Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Geraldão

REAL DA TORRE VENCE AMIGOS E SE TORNA PRIMEIRO BICAMPEÃO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PARTICIPATIVO
13:21 Quinta-feira, 8 de Dezembro de 2011

O Central de Caruaru ficou com o título entre as mulheres
 
Por Pedro Oliveira
 
Depois de nove anos de projeto, o Futebol Participativo tem um bicampeão do aberto masculino, a principal categoria do maior campeonato de futebol de várzea do mundo, uma realização da Prefeitura do Recife. O feito é do Real da Torre, que já havia sido o melhor de 2010 e na noite desta quarta-feira (07), no estádio dos Aflitos, venceu o Amigos de Santo Amaro por 1 a 0 e ficou com o título da Copa Vivo dos Campeões. Na preliminar, o Central de Caruaru venceu o Guararapes, de Jaboatão, nos pênaltis e ganhou o título do aberto feminino. Cerca de 1.000 torcedores compareceram às finais.
 
Foram quase seis meses de disputa com 1.075 jogos e o Futebol Participativo 2011 terminou com uma grande festa. As finais que começaram à tarde, com o sub-15 e sub-17, seguiram pela noite com os abertos feminino e masculino, categorias com o maior número de equipes, que não necessariamente são do Recife. “O Futebol Participativo era para ser conhecido internacionalmente, porque o que essa equipe da Prefeitura do Recife faz não é brincadeira. Além das equipes da capital, muitas outras da região metropolitana e até do interior vêm disputar esse campeonato que é uma referência no estado”, elogiou Robson Paulo, técnico do Garoto Revelação, campeão do sub-15.
 
A final do aberto masculino foi muito equilibrada. Com transmissão da Rádio Jornal, nenhum atleta queria fazer feio e todos correram até os últimos minutos. O primeiro tempo acabou em 0 a 0 com amplo domínio do Amigos de Santa Amaro, que teve as melhores chances, porém, como diz o mais famoso ditado da bola – “quem não faz, leva” – o Real da Torre fez o seu gol aos 32 minutos do segundo tempo e conseguiu seu segundo título consecutivo, entrando para a história do campeonato como o primeiro time com dois títulos do Futebol Participativo.

“As equipes se qualificam cada vez mais. O Real da Torre está de parabéns porque conta com uma boa retaguarda da sua direção e da sua comunidade que se envolveram e fizeram um trabalho merecedor desse ineditismo”, disse Eduardo Granja, presidente do Geraldão e Secretário de Juventude.
 
O herói do título foi o atacante Meiota que aproveitou o rebote do goleiro Ovo, do Amigos, após um petardo de Kanu da entrada da área, e botou a bola no fundo das redes. “Estou muito contente pelo gol e feliz por estar comemorando mais um título que veio com muito sacrifício desde julho até chegar a essa final”, disse o artilheiro.

O diretor do campeão, Paulo Jorge, não escondeu a emoção de entrar para a história do campeonato. “Esse ano perdemos a decisão da nossa RPA nos pênaltis e fomos vice-campeões, mas não baixamos a cabeça porque o objetivo era esse título. Para a gente é uma honra participar do maior do mundo, que tem uma organização muito grande, com mais de 12 mil atletas e mais de 500 equipes. Parabéns à Prefeitura e parabéns aos nossos jogadores”, afirmou ele.
 
Mulheres –
Na final do aberto feminino, jogaram o Central, de Caruaru, e o Guararapes, de Jaboatão, que saiu na frente ainda no primeiro tempo. Atrás do placar desde os primeiros minutos, a patativa do agreste teve que correr muito para empatar o jogo. Mas correr não era problema para a pequenina atacante Picachu, que contou o segredo da energia. “A força vem da equipe que é muito unida”, disse ela.

A união deu resultado e o Central acabou empatando a partida em 1 a 1 e vencendo nos pênaltis por 5 a 4, para alegria da baixinha. “No campeonato pernambucano acabamos saindo nas semifinais, mas depois disso a equipe se fechou e conseguimos vencer o Futebol Participativo”, comemorou Picachu.
 
Parceria - Em 2011, pela primeira vez, o campeonato realizado pela Prefeitura do Recife desde 2003, contou com um patrocinador. A operadora de telefonia móvel Vivo foi um importante parceira da PCR para uma qualificação ainda melhor do projeto, que contou com a participação de mais de 12.500 atletas neste ano. “Foi um grande privilégio apoiar esse campeonato inovador que consegue atingir a todas as comunidades do Recife e que conecta as pessoas, assim como a Vivo”, disse Marco Antônio, Gerente de Relações Institucionais da empresa.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Garoto Revelação e Náutico B são os campeões das categorias sub-15 e sub-17 do Futebol Participativo
- Equipes da FIFA e COL visitam possíveis locais do Fan Fest
- Usuários de equipamentos de esporte e lazer de toda a cidade se reúnem no Centro Paulo Freire
- Mais de 700 corredores participaram da 2ª Corrida das Crianças
- 3º Festival de Teatro dos Círculos encantou o público no Teatro Apolo
- Amir Schvartz apresenta ação da Secretaria da Copa na Conferência de Cultura
- Círculos Populares levaram teatro e música para o centro do Recife
- Mostras descentralizadas preparam o Recife para o 3º Festival de Teatro dos Círculos Populares
- 5º Festival de Ginástica do Recife reuniu atletas de mais de 20 entidades
- Últimos finalistas Copa Vivo dos Campeões do Futebol Participativo serão conhecidos neste sábado
- PCR realiza os 6º Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência
- Turmas de ginástica rítmica e handebol dos Círculos Populares fizeram bonito em eventos estaduais
- Geraldão abriga o 5º Festival de Ginástica do Recife
- Últimos detalhes do projeto de reforma do Geraldão são discutidos em São Paulo
- Amigos e Real da Torre irão decidir a Copa Vivo dos Campeões do Futebol Participativo
- Copa 2014: Recife troca experiências com especialistas da Alemanha
- Abertura de Jogos Escolares do Recife reúne 1.500 estudantes no Geraldão
- Mais de 400 pessoas participaram do Circuito de Esportes de Verão dos Círculos Populares
- Semifinais agitam a Copa Vivo dos Campeões do Futebol Participativo
- Prefeitura realiza abertura dos Jogos Escolares do Recife


Enviar    Imprimir