Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITURA LEVA MÃES, PAIS, ALUNOS E PROFESSORES PARA OUVIR A CANTATA NATALINA
00:00 Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011

Apresentação lotou com 700 pessoas, a plateia e as frisas do Teatro de Santa Isabel

Por Marcos da Silva

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e Gerência de Animação Cultural (GAC), encerraram na tarde desta terça-feira (06), no Teatro de Santa Isabel, as atividades culturais dos programas Bolsa Escola e Bairro Escola em 2011. Para fechar com chave de ouro, a GAC levou para a plateia e as frisas da secular casa de espetáculos, cerca de 700 mães, pais, alunos e professores da Rede Municipal de Ensino, que foram assistir a uma Cantata de Natal.

Estamos desenvolvendo ações que favoreçam a parte lúdica, o lazer e o entretenimento na formação dos pais através do conselho escolar. Estas atividades aproximam a Secretaria da comunidade escolar, possibilitando espaços de diálogo e ideias, ampliando a qualidade do ensino”, destaca a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano.

Durante nove meses, o programa Bolsa Escola levou mensalmente crianças e pais de todas as Regiões Político-Adminstrativas da Cidade para acompanhar no Santa Isabel apresentações de dança e artes cênicas de qualidade. “É mais uma das atividades socioeducativas que o programa Bolsa Escola oferece. Tão importante quanto o pagamento do benefício de um ou meio salário mínimo é o compromisso da gestão de levar a comunidade aos espaços públicos. Estas atividades colaboram para a formação cidadã destas famílias”, ressalta a diretora de Apoio Social à Educação, Tereza Sato.

Mãe de Breno, de 10 anos e Bruno, de sete, alunos da Escola Diná de Oliveira, da Iputinga, a auxiliar de serviços gerais, Walquíria Alexandrino, 32, entrou pela primeira vez no Teatro de Santa Isabel e ficou deslumbrada com a beleza do local. “Vim dar uma olhada na apresentação das crianças. Que lugar incrível”.

A programação - Com o teatro lotado, a apresentação começou com o coral Vozes da Esperança, da Escola Municipal Josefina Marinho, de Casa Amarela, que interpretou conhecidas canções do ciclo natalino como “Noite Feliz”, “Doze Anjinhos” e “Aniversário de Jesus”, de domínio público; a gestora da Diretoria Geral de Tecnologia em Educação e Cidadã, Telma Lucena, recitou os poemas “Canção da aia para o filho do rei”, de Mário Quintana, e “Canto de Natal”, de Manuel Bandeira; seguida do grupo de percussão da Escola Municipal Almerinda Umbelino de Barros, do Vasco da Gama, que destacou em novas versões, “Greensleeves” e “Feliz Natal”, de domínio público; finalizando, uma grande Cantata Natalina, com a banda da GAC e a participação de 140 alunos das escolas Carlúcio Castanha, do Ibura; Engenheiro Henoch Coutinho de Melo e Engenheiro Umberto Gondim, do Pina; Dom Hélder Câmara, do Espinheiro; Padre Antônio Henrique, do Derby; Jardim Monte Verde e Margarida Serpa Cossart, do Ibura. Sob a coordenação de Flávio Andrade, eles interpretaram “Uma estrela renasce no céu”, de domínio público; “Cantiga para acalentar o menino”, de Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Zoca Madureira; “Cálix Bento”, de Tavinho Moura; “Papai Noel Brasileiro”, de João Bá e Vidal França; “Cartão de Natal”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas; “Todos estão surdos”, de Roberto e Erasmo Carlos.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife promove encontro para discutir melhorias nos equipamentos de lazer
- Prefeitura abre matrículas para o ano letivo de 2012
- Projeto Rede Jogos na Educação Matemática encerra suas atividades de 2011
- Cantata Natalina é apresentada para famílias beneficiárias do Bolsa Escola
- Projeto "Rede Jogos na Educação Matemática" encerra suas atividades de 2011
- Alunos da Escola Arraial Novo do Bom passam por mais uma etapa do Qualiescola II
- Programa Qualiescola II realiza 1ª Avaliação Diagnóstica
- Programa “Telinha na Escola” exibe curtas produzidos por estudantes
- Estudantes da Rede apresentam vídeos do Telinha na Escola Recife 2011
- Estudantes da Rede Municipal expõem trabalhos de arte
- Centro Paulo Freire abriga a exposição Um Chá de Arte
- Concurso de Contos Luis Jardim divulga vencedores
- Prefeitura abre concurso público para professores e auxiliares de desenvolvimento infantil
- Secretaria de Educação promove formação sobre racismo institucional
- Escola para Pais promove mais dois encontros com beneficiários do Bolsa Escola
- Prefeitura capacita gestores para o combate ao racismo institucional
- Estudantes da Rede expõem no Centro Paulo Freire
- Prefeitura apresenta projeto de CMEI à comunidade da UR-5
- Prefeitura promove mais um ciclo de Palestras do “Escola para Pais”
- Beneficiárias do Bolsa Escola Municipal participam de passeio pelo Capibaribe


Enviar    Imprimir