Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

CRESCIMENTO E GERAÇÃO DE EMPREGOS


O Recife tem se mostrado o coração do desenvolvimento de Pernambuco. Isso se comprova quando são enumerados alguns dados reveladores como a criação de 28 mil postos de trabalho nos primeiros 10 meses do ano (segundo estudo do DIEESE), sendo que, em outubro, o Recife foi a capital nordestina com maior número de empregos gerados, 5 mil. Setores como o da Construção Civil não param de crescer (38% entre setembro de 2010 e setembro de 2011) na capital pernambucana, além de serviços e comércio. E, paralelamente, o empreendedorismo individual avança com um crescimento de 92,8% (janeiro a setembro de 2011). Com isso, a média salarial do trabalhador no Recife cresceu 26,8%, neste ano, e o desemprego diminuiu 22,3% - dado melhor que a média da Região Metropolitana, que obteve redução de 17,4%.

Boa parte dos resultados citados se deve a uma série de iniciativas da Prefeitura do Recife para estimular o crescimento da cidade. Entre elas está a maior agilidade no licenciamento de grandes empreendimentos como shoppings, comércios de alta escala, condomínios, entre outros, que alavancam o setor da Construção Civil. No início de dezembro, foi criado o Grupo de Análise de Projetos Especiais que vai diminuir ainda mais esse processo (120 dias).

Para estimular o crescimento, a PCR também tem adotado uma política de incentivo a novos empreendimentos com a redução na cobrança de impostos (ISS) como foi feito no caso da nova sede do Call Center Contax. Além disso, a Administração Municipal tem promovido a capacitação de novos trabalhadores através de programas como o Recife das Oportunidades, que preparou, só em 2011, cerca de oito mil jovens. Aliada à qualificação, a PCR firma parcerias para garantir o acesso dessa nova mão-de-obra ao mercado formal como o convênio com a Fundação CDL, que proporcionou 300 vagas.



Enviar    Imprimir