Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREPARA ESCOLAS MUNICIPAIS PARA VOLTA ÀS AULAS
19:40 Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2012

As 307 unidades da Rede Municipal de Ensino estão recebendo copiadoras multifuncionais, móveis, materiais pedagógicos e de escritório, além de manutenção

Por Suzan Vitorino

A Prefeitura do Recife está preparando as suas unidades educacionais para o início do Ano Letivo da Rede Municipal, em fevereiro. Além da requalificação do parque escolar, que vem sendo realizada desde junho de 2011, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), está organizando a distribuição de kits escolares de alunos e professores e a troca de bancas e carteiras para as salas de aula.

Serviços de pintura e dedetização também estão em andamento nas 307 unidades de ensino da Rede – escolas regulares, creches, cursos profissionalizantes e CMEIs. Também estão na programação preparatória de janeiro, a distribuição e instalação das novas copiadoras multifuncionais.

Móveis de uso escolar, como carteiras e bancas serão substituídos. O material antigo será trocado por cerca de 18 mil carteiras, 13 mil bancas 1,8 mil conjuntos do professor, compostos por birô e cadeira, que seguem as especificações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Seel vai iniciar, na segunda quinzena de janeiro, a distribuição e instalação das 286 copiadoras multifuncionais, cujo contrato foi assinado pela secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, em dezembro de 2011.

“Iniciar o Ano Letivo com todo o aparato necessário é fundamental para que unidades educacionais cumpram da melhor forma a sua função de formar, educar. Quando damos as condições necessárias para o funcionamento da unidade os gestores dão um retorno muito mais positivo e a qualidade do ensino melhora ainda mais”, reflete a secretária de Educação.

As unidades estão recebendo os materiais de escritório, a exemplo de papel A4, cartolina e canetas. “Até o dia 17 de janeiro, todas as unidades educacionais terão em mãos material de expediente suficiente para funcionar até março de 2012, já que a cada três meses elas recebem esse material”, reforça Ivaneide.

A preparação ainda tem promovido a revisão de extintores de incêndio. Segundo a diretora financeira da Seel, Ivaneide Dantas, todas as unidades educacionais são contempladas. “Vamos recarregar os equipamentos existentes ou munir as escolas com novos extintores, de acordo com a sua necessidade”, afirma.

No item manutenção dos espaços educacionais, a dedetização, que abrange a desratização, desinsetização e descorpionização, está sendo realizada por técnicos da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde desde o começo de janeiro e segue até o fim deste mês. Pintura de paredes, muros e outros locais também está sendo feita para receber os alunos e professores.

Oitenta e quatro mil brinquedos de uso pedagógico como dominós, damas, quebra-cabeças e outros jogos serão entregues às escolas regulares para serem utilizados pelos alunos de 0 a 15 anos. O estudante poderá levar os brinquedos para interagir com seus amigos em casa.

De acordo com a diretora Financeira da Seel, o planejamento do ano letivo vem sendo feito desde junho de 2011. “O objetivo é que as unidades escolares tenham estabilidade, para terem plenas condições de funcionamento em 2012. Para isso, há seis meses estamos executando as licitações para prover as unidades de insumos e equipamentos necessários ao seu funcionamento”, afirma.

Matérias Relacionadas
- Concurso para Professor I e ADI é neste domingo
- Concurso para professor municipal do Recife já tem 24 mil inscritos
- Secretaria de Educação inicia 2012 com formação para professores
- Servidores de escolas profissionalizantes fazem festa de confraternização
- Estudantes da Escola Córrego da Bica passam mais uma “Noite na Biblioteca”
- Alunos da Escola Córrego da Bica passam uma noite na biblioteca
- PCR assina convênio para aquisição de copiadoras multifuncionais para escolas municipais
- Estudantes recebem Menção Honrosa de Olimpíada de Matemática
- Prefeitura instala impressoras de última geração na Rede Municipal de Ensino
- Estudantes de Escolas Municipais recebem Menções Honrosas da 6ª OBMEP
- Secretaria de Educação faz entrega de brinquedos para crianças atendidas pelo Iasc
- Escola Ambiental realiza a última aula-passeio do ano
- Usuários da Academia da Cidade do Parque 13 de Maio transformam comemoração em ação solidária
- Vice-Prefeito recebe cumprimentos pelo seu aniversário
- Escola Cecília Meireles recebe representantes da Inmed
- Experiências do Programa de Correção de Fluxo Escolar são apresentadas no Paulo Freire
- Crianças da Creche Dornelas Câmara comemoram o Natal
- Escola Ambiental comemora oito anos de atividades
- Grandes nomes do frevo são homenageados na Escola Engenho do Meio
- II Sementec é concluído com destaques para os avanços em tecnologia em 2011


Enviar    Imprimir