Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS DA ESCOLA CÓRREGO DA BICA PASSAM UMA NOITE NA BIBLIOTECA
18:21 Terça-feira, 27 de Dezembro de 2011

Durante o Ano Letivo de 2011 eles trabalharam temas sobre a cultura africana, combate ao racismo e autoestima do povo afrodescendente. O resultado será visto na noite de hoje (27) até a manhã desta quarta (28) na biblioteca da unidade

Em 2011, 50 estudantes do 5º Ano da Escola Municipal Córrego da Bica participaram de atividades de leitura focadas em temas sobre a cultura africana, combate ao racismo e autoestima do povo afrodescendente. Girando sempre em torno de atividades de contação de histórias, empréstimo de livros, comentários e socialização de livros lidos, dramatizações, recitais de poesia e exibição de filmes e documentários sobre o continente africano, as atividades chegam, agora, à sua culminância, com uma noite inteira na biblioteca da unidade.

O Projeto “Uma Noite na Biblioteca; Passeando pela nossa ancestralidade” vai exibir seu resultado na noite de hoje (27), a partir das 19h30, até as 09h desta quarta-feira (28). Na entrada os estudantes receberão as camisas e as boas-vindas da escola, por meio de sua dirigente, Anailse Moura. Na abertura da longa noite será cantado o hino da África do Sul e canções brasileiras como “Mama África”, “Zumbi”, “Preto cor preta”, “Cabelo pixaim” e “Ileaê”. Será hora então da despedida dos pais que retornarão no dia seguinte.

Aos cuidados dos educadores da escola, as crianças terão hora certa para todas as atividades que incluirão lanche e ida ao banheiro; exibição do filme “As aventuras de Azur e Asmar”, animação de Michel Ocelot ( 99min.); comentários sobre a película e mais uma ida ao banheiro e água. Fora da biblioteca, eles vão sentar embaixo do baobá para ouvir a história do livro “A semente que veio da África” e depois o cd de “Contos ao redor da fogueira”, de Rogério Andrade Barbosa.

A partir da 0h, divididos em grupos, os estudantes vão escolher contos africanos expostos pelo pátio e dentro de cestas de vime para dramatizá-los. Às 01h50 será a hora da oficina de artes plásticas, quando cada estudante receberá uma cerâmica onde deverá deixar registrado algo que achar mais representativo sobre a África. Apesar de já um pouco tarde, às 02h50, os alunos precisam descansar e cada um irá localizar seu travesseiro com fronhas pintadas durante a aula de arte com a história, a cultura e as pinturas dos povos N’debele da África do Sul. Às 03h em ponto é hora de dormir e a canção de ninar será substituída pelas faixas do cd: “Angola folclore e canções tradicionais”, de Luiz N´Gambi (Eldorado – 1981).

Mas serão só pouco mais de duas horinhas de sono. Às 5h30 é o momento de acordar com música relaxante, fazer alongamento e escovar os dentes. Em seguida tomar um delicioso café da manhã acompanhado de muita música africana e apreciar as fotos dos melhores momentos da agitada noite. Enfim, reencontro com os pais para juntos debaterem a “moral da história”: derrubar as barreiras do preconceito, do desrespeito, da intolerância, valorizando ancestralidade do povo brasileiro, cantando em bom tom a música “Samba dos ancestrais”, de Martinho da Vila.

A Escola Municipal Córrego da Bica fica situada na Rua. Córrego da Bica, s/n – Bairro de Passarinho

Matérias Relacionadas
- PCR assina convênio para aquisição de copiadoras multifuncionais para escolas municipais
- Estudantes recebem Menção Honrosa de Olimpíada de Matemática
- Prefeitura instala impressoras de última geração na Rede Municipal de Ensino
- Estudantes de Escolas Municipais recebem Menções Honrosas da 6ª OBMEP
- Secretaria de Educação faz entrega de brinquedos para crianças atendidas pelo Iasc
- Escola Ambiental realiza a última aula-passeio do ano
- Usuários da Academia da Cidade do Parque 13 de Maio transformam comemoração em ação solidária
- Vice-Prefeito recebe cumprimentos pelo seu aniversário
- Escola Cecília Meireles recebe representantes da Inmed
- Experiências do Programa de Correção de Fluxo Escolar são apresentadas no Paulo Freire
- Crianças da Creche Dornelas Câmara comemoram o Natal
- Escola Ambiental comemora oito anos de atividades
- Grandes nomes do frevo são homenageados na Escola Engenho do Meio
- II Sementec é concluído com destaques para os avanços em tecnologia em 2011
- Escola da Prefeitura do Recife é considerada modelo nacional de Educação Alimentar
- Undime completa 25 anos e realiza seminário
- João da Costa participa de Confraternização Solidária dos servidores da Educação
- Papai Noel faz a alegria das crianças no prédio da PCR
- Secretária de Educação acompanha alunos e profissionais da Escola Florestan Fernandes em Caminhada pela Paz
- Prefeitura do Recife apóia seminário da Undime-PE


Enviar    Imprimir