Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO ESTABELECE INCENTIVO FISCAL PARA INDÚSTRIA CRIATIVA
13:53 Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2011

Além de ampliar a área de atuação do Porto Digital para Santo Amaro, a lei criará incentivo fiscal para o crescimento de setores como cinema, design e jogos digitais

Fomentar o surgimento de novos empreendimentos da indústria criativa. Essa é mais uma intenção da lei sancionada pelo prefeito João da Costa, na manhã desta quarta-feira (28), em evento no 9° andar da Prefeitura. O dispositivo legal determina a redução de tributo para os empresários do segmento da criação (cinema, produção audio-visual, design, fotografia, jogos digitais e multimídia).

Com a expansão do benefício fiscal, que antes se restringia ao serviço de informática, a Prefeitura do Recife estimulará o surgimento de novas empresas do setor de tecnologia e criação. A lei ainda tem por finalidade incentivar o nascimento de empresas jovens, incubadas ou não, com inserção na nova economia, constituindo o Polo da Indústria Criativa. Só neste ano, das 11 empresas instaladas no Porto Digital, a maior parte delas se enquadra no segmento da criação.

“Nós temos o objetivo claro de consolidar o Recife como um polo de serviços modernos, tornando a reindustrialização uma realidade. E precisamos ter uma incorporação de serviços com grande processo de tecnologia para manter a cidade no centro disso. Essa é uma oportunidade histórica e temos que aproveitá-la, gerando inclusão social, mobilidade e acessibilidade com uma política de sustentabilidade para o Recife. Por isso, a nossa gestão está investindo em educação de qualidade e promovendo estudos de cadeias de inovação tecnológica”, ressaltou o prefeito.

O benefício fiscal se encontra na redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de 5% para 2%, para a indústria criativa relacionada ao serviço de informática, produção e pós-produção cinematográfica, vídeos, programas de televisão, gravação de som, edição de música, design fotografia, jogos digitais e multimídia. A nova regra ainda ampliará a área de benefício do incentivo fiscal, que se restringia ao território onde funciona hoje o Porto Digital, no Recife Antigo, para o quadrilátero de Santo Amaro.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, também falou sobre a importância da consolidação do Recife como um polo de serviços. “Consolidar esse ambiente é um anseio dos empreendedores em tecnologia da informação de Pernambuco. Queremos preparar o Recife para, em 2013, não receber apenas a Copa das Confederações, mas também o Encontro Internacional de Parques Tecnológicos. Com isso, estamos pondo em prática o nosso projeto de governo que é conceder incentivos fiscais para aqueles setores que desenvolvem a economia e geram empregos na cidade”, concluiu.

Matérias Relacionadas
- Prefeito sanciona lei para expansão do Porto Digital
- Prefeito prestigia lançamento do livro de João Alberto
- Prefeito do Recife e iniciativa privada anunciam empreendimento imobiliário inovador para a zona oeste
- João da Costa se reúne com secretário estudal de Meio Ambiente
- João da Costa sanciona lei de expansão do Porto Digital
- Trânsito na Rua Imperial será interditado temporariamente na manhã desta quarta (28)
- Academia da Cidade do Chié traz qualidade de vida para a comunidade
- João da Costa discute projeto para construção de bairro sustentável e novo shopping
- Prefeitura do Recife inicia mais uma etapa da Via Mangue
- Atletas patrocinados pela PCR participam da 87ª Corrida São Silvestre
- Orquestra Pop Gandelman encerra noite de Natal no Sítio Trindade
- Júnior Chumbago e Família “Serenata” sacode o público no Sítio Trindade
- Orquestra Free Baile faz “prévia carnavalesca” no Sítio Trindade
- CEVAC apresenta talento e lição de vida no Sítio Trindade
- Pastoril Fátima Marinho e Grupo Pipoquinha abrem programação no Sítio Trindade
- Papai Noel recebe crianças e adultos no Sítio Trindade
- Shows no Pátio de São Pedro foram mais uma opção no Natal recifense
- Baile do menino Deus encanta público no Marco Zero
- Prefeitura do Recife convoca nomeados do Concurso de 2007
- Prefeitura reforça fiscalização para evitar ocupação irregular da orla no Réveillon


Enviar    Imprimir