Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

ARTESÃOS LIGADOS AO PRODARTE E AO ASSOCIATIVISMO EXPÕEM NA FENAHALL
00:00 Segunda-feira, 9 de Janeiro de 2012

Evento reúne artigos produzidos em diversos locais do Brasil e do mundo

Artesãos individuais, cooperativas e associações, apoiados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (SCTDE), estão expondo todo o talento e criatividade da arte local na Feira Nacional do Artesanato do Chevrolet Hall – Fenahall. O evento, que reúne grande diversidade de artigos produzidos em diversos locais do Brasil e de mais de dez países do mundo, teve início na tarde desta sexta-feira (06) e seguirá até o dia 15. O horário de visitação, de segunda a sexta-feira, é das 16h às 22h, sábados e domingos, das 14h às 22h.

O estande adquirido pela Prefeitura do Recife está composto por diversos tipos de artigos. Para atender a um maior número de pessoas, foram montadas duas equipes que irão atuar durante os cinco dias da Fenahall. O grupo de atendimento é formado por mais de 20 profissionais que ajudarão os artesãos e participarão do evento a partir desta terça-feira (10). Entre os produtos apresentados no estande da PCR estão variados artigos em MDF (produto em fibra de madeira ecologicamente correto). Também estão à mostra caixas de tamanhos variados, porta-controle remoto, porta-chaves, entre outros produtos, luminárias em PVC e até licores finos.

Além dos artesãos que atuam individualmente, participam da Feira seis grupos apoiados pelo Programa de Associativismo da Secretaria. Como os participantes estarão expondo em rodízio, os primeiros cinco dias ficarão com os grupos do Bombando Arte, que trabalha com bordado com pedrarias em sandálias, blusas; Mãos que Transformam, nécessaire, carteiras e porta-níquel em tecido; e Lar Fabiano de Cristo, artigos em MDF. O diretor de Economia Popular e Solidária, João Monteiro, falou sobre um dos objetivos da Secretaria: “fomentar o artesanato no Recife gerando renda para as famílias e abrindo espaço para comercialização da produção dos artesãos cadastrados no Prodarte e na Gerência de Economia Popular Solidária, buscando cada vez mais capacitá-los”.

A gerente do Prodarte Fátima Nery acrescentou que durante a feira está sendo realizado o estímulo à economia solidária, buscando a união da equipe e a troca de experiências entre os participantes. “Ações como essas são importantes porque a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico vem participando das feiras de artesanato com artesãos cada vez mais qualificados. O resultado da participação é sempre positivo, pois, para os artesãos do Prodarte, a arte é um emprego”, comentou a gerente.
 
A economia solidária é movimento que busca contrapor os princípios de produção, comercialização e distribuição de riquezas inerentes ao capitalismo, buscando novas relações (sociais, econômicas e ambientais) contrárias à alienação em relação ao processo do trabalho como um todo; às desigualdades sociais (poder e riqueza na mão de uma minoria); e aos desequilíbrios ecológicos.
 
A Fenahall conta com 220 estandes de produtos nacionais e internacionais, praça de alimentação com uma culinária diversificada além de um espaço de recreação para as crianças e apresentações musicais.

Matérias Relacionadas
- Artesãos ligados à Prefeitura do Recife participam da Fenahall 2012
- Artesãos do Prodarte celebram as conquistas obtidas em 2011
- Secretário de Desenvolvimento Econômico firma parceria com o Fórum de Economia Solidária
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de reunião sobre cadeias produtivas com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
- Prefeitura do Recife assina contrato de cessão com o Fórum de Economia Solidária
- Prefeitura do Recife realiza seleção de artesãos para Fenahall 2012
- Banco do Povo Volante estará amanhã (14) e quinta (15) no bairro de Afogados
- Representantes da UFPE e do SEBRAE visitam comunidade do Pilar
- José Bertotti participa da entrega do 4º Prêmio Porto Digital de Jornalismo
- Número de Empreendedores Individuais dobrou no Recife
- Livro sobre Jorge Marcgrave é lançado no Recife
- João da Costa apresenta números do crescimento de trabalho e emprego no Recife
- Banco do Povo Volante chega ao Alto Santa Terezinha
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa da abertura do XIII Simpósio ObservaNordeste
- José Bertotti participa do 2º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria
- Secretário de Desenvolvimento Econômico realiza apresentação em congresso ligado às micro e pequenas empresas
- Secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife participa da abertura do 2º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria
- Secretário José Bertotti prestigia abertura de congressos ligados às micro e pequenas empresas
- Secretário de Ciência e Tecnologia recebe representantes da Alemanha
- Secretário de Ciência e Tecnologia apresenta experiências do Recife em São Paulo


Enviar    Imprimir