Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA E ALEXANDRE PADILHA INAUGURAM A 20ª POLICLÍNICA DO RECIFE
19:07 Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011

A unidade de saúde terá diversas especialidades médicas e irá beneficiar 120 mil moradores de 18 bairros da capital pernambucana

Por Anne Benevides

O prefeito do Recife, João da Costa, acompanhado da primeira-dama, Marília Bezerra e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou, na tarde desta segunda-feira (19), no bairro de Água Fria, a 20ª policlínica da cidade, a Salomão Kelner. Escolhida como prioridade pela população por meio do Orçamento Participativo (OP), a policlínica beneficiará mais de 120 mil pessoas que residem nos arredores de Campo Grande, Arruda, Fundão, Alto Santa Terezinha, Porto da Madeira, Cajueiro, Linha do Tiro, Ponto da Parada, Encruzilhada, Dois Unidos, Campina do Barreto, Peixinhos, Torreão, Beberibe, Rosarinho, Bomba do Hemetério,Hipódromo e Dois Unidos, somando 18 bairros.

João da Costa ressaltou a importância da participação popular em sua gestão. “A construção desta policlínica é o resultado da interação com o povo, em que a população, através do Orçamento Participativo (OP),pode votar e escolher, conforme a necessidade da comunidade, o que é prioridade para os moradores. Os recifenses irão contar com um atendimento de qualidade e poderão cuidar de doenças crônicas”, acentuou o prefeito.

Construída no antigo pátio da feira livre, a unidade tem 1.500 metros quadrados de área e irá realizar 272 consultas por dia, totalizando seis mil no mês. Além de oferecer atendimento em nutrição, reabilitação física, fisoterapia, fonoaudiologia e enfermagem, a população irá contar com serviço de assistência especializada em cardiologia, clínica geral, psiquiatria, colposcopia, dermatologia, endocrinologia, farmácia, geriatria, otorrinolaringologia, ginecologia e pediatria. A construção da unidade representou um investimento superior a R$ 2,3 milhões por parte da Prefeitura do Recife. Com o Governo Federal foi firmado um convênio para aquisição de equipamentos com valor de R$ 491 mil.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou a diversidade de especialidades médicas reunidas na policlínica. “ Em todo o país, é difícil ver um espaço médico com tantas especialidades, posso dizer que o Recife tem uma das maiores redes da saúde pública no Brasil”, afirmou o ministro. Na Policlínica, os recifenses também terão acesso a exames de raios-x e ultrassonografias, coletas laboratoriais, acolhimento e educação em saúde, salas de nebulização, vacinação, coleta de sangue e citologia oncótica. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Distrito Sanitário II, uma Unidade de Farmácia da Família, a Central de Regulação Distrital e um espaço de Telessaúde funcionarão no local. O secretário municipal, Gustavo Couto, falou da importância da unidade para população. “A nova Policlínica é importante para a história da saúde municipal e representa a conquista de luta da população. Temos uma unidade com boa estrutura e bem equipada, ligada ao Programa de Saúde da Família (PSF)”, comentou.

O nome da Policlínica foi escolhido em homenagem in memonian ao médico argentino Salomão Kelner, um imigrante judeu, que chegou a  Recife em 1918, com dois anos de idade. Kelner defendeu a liberdade, humanidade, compaixão aos doentes, o respeito à diferença de opiniões e a democracia. Gilda Kelner, filha de Salomão, participou da solenidade e agradeceu ao prefeito a homenagem concedida ao seu pai. “Nós da família Kelner estamos gratos por essa significativa lembrança de colocar o nome do meu pai na Policlínica. Ficamos felizes com a escolha”, declarou

José Pereira, representante dos usuários do SUS, agradeceu a construção da unidade de saúde e fez uma homenagem ao prefeito João da Costa entregando uma peça artesanal produzida por moradores do bairro. “A partir de hoje, vidas serão salvas e restauradas com o surgimento desta nova policlínica. O povo do Recife é muito grato à sua gestão.  Esta unidade de saúde é a realização de um sonho”, finalizou.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- João da Costa prestigia confraternizações no Recife
- João da Costa participa de inauguração da 1ª etapa das obras da Hemobrás
- Prefeito João da Costa inaugura Policlínica em Água Fria
- Recife já conta com 24 Academias da Cidade
- Mulheres se confraternizam no Clarice Lispector
- João da Costa recebe Ministro da Saúde
- Políticas para as mulheres são discutidas em audiência na Câmara
- João da Costa e ministro da saúde Alexandre Padilha cumprem agenda pública
- Prefeito prestigia aniversário da Lagoa do Araçá e shows do Viva o Recife Antigo
- Prefeito prestigia confraternização do Hospital Português
- João da Costa anuncia Réveillon do Recife
- João da Costa vistoria obras da Via Mangue
- João da Costa divulga balanço da Gestão Municipal
- João da Costa acompanha obras da Via Mangue
- Secretaria da Mulher realiza oficinas natalinas: Que o Natal esteja presente na vida das mulheres o ano inteiro
- João da Costa é premiado como Prefeito Empreendedor 2011
- Recife comemora manutenção da Secretaria Nacional da Mulher
- João da Costa realiza reunião de secretariado e apresenta balanço da gestão
- João da Costa lança Plano de Apoio ao Desenvolvimento do Esporte
- João da Costa apresenta Plano de Apoio ao Desenvolvimento do Esporte


Enviar    Imprimir