Atalhos de navegação:

    Educação, Esporte e Lazer     Prefeitura do Recife abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITURA DO RECIFE ABRE 12 MIL VAGAS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES
00:00 Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2012

Carlos Oliveira
Inscrições serão nos próximos dias 16 e 17
Inscrições serão nos próximos dias 16 e 17

ARQUIVOS
Cursos .

São 48 cursos, divididos em 11 áreas, entre elas construção civil, idiomas e turismo. As inscrições estarão abertas nos dias 16 e 17 de janeiro

Por Marcos da Silva

Nos próximos dias 16 e 17 (segunda e feira-feira), a Prefeitura do Recife abre as inscrições para 12 mil vagas em 48 cursos profissionalizantes. São qualificações nas áreas de artes; idiomas; higiene e beleza; industrial; alimentação; construção civil; turismo; vestuário; artesanato; escritório; educação e saúde, distribuídas em 16 escolas profissionalizantes da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Município (Seel).

De olho nas oportunidades que surgirão em decorrência do crescimento da economia no Estado e no País, da construção civil e também na realização de grandes eventos como as copas das Confederações (2013); do Mundo (2014) e as Olimpíadas, em 2016, parcerias estão sendo feitas com setores estratégicos.

A novidade deste ano é que, além do Centro Cristiano Donato, na Boa Vista, que tem formação em vários idiomas, como Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano e Francês, outras cinco escolas profissionalizantes oferecerão à população os cursos de língua estrangeira, especificamente Inglês e Espanhol. São elas: Aderbal Jurema, em Casa Amarela; Areias, no bairro de mesmo nome; Maria Sampaio Lucena, no Ibura; São José, em Santo Amaro e Zuleide Gomes Monteiro, em Beberibe.

“Os garçons, garçonetes, doceiras, pasteleiros, culinaristas e recepcionistas já qualificados pela PCR, já estão começando a ser contratados por restaurantes e rede hoteleira. Já os alunos do curso de cuidador de idosos realizam a prática curricular no Hospital da Marinha, em Santo Amaro. Por ano a Prefeitura forma cerca de 18 mil cidadãos aptos para o mercado de trabalho”, exemplifica Antônio Tadeu Oliveira, gerente de Educação Profissionalizante da Seel.

De acordo com Antônio Tadeu, a Seel está trabalhando em ação conjunta com as secretarias de Habitação, Saúde, Assistência Social/Iasc, Especial da Mulher, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, entre outras.  “Estamos oferecendo, por exemplo, 53 vagas direcionadas aos moradores do Conjunto Habitacional São Miguel, em Afogados. Ao todo serão 53 vagas: 15 para a área de alimentação, 3 para escritório, 9 para artesanato, 7 para educação e saúde, 2 para vestiário, 7 para higiene e beleza, 3 para idiomas, 5 para industrial, 1 para construção civil e 1 para turismo”, detalha.

Os cursos profissionalizantes da Prefeitura do Recife são direcionados,  prioritariamente, a estudantes das escolas públicas municipais de Ensino Fundamental, Projovem, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Brasil Alfabetizado e pais beneficiários dos programas Bolsa Escola e Bolsa Família; pessoas encaminhadas pelos programas municipais do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc); Centro de Apoio Psicossocial (Caps); mulheres inseridas nos programas sociais da Secretaria Especial da Mulher; oficineiros da Escola Aberta; beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do Recife; Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) e moradores das comunidades vizinhas às escolas.

Entretanto qualquer pessoa acima de 14 anos pode concorrer a uma vaga, lembrando que caso haja mais candidatos do que vagas será feito um sorteio público na sexta-feira (20 de janeiro).  

Calendário - Os interessados em acrescentar um conhecimento em seus currículos devem ficar atentos ao calendário divulgado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. Para a inscrição, na segunda (16) e terça-feira (17), o candidato deve apresentar nas unidades da Rede de Educação Profissionalizante, nos horários de funcionamento dos estabelecimentos, os originais do comprovante de residência; declaração de escolaridade; identidade; CPF e se houver, encaminhamento dos programas sociais da Prefeitura do Recife.

A divulgação da lista com os nomes dos alunos selecionados sairá na terça (24). A efetivação da matrícula deverá ser realizada na quarta (25), quinta (26) ou sexta-feira (27), no horário de funcionamento dos estabelecimentos, impreterivelmente. Na ocasião da matrícula, os seguintes documentos devem ser anexados: cópias do comprovante de residência, identidade e CPF; uma foto tamanho 3 x 4; declaração de escolaridade. As aulas começam na segunda-feira, 06 de fevereiro.

A idade mínima para inscrição nos cursos profissionalizantes da Prefeitura do Recife é de 14 anos para as áreas de artesanato, artes e idiomas; 16 anos para o segmento alimentação, higiene e beleza (Tranças e Penteados, Cabeleireiro, Manicure, Maquiagem e Penteado) e vestuário; 17 anos para o segmento de escritório e      18 anos para as áreas de educação e saúde (Recepcionista na Área de Saúde e Cuidador de Idosos); higiene e beleza (Estética Facial e Estética Corporal); industrial, construção civil, alimentação (Garçom e Garçonete) e turismo (Recepcionista na Área de Turismo).

Exceções – As vagas para os cursos do Centro Cristiano Donato são reservadas aos cidadãos cadastrados no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. Já as oportunidades da Associação Pestalozzi do Recife, anexa à Escola Municipal Casarão do Barbalho, na Iputinga, estão destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência intelectual.

Saiba mais sobre as escolas profissionalizantes

Serviço:

Calendário dos cursos profissionalizantes no Recife
Inscrições: segunda (16) e terça-feira (17)
Sorteio público: sexta-feira (20)
Divulgação do resultado: terça (24)

Mais informações:
Gerência de Educação Profissionalizante - 3355.5969/ 3355.5970/ 3355.5971

Matérias Relacionadas
- Escolas
- Secretaria de Educação prepara escolas municipais para volta às aulas
- Concurso para Professor I e ADI é neste domingo
- Concurso para professor municipal do Recife já tem 24 mil inscritos
- Secretaria de Educação inicia 2012 com formação para professores
- Servidores de escolas profissionalizantes fazem festa de confraternização
- Estudantes da Escola Córrego da Bica passam mais uma “Noite na Biblioteca”
- Alunos da Escola Córrego da Bica passam uma noite na biblioteca
- PCR assina convênio para aquisição de copiadoras multifuncionais para escolas municipais
- Estudantes recebem Menção Honrosa de Olimpíada de Matemática
- Prefeitura instala impressoras de última geração na Rede Municipal de Ensino
- Estudantes de Escolas Municipais recebem Menções Honrosas da 6ª OBMEP
- Secretaria de Educação faz entrega de brinquedos para crianças atendidas pelo Iasc
- Escola Ambiental realiza a última aula-passeio do ano
- Usuários da Academia da Cidade do Parque 13 de Maio transformam comemoração em ação solidária
- Vice-Prefeito recebe cumprimentos pelo seu aniversário
- Escola Cecília Meireles recebe representantes da Inmed
- Experiências do Programa de Correção de Fluxo Escolar são apresentadas no Paulo Freire
- Crianças da Creche Dornelas Câmara comemoram o Natal
- Escola Ambiental comemora oito anos de atividades


Enviar    Imprimir