Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAMU RECIFE CELEBRA 10 ANOS DE EXISTÊNCIA COM UMA SÉRIE DE ATIVIDADES DURANTE UMA SEMANA
18:48 Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2011

Por Tádzio Estevam

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife, o SAMU, comemora dez anos de existência e prestação de serviços de referência para a população na próxima semana. Para comemorar a data estão programadas várias atividades entre a próxima segunda (12) e sexta-feira (16) que acontecerão em alguns locais da Cidade incluindo até as instalações da instituição, localizada na Avenida Manoel Borba, 951, na Boa Vista.

A abertura da semana comemorativa acontecerá na sede do Samu a partir das 9h. Na ocasião, será oferecido um café da manhã para os funcionários ao som de músicas natalinas tocadas por uma orquestra de frevo. Além disso, foi organizada uma feira de saúde e beleza para os participantes do evento que segue até as 15h. No decorrer da semana, sempre nos mesmos horários, acontecerão outras atividades como serviços de estética e massagem e de saúde como saúde bucal e a realização de exames ginecológicos, no qual um caminhão da secretaria irá realizar na terça (13) e na quarta (14) 200 exames nas pacientes encaminhadas pelo Distrito Sanitário I (Zona Central do Recife).

Na sexta (16), a partir das 17h, dia do encerramento da semana comemorativa aos 10 anos do Samu, as entidades parceiras do Samu como o Corpo de Bombeiros, Secretaria de Defesa Social, a Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, PEPEAV e a Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, assim como os funcionários do serviço serão homenageados pelo empenho e apoio dado ao serviço nesses últimos dez anos.

Além da programação na sede do serviço, outras atividades acontecerão em dois locais muito freqüentados pelo público recifense. Na quarta (14) as pessoas que forem ao Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, entre às 15h e 18h30, poderão conhecer melhor o Samu Recife. Lá haverá exposição dos equipamentos utilizados nos atendimentos, informações sobre o serviço com banners, visita às ambulâncias, motolâncias e ao helicóptero e aferição de pressão arterial e teste de glicose. Essas mesmas atividades ocorrerão, também, no Parque da Jaqueira, mas na quinta-feira (15), obedecendo aos mesmos horários do dia anterior.

A programação ainda marca o “Natal SAMU Solidário”, na terça-feira (20), às 9h, com entrega de presentes para as crianças da creche Ceci Costa, localizada em Sítio Novo. Um Papai Noel chegará ao local no helicóptero do Samu para alegrar o Natal das crianças.

SAMU - Criado em dezembro de 2001 pela Secretaria de Saúde do Recife, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é utilizado em casos de emergência, prestando assistência pré-hospitalar em situações de risco, com plantão 24h.

Completando dez anos de existência na capital pernambucana, o SAMU conta com 24 ambulâncias, sendo quatro UTI. Por mês, mais de 2.000 atendimentos são realizados em domicílios e em vias públicas. Além disso, o SAMU realiza o transporte de pacientes entre unidades de saúde e fica de prontidão nos locais em que se realizam os principais eventos públicos no Recife.

A equipe de socorristas do SAMU é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, rádio-operadores, operadores de frota, teleatendentes, motoristas e auxiliares de serviços gerais. Dentre as principais causas atendidas pelo serviço, as que se destacam são os resgates de vítimas de causas externas, especialmente os acidentes de trânsito em via pública.

Matérias Relacionadas
- Consultório de Rua completa um ano de atividades com ações de enfrentamento às drogas
- Profissionais da Vigilância à Saúde do Recife se reúnem para apresentar ações exitosas de 2011
- Quadro do programa Fantástico conta com apoio da Secretaria de Saúde do Recife
- Secretaria de Saúde do Recife participa do programa Brasil sem Cigarro da TV Globo
- Secretaria de Saúde do Recife realiza atividades em comemoração ao Dia de Luta Contra a AIDS
- Agentes de saúde do Distrito Sanitário VI expõem trabalhos
- Secretaria de Saúde realiza testes de HIV no Bom Pastor
- DS VI promove amostra de trabalhos realizados por agentes de saúde
- Agentes do Distrito Sanitário II apresentam trabalhos realizados no biênio 2010/2011
- Testagem rápida para HIV será realizada nas unidades prisionais do Recife durante esta semana
- Agentes de saúde da Zona Norte do Recife realizam a 4ª Mostra de Educação e Saúde
- Cães e gatos do Recife foram vacinadosem mais de 500 postos espalhados por toda Cidade
- Prefeitura do Recife participa da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
- Secretaria de Saúde realiza eleição para conselhos do distrito sanitário V
- Cães e gatos do Recife poderão ser vacinados neste sábado (26)
- Secretaria de Saúde do Recife participa da XVI Feira de Educação em Saúde para Adolescentes
- USF de Sítio Grande promove semana de oficinas de conscientização para gestantes
- João da Costa entrega Avenida pavimentada e visita USF reformada no Ibura
- João da Costa inaugura USF Jardim Teresópolis na Várzea
- Vigilância Sanitária capacita comerciantes da Dantas Barreto


Enviar    Imprimir