Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

FÉRIAS: DESCANSO PARA OS PAIS, ATIVIDADES PARA OS ESTUDANTES
09:41 Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2012


O “Escola de Verão” promete dar outro significado ao sentido das férias, com muita diversão e aprendizagem, utilizando o próprio ambiente escolar como cenário

Férias lembram descanso... para os pais, pois a energia inesgotável de crianças e adolescentes parece não ter lugar para repouso. Foi pensando na “inquietude” dos jovens, que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, concebeu o Projeto “Escola de Verão”, que oferecerá uma programação recheada de atividades pedagógico-lúdicas a estudantes de 58 escolas municipais, começando nesta segunda-feira (16) e indo até 28 de janeiro, incluindo os sábados e domingos.

O “Escola de Verão” é promovido pelo Programa Bairro Escola com o objetivo de proporcionar aos estudantes atividades temáticas de esporte e lazer, cultura e artes, mídias e comunicação, meio ambiente e direitos humanos, e letramento e matemática. A ação envolverá crianças, adolescentes e jovens alunos da Rede Municipal das seis RPA’s (Regiões Político-Administrativas) da Cidade em conjunto com a comunidade. O “Escola de Verão” promete dar outro significado ao sentido das férias com muita diversão e aprendizagem, utilizando o próprio ambiente escolar como cenário.

As atividades que terão o tema “Trilhas Pedagógicas na Construção do Conhecimento: um passeio nas descobertas dos saberes da comunidade e nos saberes escolares” serão desenvolvidas pelos programas Mais Educação e Escola Aberta – ambos do Bairro Escola. No total, 354 monitores e 600 professores vão receber cerca de seis mil estudantes neste programa que tem o intuito de potencializar o processo de aprendizagem dos alunos, garantindo, mesmo no período de férias, espaços com atividades diversificadas.

O “Escola de Verão” ocorrerá durante a semana e nos finais de semana, nos horários da manhã e tarde. Os participantes receberão material pedagógico e merenda. Os monitores e professores realizaram, nos dias 12 e 13 de janeiro, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, o planejamento para o Projeto. O “Escola de Verão” vai trabalhar os componentes curriculares de forma lúdica, tornando a aula mais atrativa para os alunos, a exemplo do estudo do texto através de jogos teatrais e da matemática por meio de jogos.

Esse projeto, além de disponibilizar o ambiente escolar para os nossos estudantes nas férias, dá as boas vindas aos professores da Rede e monitores do Programa Mais Educação; estamos fazendo uma explanação sobre a dinâmica da Rede e redimensionando o fazer pedagógico com enfoque lúdico para a ocasião”, explica a secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano.

Programa Bairro Escola - Integra as ações dos Programas Escola Aberta, Animação Cultural e Mais Educação, com o objetivo de ampliar o tempo e o espaço educativo, na perspectiva da educação integral no Recife.

Matérias Relacionadas
- Inscrições para cursos profissionalizantes da PCR começam hoje
- Secretárias municipais apresentam Balanço da Gestão para servidores da Educação
- Escolas
- Prefeitura do Recife abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Secretaria de Educação prepara escolas municipais para volta às aulas
- Concurso para Professor I e ADI é neste domingo
- Concurso para professor municipal do Recife já tem 24 mil inscritos
- Secretaria de Educação inicia 2012 com formação para professores
- Servidores de escolas profissionalizantes fazem festa de confraternização
- Estudantes da Escola Córrego da Bica passam mais uma “Noite na Biblioteca”
- Alunos da Escola Córrego da Bica passam uma noite na biblioteca
- PCR assina convênio para aquisição de copiadoras multifuncionais para escolas municipais
- Estudantes recebem Menção Honrosa de Olimpíada de Matemática
- Prefeitura instala impressoras de última geração na Rede Municipal de Ensino
- Estudantes de Escolas Municipais recebem Menções Honrosas da 6ª OBMEP
- Secretaria de Educação faz entrega de brinquedos para crianças atendidas pelo Iasc
- Escola Ambiental realiza a última aula-passeio do ano
- Usuários da Academia da Cidade do Parque 13 de Maio transformam comemoração em ação solidária
- Vice-Prefeito recebe cumprimentos pelo seu aniversário
- Escola Cecília Meireles recebe representantes da Inmed


Enviar    Imprimir