Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE ENTREGA DOS CERTIFICADOS DO PROJETO EDUCAÇÃO COM ENERGIA
00:00 Terça-feira, 13 de Dezembro de 2011

Parceria com concessionária abrange 51 unidades de ensino municipais

Por Marcos da Silva

A secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano, participou na tarde desta terça-feira (13), no auditório da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), na Boa Vista, da cerimônia de entrega de certificados aos concluintes do projeto Educação com Energia.

Desenvolvido pela concessionária de energia e aplicado inicialmente em 40 escolas municipais em 2010, tendo este ano a inclusão de mais 11, o programa Educação com Energia tem a meta de combater o desperdício da energia elétrica e segue quatro passos. Começa com a visita de um caminhão multimídia, que se transforma em sala de aula, a cada uma das unidades de ensino. Depois, um material didático sobre sustentabilidade é distribuído nas escolas. As instituições desenvolvem um plano de trabalho na área. Por fim, a ideia sai do papel e se transforma em ação educativa.

“Esta parceria vem ajudar o trabalho da educação ambiental nas escolas. Quando a Celpe procura o Município é porque acredita que tudo começa com a educação. No próximo ano, aproveitando a conferência Rio +20, vamos realizar uma maior discussão em sala de aula sobre a educação ambiental e a sustentabilidade do Planeta. A chegada do caminhão laboratório às escolas é o primeiro passo para os debates sobre a temática”, destacou a secretária Ivone Caetano.

Para o presidente da Celpe, Luiz Antonio Ciarlini, os dois anos de implantação do Educação com Energia, que já atinge nove municípios pernambucanos, da capital ao sertão, são de grande importância para a formação de novos multiplicadores do quesito sustentabilidade e está totalmente relacionado com a natureza dos serviços prestados pela companhia. “Até agora, 230 escolas, 2.400 professores e 66 mil alunos estão envolvidos no projeto. Nosso foco são as crianças e os adolescentes para que façam uso eficiente e seguro da energia”, disse ele.

“Tô Ligado” é o nome do projeto que a Escola Municipal Dom Hélder Câmara, do Espinheiro, apresentou no hall de entrada da Celpe para execução em 2012. “Vamos criar um mascote, que se chamará Tô Ligado e percorrerá as salas de aula dando orientações aos estudantes. Nosso enfoque será o uso desordenado da energia, as ligações clandestinas e os riscos de tê-las dentro de casa. Temos visto muitos acidentes ocasionados por gambiarras. Na casa de um aluno presenciamos vários eletrodomésticos ligados na mesma tomada ao mesmo tempo. Isso sobrecarrega o sistema e pode provocar curto-circuito e perda dos aparelhos”, revela a gestora da unidade, Lucila Pereira.

A parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer com a Celpe, no programa Educação com Energia prossegue em 2012. De acordo com a secretária Ivone Caetano, a meta de sua pasta é dobrar o número de escolas municipais alcançadas pelo projeto no ano que vem.

 

Matérias Relacionadas
- PCR finaliza Ciclo de Palestras do Escola para Pais de 2011
- Estudantes de escola municipal assistem a palestra sobre o Projeto Canais do Recife
- Crianças de quatro anos do CMEI Paulo Rosas lançam livro de historinhas
- Bolsa Escola Municipal realiza aula-passeio pelo Rio Capibaribe
- Beneficiários do Bolsa Escola participam da última reunião do ano sobre o programa
- Secretaria de Educação apresenta I Festival Multicultural Bairro Escola
- Seel promove mais uma formação para Promotores da Paz
- Prefeitura leva mães, pais, alunos e professores para ouvir a Cantata Natalina
- Prefeitura do Recife promove encontro para discutir melhorias nos equipamentos de lazer
- Prefeitura abre matrículas para o ano letivo de 2012
- Projeto Rede Jogos na Educação Matemática encerra suas atividades de 2011
- Cantata Natalina é apresentada para famílias beneficiárias do Bolsa Escola
- Projeto "Rede Jogos na Educação Matemática" encerra suas atividades de 2011
- Alunos da Escola Arraial Novo do Bom passam por mais uma etapa do Qualiescola II
- Programa Qualiescola II realiza 1ª Avaliação Diagnóstica
- Programa “Telinha na Escola” exibe curtas produzidos por estudantes
- Estudantes da Rede apresentam vídeos do Telinha na Escola Recife 2011
- Estudantes da Rede Municipal expõem trabalhos de arte
- Centro Paulo Freire abriga a exposição Um Chá de Arte
- Concurso de Contos Luis Jardim divulga vencedores


Enviar    Imprimir