Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

OBSERVATÓRIO APONTA CRESCIMENTO DO EMPREGO E DO EMPREENDEDORISMO INDIVIDUAL NO RECIFE
10:51 Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2012

O balanço de novembro do Observatório do Trabalho do Recife contabilizou mais de seis mil empregos gerados
 
O último balanço do Observatório do Trabalho do Recife (novembro) reafirma uma tendência de crescimento do emprego e do Programa do Empreendedor Individual (EI) na capital pernambucana. O número de empreendedores cresceu mais que o dobro no Recife em relação ao ano anterior. Além disso, foram gerados mais de seis mil empregos, o melhor saldo de novembro desde 1996. O relatório é fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
 
Segundo o estudo, no final de 2010, estavam cadastrados 8.239 empreendedores individuais no município. No final de novembro de 2011, o número de optantes no programa federal era de 17.607, o que representa um forte incremento de 113,7% no período de menos de um ano.
 
O outro ponto de destaque do balanço mensal é referente à geração de empregos. O relatório aponta que o nível de ocupação cresceu 3,5% em novembro de 2011, comparado a igual período de 2010, com o saldo de 6.176 vagas no mercado formal. Esse avanço garantiu ao Recife 1ª colocação entre as capitais nordestinas e a 3ª posição em nível nacional na geração de oportunidades de trabalho. Esse resultado positivo é o melhor observado para o mês de novembro desde 1996 e é 16,3% maior do que o mesmo período do ano anterior. Por fim, esse saldo é resultado da combinação da geração de 20.575 novas vagas em contrapartida a eliminação de 14.399 postos de trabalho.
 
O Relatório Mensal, com informações referentes ao mês de novembro de 2011, faz uma síntese do comportamento do mercado de trabalho formal do Recife. O documento é composto por um conteúdo mais aprofundado do mercado de trabalho formal da cidade.

Estudo - O Observatório do Trabalho tem o objetivo de produzir e acompanhar indicadores sobre o mundo do trabalho, capazes de subsidiar a construção de políticas públicas de emprego, trabalho e renda.  A pesquisa faz uma análise das atividades econômicas do município, através do estudo dos estabelecimentos em funcionamento e das inscrições no Programa do Empreendedor Individual (EI). Depois, apresenta o quadro geral do emprego e desemprego municipal. As informações do saldo de postos de trabalho formais por localidades selecionadas, massa salarial e salário médio de admissão, subsetor de atividade econômica, tipo de admissão e desligamentos, tempo de permanência no emprego, sexo, faixa etária, escolaridade e tipos de ocupação.

As fontes de dados utilizadas para a elaboração do relatório foram provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); da Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego (PED), pesquisa domiciliar para a Região Metropolitana do Recife realizada pelo Convênio AGÊNCIA CONDEPE/FIDEM, STQE, FSEADE-SP, DIEESE e MTE/FAT; e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, referente ao número de optantes do Programa do Empreendedor Individual (EI).

Matérias Relacionadas
- Segundo grupo de artesãos do Prodarte inicia exposição na FenaHall
- Artesãos ligados ao Prodarte e ao associativismo expõem na Fenahall
- Artesãos ligados à Prefeitura do Recife participam da Fenahall 2012
- Artesãos do Prodarte celebram as conquistas obtidas em 2011
- Secretário de Desenvolvimento Econômico firma parceria com o Fórum de Economia Solidária
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de reunião sobre cadeias produtivas com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
- Prefeitura do Recife assina contrato de cessão com o Fórum de Economia Solidária
- Prefeitura do Recife realiza seleção de artesãos para Fenahall 2012
- Banco do Povo Volante estará amanhã (14) e quinta (15) no bairro de Afogados
- Representantes da UFPE e do SEBRAE visitam comunidade do Pilar
- José Bertotti participa da entrega do 4º Prêmio Porto Digital de Jornalismo
- Número de Empreendedores Individuais dobrou no Recife
- Livro sobre Jorge Marcgrave é lançado no Recife
- João da Costa apresenta números do crescimento de trabalho e emprego no Recife
- Banco do Povo Volante chega ao Alto Santa Terezinha
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa da abertura do XIII Simpósio ObservaNordeste
- José Bertotti participa do 2º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria
- Secretário de Desenvolvimento Econômico realiza apresentação em congresso ligado às micro e pequenas empresas
- Secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife participa da abertura do 2º Seminário Estadual da Biotecnologia e Bioindústria
- Secretário José Bertotti prestigia abertura de congressos ligados às micro e pequenas empresas


Enviar    Imprimir