Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESCOLA DA PREFEITURA DO RECIFE É CONSIDERADA MODELO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
18:36 Terça-feira, 20 de Dezembro de 2011

A Cecília Meireles foi a primeira unidade da Rede Municipal a receber o Programa “Ação Saudável, que agora já atua em mais 9 escolas

A escola municipal Cecília Meireles, localizada na Rua Mader Linch, s/n – Macaxeira (Zona Norte do Recife – PE), foi considerada modelo nacional para o Programa “Ação Saudável: Melhoria da Qualidade de Vida das Crianças e suas Comunidades”, parceria da Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e Inmed Brasil (International Medical Services for Health), com apoio da Kraft Foods. Segundo os coordenadores da Inmed, a unidade, primeira a receber o Programa, está aliando com sucesso as práticas da implantação de hortas com as atividades educativas no ambiente escolar, estendendo-as à comunidade, através do envolvimento de alunos e pais com a melhoria dos hábitos alimentares de toda a família.

O Programa tem como objetivo implantar hortas em 30 unidades de ensino da Rede Municipal até o final de 2012. Atualmente 10 plantações estão instaladas na Rede: escolas municipais da Mangabeira (R. do Cinema, 130 – Mangabeira), Pe. Antônio Henrique (R. Viscondessa do Livramento, 290 – Derby), Karla Patrícia (R. Prof. Eduardo Wanderley Filho, 700 – Boa Viagem), Diná de Oliveira (R- São Mateus s/n- Iputinga), Casarão do Barbalho (Estrada do Barbalho, 1595-Iputinga), Novo Pina (R. Eurico Vitrúvio, 236 – Pina), Almirante Soares Dutra (R. Camutanga, 180 – Cabanga), Alto da Guabiraba (R. Pres. Costa e Silva, s/n – Brejo da Guabiraba), Dom Bosco (R. Alvenópolis, 600 – Jardim São Paulo), além da Cecília Meireles.

Coordenadores do “Ação Saudável” dos municípios pernambucanos de Chã de Alegria, Moreno, Vitória de Santo Antonio, Jaboatão dos Guararapes, entre outras cidade do Estado, vão se reunir na Cecília Meireles nesta quarta-feira (21), a partir das 8h, para uma apresentação das experiências da unidade, com o objetivo de socializar as práticas com outras cidades brasileiras e programar as atividades do ano que vem.

O “Projeto Ação Saudável: Melhoria da Qualidade de Vida das Crianças e suas Comunidades”, tem o objetivo de trabalhar ludicamente com os estudantes da Rede Municipal de Ensino a importância de uma alimentação balanceada e nutritiva. Para isso, são reservados espaços nas unidades para o plantio – feito pelos horteiros-mirins junto aos educadores das unidades - de sementes de legumes, verduras, plantas medicinais e outros, que são consumidos pelos alunos na merenda escolar.

A ação do projeto inicia-se com uma avaliação prévia nutricional e dos hábitos alimentares dos estudantes da unidade. Em seguida, os educadores passam por uma formação, que trabalha não só com a questão da alimentação, mas também com a questão ambiental.

Enquanto a equipe da Prefeitura prepara o terreno para a criação da horta e promove palestras nas escolas com nutricionistas e biólogos da Diretoria de Alimentação Escolar (Dial), a Inmed fornece o material educativo como cartazes e folderes que explicam os cuidados e serem tomados pelos “horteiros-mirins”, como lavar as mãos corretamente para evitar verminoses, por exemplo.

Já a Kraft fornece o kit horta, composto por carroça de mão, enxada, enxadeco, ciscador, mangueira, regador, barbantes, estacas de madeira para sustentação, entre outros, além das sementes de alface, cenoura, pepino, cebolinha, coentro, salsa, tomate, pimentão etc. Também são fornecidos esterco, terra de jardim e extrato de húmus.

Matérias Relacionadas
- Undime completa 25 anos e realiza seminário
- João da Costa participa de Confraternização Solidária dos servidores da Educação
- Papai Noel faz a alegria das crianças no prédio da PCR
- Secretária de Educação acompanha alunos e profissionais da Escola Florestan Fernandes em Caminhada pela Paz
- Prefeitura do Recife apóia seminário da Undime-PE
- Secretaria de Educação realiza II Sementec
- Últimos dias de inscrições para concurso de Professor I e ADI
- Alunos da Escola Florestan Fernandes saem às ruas na II Caminhada pela Paz
- Poesia de Natal
- Escola Municipal Mundo Esperança promove Manhã Solidária
- Estudantes do CMEI Paulo Rosas lançam livro infantil
- Escola Segura e Escola Legal realizam mutirão de conciliação
- Projeto Canais do Recife é apresentado em palestra a estudantes de escola municipal
- PCR finaliza Ciclo de Palestras do Escola para Pais de 2011
- Secretária de Educação participa da cerimônia de entrega dos certificados do projeto Educação com Energia
- Estudantes de escola municipal assistem a palestra sobre o Projeto Canais do Recife
- Crianças de quatro anos do CMEI Paulo Rosas lançam livro de historinhas
- Bolsa Escola Municipal realiza aula-passeio pelo Rio Capibaribe
- Beneficiários do Bolsa Escola participam da última reunião do ano sobre o programa
- Secretaria de Educação apresenta I Festival Multicultural Bairro Escola


Enviar    Imprimir