Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES DO CMEI PAULO ROSAS LANÇAM LIVRO INFANTIL
11:33 Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2011

Os 18 pequeninos apresentaram aos pais e/ou responsáveis o trabalho criado com a professora em sala de aula

Por Marcos da Silva

O auditório Gilda Lins, da Editora Universitária, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi pequeno para o entusiasmo e a emoção dos 18 alunos, de quatro a cinco anos de idade, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paulo Rosas, na Cidade Universitária, durante o lançamento do livro “Ah! Eu entrei na roda... na roda de histórias!”, na tarde desta quarta-feira (14). O lançamento teve direito a tarde de autógrafos.

O livro foi transcrito pela professora Sandra Vasconcelos com texto ditado pelas crianças, que ainda estão aprendendo as primeiras letrinhas. As ilustrações, no entanto, foram pintadas por elas. A edição traz 18 continhos idealizados por Artur Lima, Cauãn Renner, Charles Kauã, Claudino Melaco Dumas, Gleysse Kely, Isabele Ferreira, Júlia Beatriz Vieira, Laís Barros Gomes, Liendel Vinícius Marques, Lua Sofia Tavares, Luan Henrique, Miguel Willyan, Nathália Ellenn, Sabrina Alexandra, Samuel Soares, Sofia Freitas, Williane Leite e Yuri Roberto Brito.

Para a diretora Geral de Ensino e Formação Docente da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), Lenira Silveira, o trabalho do CMEI Paulo Rosas, que tem quatro anos de existência e encerra sua primeira turma este ano, está dando bons frutos. “Esta é a fase em que os alunos começam a se familiarizar com o letramento. Eles ainda não leem, mas ditam suas estórias para a professora, que escreve o livro”, ressaltou.

Apresentação – Sentadas em uma grande mesa, como adultas, as crianças eram só alegria. Algumas fizeram questão de contar suas estorinhas para a plateia de pais, mães, responsáveis e mestres. Yuri Roberto, de cinco anos, falou da sua criação com Tom & Jerry, os conhecidos personagens de Hanna Barbera e seu desenho favorito. “Gosto de escrever estórias. Quero escrever muitas outras”, disse ele, orgulhoso. “É muito bom que Yuri se interesse pelos livros. Ele ainda não sabe ler, mas adora ouvir estórias e ver desenhos animados”, revelou o tatuador Ronaldo Geovane, 33 anos, pai do menino.

Vera Espar, de 28 anos, é pedagoga e veio acompanhar o lançamento do livro co-escrito pela prima Laís Barros Gomes, quatro anos. “Depois que entrou no CMEI, ela embarcou no mundo da leitura, já reconhece letras e cria contos através das imagens que vê”, destacou Vera.

Responsável por sintetizar as aventuras imaginadas por seus alunos, a professora Sandra Vasconcelos, de 40 anos, 22 deles dedicados ao ensino, estava feliz com o resultado obtido. “O livro foi produzido em um mês e é fruto de uma prática do CMEI Paulo Rosas. As histórias e as ilustrações são individuais. Desde o berçário, trabalhamos com a escrita. Eles usaram termos que são usados por escritores profissionais como ‘era uma vez’ e ‘todos viveram felizes para sempre’; foi espontâneo”.

Ao falar da despedida, no próximo dia 28, dos estudantes com quem trabalhou por quatro anos - desde agosto de 2007 -, Sandra enche os olhos d’água e reconhece que ao final desta etapa, eles saem autênticos e com autonomia para serem criativos. “O livro ‘Ah! Eu entrei na roda... na roda das histórias!’ faz parte de um projeto que trabalhamos o ano todo na escola: roda de história, de coco, capoeira e poesia, que acabam estimulando a imaginação. No CMEI, a decoração é toda de composições deles. Eles não pintam só para este momento, pintam sempre”, finaliza a professora.

Cada pai, mãe ou responsável levou para casa uma cópia de “Ah! Eu entrei na roda... na roda das histórias!”, com o autógrafo dos autores. A cerimônia acabou com uma grande festa, muito bolo, cachorro quente e outras guloseimas.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Escola Segura e Escola Legal realizam mutirão de conciliação
- Projeto Canais do Recife é apresentado em palestra a estudantes de escola municipal
- PCR finaliza Ciclo de Palestras do Escola para Pais de 2011
- Secretária de Educação participa da cerimônia de entrega dos certificados do projeto Educação com Energia
- Estudantes de escola municipal assistem a palestra sobre o Projeto Canais do Recife
- Crianças de quatro anos do CMEI Paulo Rosas lançam livro de historinhas
- Bolsa Escola Municipal realiza aula-passeio pelo Rio Capibaribe
- Beneficiários do Bolsa Escola participam da última reunião do ano sobre o programa
- Secretaria de Educação apresenta I Festival Multicultural Bairro Escola
- Seel promove mais uma formação para Promotores da Paz
- Prefeitura leva mães, pais, alunos e professores para ouvir a Cantata Natalina
- Prefeitura do Recife promove encontro para discutir melhorias nos equipamentos de lazer
- Prefeitura abre matrículas para o ano letivo de 2012
- Projeto Rede Jogos na Educação Matemática encerra suas atividades de 2011
- Cantata Natalina é apresentada para famílias beneficiárias do Bolsa Escola
- Projeto "Rede Jogos na Educação Matemática" encerra suas atividades de 2011
- Alunos da Escola Arraial Novo do Bom passam por mais uma etapa do Qualiescola II
- Programa Qualiescola II realiza 1ª Avaliação Diagnóstica
- Programa “Telinha na Escola” exibe curtas produzidos por estudantes
- Estudantes da Rede apresentam vídeos do Telinha na Escola Recife 2011


Enviar    Imprimir