Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DIVULGA ATRAÇÕES DO CICLO NATALINO DO RECIFE
19:43 Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2011

A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial para que recifenses e turistas possam vivenciar o Ciclo Natalino, este ano intitulado “Natal no Coração”. Seguindo as diretrizes de valorização das manifestações populares e dos artistas locais da política cultural do Recife, a programação destaca as tradições do período natalino como os pastoris profanos e religiosos, bois e reisados. Corais, orquestras e cirandas também integram a programação, que está divida basicamente em três polos: Pátio de São Pedro, no Bairro de São José; Praça do Arsenal, no Bairro do Recife; e no Sítio Trindade, em Casa Amarela, da Zona Norte da cidade. Confira a programação aqui.
 
No dia 16 de dezembro, o Pátio de São Pedro, histórico reduto da cultura popular, abriga encontro de mestres do Reisado Imperial, Boi Malabá e Guerreiros do Sol Nascente, grupos que perpetuam a tradição do Ciclo Natalino. O Sítio Trindade, espaço de cultura e lazer muito procurado pelas famílias da Zona Norte, terá programação aos domingos. Já no dia 18, o espaço terá a chegada do Papai Noel como principal atração para as crianças. A Praça do Arsenal continua com a programação de shows do projeto Viva o Recife Antigo, trazendo artistas de diversos gêneros, de quinta a sábado. Aos domingos, a programação conta com apresentações de autos de Natal, pastoris e corais infantis.
 
No dia 20 de dezembro, 23 pastoris religiosos se encontram e realizam um cortejo natalino. A concentração acontece na Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista, a partir das 17h, de onde os pastoris saem em direção ao Pátio de São Pedro, Bairro de São José. A festa conta ainda com apresentação da Orquestra Tropical, e das bandinhas natalinas Veneno, Som Brasil, Vereda e Bandinha do Maestro Mendes.
 
O Ciclo Natalino se encerra no dia 6 de janeiro, com a tradicional Queima da Lapinha, que ocorre simultaneamente no Sítio Trindade e no Pátio de São Pedro. A programação reúne diversos pastoris religiosos, que seguem em cortejo até o destino final. Em Casa Amarela, a concentração acontece na Igreja da Harmonia, às 18h, e segue para o Sítio Trindade. Com a chegada no Sítio, a festa profana inicia a Orquestra Vereda Tropical e o Grupo de Dança Raízes. No Centro do Recife, a concentração de pastoris acontece, às 18h, no Pátio do Carmo. Na chegada ao Pátio de São Pedro, a festa profana é animada pelo Bloco Lírico Cordas e Retalhos, Bandinha Natalina do Maestro Mendes e Orquestra de Frevo Veneno.

Réveillon – A programação e locais de eventos da virada de ano serão divulgados nos próximos dias em evento da PCR.

Matérias Relacionadas
- Natalioca passeia pelo Circuito Recife Iluminado
- Coletiva de Imprensa: Réveillon do Recife 2011/2012
- Parque Dona Lindu recebe espetáculo “O Quebra-Nozes”
- Show de forrozeiros celebra aniversário do Rei do Baião
- Começam inscrições para o Seminário Preparatório da Comissão Julgadora do Concurso de Agremiações Carnavalescas do Recife 2012
- Museu Murillo La Greca abre inscrições para o projeto Amplificadores de Artes Visuais
- Abertas inscrições para eleições de Conselheiros Municipais
- 13º Festival de Vídeo de Pernambuco anuncia vencedores
- IV Semana Luiz Gonzaga comemora centenário do Rei do Baião
- Natalioca percorre centro histórico iluminado
- Ciclo Natalino do Recife 2011 homenageia Nando Cordel
- Cine Apolo exibe O Preço do Amanhã
- PCR publica edital do Sistema de Incentivo à Cultura
- Secretaria de Cultura recebe propostas para ocupação de pauta do Teatro Luiz Mendonça
- Mamam recebe segunda expo do 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco
- Grupos discutem políticas públicas na Conferência Municipal de Cultura
- 13º Festival de Vídeo de Pernambuco começa nesta segunda (05)
- Adiamento do projeto Terça Negra
- Começa a 5ª Conferência Municipal de Cultura
- Pontes do Recife já estão iluminadas para o Natal


Enviar    Imprimir