Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA APRESENTA CENOGRAFIA DO CARNAVAL 2012
00:00 Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2012

Obras do artista homenageado Zé Cláudio ganham grandes proporções na cenografia da folia no Recife

A arte colorida que retrata o cotidiano e a cultura presente nas obras de Zé Cláudio, artista plástico homenageado do Carnaval Multicultural do Recife 2012, ganhará as ruas da cidade durante os dias de folia. Os detalhes da decoração do Carnaval foram apresentados à imprensa pelo prefeito João da Costa, na manhã desta quinta-feira (12), na sala de reunião do seu gabinete. Na ocasião, a Prefeitura do Recife mostrou o projeto da cenografia que transformará a capital pernambucana numa verdadeira galeria de arte a céu aberto.

A novidade é que, pela primeira vez, a decoração carnavalesca contará com obras criadas pelo próprio artista homenageado. “A obra de Zé Cláudio tem tudo a ver com o povo do Recife e o Carnaval será uma porta aberta para que a população tenha acesso à obra deste grande artista. Todos os anos a gente procura incitar a curiosidade das pessoas para conhecer o trabalho do homenageado”, ressaltou o prefeito João da Costa.

Em 2012, a cenografia apresenta uma dinâmica diferente dos anos anteriores, quando a artista Joana Lira desenvolvia ilustrações inspiradas na obra do artista homenageado pela Prefeitura. Este ano, além de utilizar obras do acervo do homenageado, a cenografia ganhou cerca de 40 pinturas inéditas, criadas especialmente por Zé Cláudio para embelezar o Carnaval 2012.“A gente fechou um ciclo com a artista Joana Lira, que criou a cara do nosso Carnaval por dez anos, interpretando a obra do homenageado a cada ano. Agora, vamos apresentar a obra do próprio artista. Esse é um passo que a gente dá adiante. Estou muito feliz com esta solução encontrada”, explicou o prefeito. O artista Zé Cláudio esteve presente na coletiva de imprensa e falou da satisfação em ver sua obra exposta por toda a cidade. “Eu estou muito feliz pelo prefeito por ter me jogado na rua, de onde vim. É realmente uma alegria muito grande”, afirmou sorridente.

Para compor os pórticos, totens e elementos cenográficos instalados nos diversos polos do Carnaval, os designers Isabela Faria e Lucídio Leão realizaram intervenções e colagens unindo desenhos de várias obras de Zé Cláudio. Já o galo gigante, instalado tradicionalmente próximo à Ponte Duarte Coelho, neste ano será todo dourado com rabo colorido e vestido com colete de estampa de caju. A alegoria terá 27m e será confeccionada pelo artista Sávio Araújo.

As pontes do Recife ganharão elementos alegóricos de personagens do Carnaval como mulher coquista, caboclinho, La Ursa, caboclo de lança do maracatu rural, boi, passistas de frevo e porta-bandeira, entre outros. Nas avenidas Rio Branco e Marquês de Olinda, pórticos com 8,50m de altura dão as boas-vindas aos que chegam ao Bairro do Recife. Outras vias de acesso aos polos da área histórica serão decoradas com nove bonecos gigantes, de 7,50m de altura cada. As alegorias foram compostas por colagens de elementos de várias obras de Zé Cláudio, unindo personagens do Carnaval a frutas e pássaros.

A cenografia também possui referências ao outro homenageado do Carnaval 2012, o músico Alceu Valença. Para isso, Zé Cláudio criou desenhos das mulheres cantadas por Alceu como a Morena Tropicana, a mulher Diabo Louro e a Belle de Jour, que serão acompanhadas de passarinhos e frutas como caju e manga. As peças serão instaladas na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo.

No Pólo de Todos os Frevos, instalado na Avenida Guararapes, fitas coloridas e douradas formam um grande páleo de maracatu. Um rosto de Alceu Valença pintado especialmente por Zé Cláudio será colocado em cima do páleo, decorando a área da apoteose do Galo da Madrugada.

No Marco Zero, onde fica instalado o Polo Multicultural, o principal do Carnaval, será decorado com um dragão gigante nas cores vermelho e amarelo, com 9m de altura e 40m de extensão. Já no acesso pela Avenida Rio Branco haverá uma grande máscara de La Ursa, de 7m.

O Polo Mangue ganhará videomapeamento na fachada do Paço Alfândega com projeções de imagens em terceira dimensão destacando elementos da arquitetura e promovendo a interação com o público. O local ainda receberá uma grande cabeça de La Ursa que servirá de tenda eletrônica.

No Polo Afro, instalado no Pátio do Terço, a decoração contará com pinturas dos orixás Iemanjá e Oxossi, da espada de Ogum, do tridente de Exu e da gamela de Xangô. Nos demais polos, também existirão elementos da cenografia carnavalesca.

A cenografia do Carnaval Multicultural 2012 é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura. O projeto cenográfico é assinado pelo escritório Carlos Augusto Lira Arquitetos.

Estiveram presentes na coletiva o arquiteto Carlos Augusto Lira e toda sua equipe, os secretários municipais Renato L (cultura), Ceça Britto (imprensa), Eric Carrazzone (comunicação), Henrique Leite (articulação política), Eveline Labanca (gestão e planejamento); o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente; a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix; o coordenador do Carnaval, André Brasileiro; o assessor executivo de Turismo Carlos Braga; e o vereador Aerton Luna.

Matérias Relacionadas
- João da Costa participa da Abertura do Recife Verão Total
- João da Costa apresenta decoração do Carnaval Multicultural 2012
- Bloco Nem Com Uma Flor prepara seu Carnaval
- Milton Coelho prestigia afiliação da TV Clube à Rede Record
- Prefeitura do Recife começa em fevereiro a construção de nova ponte para Zona Norte
- Conselho da Mulher realiza primeira reunião do ano
- Prefeito em exercício participa de entrega de viaturas policiais
- Prefeitura inicia treinamento dos novos guardas municipais
- Gelo contaminado pode ser um problema no verão
- Moradores do Recife recebem carnês do IPTU 2012
- Prefeitura do Recife discutirá transparência na gestão pública
- Iluminação moderna realça charme do Recife Antigo
- Parque da Tamarineira entra no orçamento da União 2012
- Festa de Réveillon no polo do Morro da Conceição é encerrada com muito samba
- João da Costa comemora virada do ano em Boa Viagem
- Prefeito entrega 25ª Academia da Cidade e Praça da Várzea Revitalizada
- Prefeitura tem expediente até meio-dia nesta sexta
- Milton Bottler apresenta balanço de 2011 do Instituto Pelópidas Silveira
- Reveillon do Recife começa com esquente em Boa Viagem
- João da Costa entrega nova Academia da Cidade e Praça da Várzea revitalizada


Enviar    Imprimir