verde (RPA-6), ingressou na rede de ensino do Recife este ano e já participa das formações. “Achei muito interessante o curso. O material utilizado (jogo) leva a matemática com mais facilidade aos alunos. Fica mais fácil o aprendizado”, revela. A professora também apresentou o jogo de bingo adaptado, confeccionado com os alunos para o ensino das operações de multiplicação de divisão.

A educadora Ana Lúcia, da E.M. Paulo Leivas Macalão (RPA-2), disse que trabalhou vários jogos em sala de aula e os alunos se mostraram mais atentos. “Trabalhei o jogo do desafio, o bingo de números racionais, jogo dos polígonos, entre outros. Achei excelente a formação. É mais uma forma de ensinar a disciplina (matemática). Os estudantes se saíram muito bem porque estavam mais motivados a aprender. Eles interagiram deste a confecção do jogo”, comemora a discente.

O encontro continua nesta quarta-feira (7), no Centro de Formação de Formadores, 8h às 12h e das 13h às 17h30.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura leva mães, pais, alunos e professores para ouvir a Cantata Natalina
- Prefeitura do Recife promove encontro para discutir melhorias nos equipamentos de lazer
- Prefeitura abre matrículas para o ano letivo de 2012
- Cantata Natalina é apresentada para famílias beneficiárias do Bolsa Escola
- Projeto "Rede Jogos na Educação Matemática" encerra suas atividades de 2011
- Alunos da Escola Arraial Novo do Bom passam por mais uma etapa do Qualiescola II
- Programa Qualiescola II realiza 1ª Avaliação Diagnóstica
- Programa “Telinha na Escola” exibe curtas produzidos por estudantes
- Estudantes da Rede apresentam vídeos do Telinha na Escola Recife 2011
- Estudantes da Rede Municipal expõem trabalhos de arte
- Centro Paulo Freire abriga a exposição Um Chá de Arte
- Concurso de Contos Luis Jardim divulga vencedores
- Prefeitura abre concurso público para professores e auxiliares de desenvolvimento infantil
- Secretaria de Educação promove formação sobre racismo institucional
- Escola para Pais promove mais dois encontros com beneficiários do Bolsa Escola
- Prefeitura capacita gestores para o combate ao racismo institucional
- Estudantes da Rede expõem no Centro Paulo Freire
- Prefeitura apresenta projeto de CMEI à comunidade da UR-5
- Prefeitura promove mais um ciclo de Palestras do “Escola para Pais”
- Beneficiárias do Bolsa Escola Municipal participam de passeio pelo Capibaribe


Enviar    Imprimir