Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE INICIA MAIS UMA ETAPA DA VIA MANGUE
19:25 Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2011

Na próxima semana, a Prefeitura do Recife dá mais um passo nas intervenções da Via Mangue, com o início das obras nas imediações  da Lagoa do Encanta Moça. A informação foi repassada pelo secretário municipal da Copa do Mundo de 2014, Amir Schvartz, nesta segunda-feira (26), durante a coletiva que marcou a contagem regressiva dos 900 dias para o Mundial da Fifa.

Considerada a maior obra viária dos últimos 30 anos, a Via Mangue representa um investimento de R$ 433,2 milhões e está sendo construída pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, dentro da preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014.

As estruturas ligam o Aeroclube ao Jardim Beira Rio. A obra também prevê a construção de ciclovia. Inicialmente serão iniciados os trabalhos de cravação das estacas, em seguida acontece o levantamento dos pilares e por fim, o lançamento das vigas e lajes. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até setembro de 2013.

Durante a coletiva, Amir Schvartz destacou ainda a realização do Seminário Fifa Fan Fest, que acontecerá nos dias 25 e 26 de janeiro, reunindo as 12 cidades sedes da Copa. “Durante o seminário, vamos tomar conhecimento das considerações da Fifa a respeito dos dois locais sugeridos por nós para a realização do Fan Fest durante o Mundial, que são o Marco Zero e a Praia do Pina, e a partir daí, vamos avaliar os pontos fortes e fracos de cada local para tomar a decisão”, afirmou.

O evento aconteceu na sala de imprensa da Infraero, no Aeroporto dos Guararapes e contou com a participação do secretário estadual da Copa de 2014, Ricardo Leitão e de vários representantes do Governo do Estado e também da Prefeitura. Após a entrevista, Amir Schvartz e Ricardo Leitão visitaram a maquete da Cidade da Copa instalada no saguão do Aeroporto.

Via Mangue - O projeto prevê a construção de faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. A obra engloba ainda duas alças de ligação, a construção de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue) e o alargamento
da Ponte Paulo Guerra.

Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

Além das intervenções viárias, o projeto contempla a construção de três habitacionais, que irão abrigar ao todo 992 famílias que moravam em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O Habitacional 3 e parte do Habitacional 1 já foram entregues e receberam 512 famílias oriundas das comunidades de Xuxa, parte de Deus Nos Acuda e Beira Rio.

Matérias Relacionadas
- João da Costa sanciona lei de expansão do Porto Digital
- Trânsito na Rua Imperial será interditado temporariamente na manhã desta quarta (28)
- Academia da Cidade do Chié traz qualidade de vida para a comunidade
- João da Costa discute projeto para construção de bairro sustentável e novo shopping
- Atletas patrocinados pela PCR participam da 87ª Corrida São Silvestre
- Orquestra Pop Gandelman encerra noite de Natal no Sítio Trindade
- Júnior Chumbago e Família “Serenata” sacode o público no Sítio Trindade
- Orquestra Free Baile faz “prévia carnavalesca” no Sítio Trindade
- CEVAC apresenta talento e lição de vida no Sítio Trindade
- Pastoril Fátima Marinho e Grupo Pipoquinha abrem programação no Sítio Trindade
- Papai Noel recebe crianças e adultos no Sítio Trindade
- Shows no Pátio de São Pedro foram mais uma opção no Natal recifense
- Baile do menino Deus encanta público no Marco Zero
- Prefeitura do Recife convoca nomeados do Concurso de 2007
- Prefeitura reforça fiscalização para evitar ocupação irregular da orla no Réveillon
- João da Costa e presidente do Tacaruna anunciam ampliação de shopping
- Prefeitura do Recife faz festa de Natal descentralizada
- João da Costa apresenta Balanço da Gestão para servidores
- Prefeito João da Costa se reúne com presidente dos shoppings Plaza e Tacaruna
- Prefeito recebe presidente de rede de internacional de churrascarias


Enviar    Imprimir