Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

PARQUE DA TAMARINEIRA ENTRA NO ORÇAMENTO DA UNIÃO 2012
10:29 Terça-feira, 3 de Janeiro de 2012

A licitação das obras de construção do novo parque da Zona Norte deve ser lançada no primeiro semestre do próximo ano

Uma grande notícia para os recifenses, em especial, os moradores da Zona Norte. O Congresso Nacional aprovou o Orçamento da União para o próximo ano e incluiu a destinação de recursos para a construção do Parque da Tamarineira na soma de investimentos repassados aos municípios. O valor do repasse para o empreendimento deve ficar em torno de R$ 30 milhões, o que praticamente garante a implantação de uma área de lazer com mais de nove hectares, num dos pontos mais valorizados da cidade, a Tamarineira.

Dentre várias idéias propostas para o novo espaço de lazer, a Prefeitura do Recife optou pela realização de um concurso público para a concepção arquitetônica do parque. O certame foi vencido pela LF Empreendimentos e Projetos Arquitetônicos LTDA, que irá tocar o projeto. Nele, está prevista a utilização do edifício principal para abrigar um museu e um centro de convivência. Outras ações propostas são a de revitalização do canal do Jacarezinho e a criação de labirintos de jardins – uma alusão à história do lugar como um centro de tratamento de transtornos mentais.

O projeto executivo das obras deve ficar pronto até o final de março de 2012. Já a licitação para o início da construção do parque será lançada até junho.

Histórico - O Parque da Tamarineira foi desapropriado pelo prefeito João da Costa em 2010. A decisão foi tomada após ouvir representantes dos diversos setores da sociedade envolvidos com a questão sobre o destino da área. Também foi levado em conta o resultado de uma enquete realizada no portal da PCR, que registrou a opinião de quase 12 mil internautas.

Hoje, o espaço é um Imóvel de Preservação de Área Verde (Ipav), tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 28 de abril de 1993, inserido na Área de Reestruturação Urbanística (ARU) e integra o Setor de Sustentabilidade Ambiental (SSA-2) no novo Plano Diretor do Recife. Atualmente, funcionam no local, o Hospital Ulysses Pernambucano, o Hospital Municipal Pediátrico Helena Moura e o Centro Municipal de Tratamento e Prevenção de Álcool (CPTRA).

Matérias Relacionadas
- Festa de Réveillon no polo do Morro da Conceição é encerrada com muito samba
- João da Costa comemora virada do ano em Boa Viagem
- Prefeito entrega 25ª Academia da Cidade e Praça da Várzea Revitalizada
- Prefeitura tem expediente até meio-dia nesta sexta
- Milton Bottler apresenta balanço de 2011 do Instituto Pelópidas Silveira
- Reveillon do Recife começa com esquente em Boa Viagem
- João da Costa entrega nova Academia da Cidade e Praça da Várzea revitalizada
- PCR reforça atendimento à imprensa e cobertura do Réveillon 2011
- Ibura e Morro da Conceição terão grande festa na virada do ano
- Prefeito prestigia posse de diretoria do Náutico
- Combate ao trabalho infantil
- Combate à violência contra a Mulher
- Fiscalização da orla
- Trânsito
- Saúde
- Limpeza
- Prefeitura monta megaestrutura de serviços para Réveillon 2011
- Serviços
- Infraestrutura
- Prefeito sanciona lei para expansão do Porto Digital


Enviar    Imprimir