Atalhos de navegação:

    Educação, Esporte e Lazer     Inscrições para cursos profissionalizantes da PCR começam hoje Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

INSCRIÇÕES PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES DA PCR COMEÇAM HOJE
09:41 Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2012

Irandi Souza
São 12 mil vagas em 48 cursos gratuitos
São 12 mil vagas em 48 cursos gratuitos

ARQUIVOS
Cursos

São 12 mil vagas em 48 cursos gratuitos, divididos em 11 áreas, entre elas construção civil, idiomas e turismo


Começam nesta segunda-feira (16), as inscrições para as 12 mil vagas em 48 cursos profissionalizantes da Prefeitura do Recife. São qualificações nas áreas de artes; idiomas; higiene e beleza; industrial; alimentação; construção civil; turismo; vestuário; artesanato; escritório; educação e saúde, distribuídas em 16 escolas profissionalizantes da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Município (Seel). Tudo gratuito. Os interessados podem procurar as unidades educacionais para se inscrever nos horários de funcionamento das escolas – manhã e tarde, ou nos três turnos em algumas delas. [Confira a lista de cursos ao lado] 

De olho nas oportunidades que surgirão em decorrência do crescimento da economia no Estado e no País da construção civil e também na realização de grandes eventos como as Copas das Confederações (2013), do Mundo (2014) e as Olimpíadas, em 2016, a Seel reforça para este ano cursos em setores estratégicos. A novidade para o ano que começa é que, além do Centro Cristiano Donato, na Boa Vista, que tem formação em vários idiomas, como Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano e Francês, outras cinco escolas profissionalizantes oferecerão à população os cursos de língua estrangeira, especificamente Inglês e Espanhol. São elas: Aderbal Jurema, em Casa Amarela; Areias, no bairro de mesmo nome; Maria Sampaio Lucena, no Ibura; São José, em Santo Amaro; e Zuleide Gomes Monteiro, em Beberibe.

Os garçons, garçonetes, doceiras, pasteleiros, culinaristas e recepcionistas já qualificados pela PCR, estão começando a ser contratados por restaurantes e rede hoteleira. Já os alunos do curso de cuidador de idosos realizam a prática curricular no Hospital da Marinha, em Santo Amaro. Por ano, a Prefeitura forma cerca de 18 mil cidadãos aptos para o mercado de trabalho”, exemplifica Antônio Tadeu Oliveira, gerente de Educação Profissionalizante da Seel.

De acordo com Antônio Tadeu, a Seel está trabalhando em ação conjunta com as secretarias de Habitação, Saúde, Assistência Social/Iasc, Especial da Mulher, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, entre outras. “Estamos oferecendo, por exemplo, 53 vagas direcionadas aos moradores do Conjunto Habitacional São Miguel, em Afogados. Ao todo serão 53 vagas: 15 para a área de alimentação, três para escritório, nove para artesanato, sete para educação e saúde, duas para vestiário, sete para higiene e beleza, três para idiomas, cinco para industrial, uma para construção civil e uma para turismo”, detalha.

Os cursos profissionalizantes da Prefeitura do Recife são direcionados, prioritariamente, a estudantes das escolas públicas municipais de Ensino Fundamental, Projovem, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Brasil Alfabetizado e pais beneficiários dos programas Bolsa Escola e Bolsa Família; pessoas encaminhadas pelos programas municipais do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc); Centro de Apoio Psicossocial (Caps); mulheres inseridas nos programas sociais da Secretaria Especial da Mulher; oficineiros da Escola Aberta; beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do Recife; Vara de Execução de Penas Alternativas (Vepa) e moradores das comunidades vizinhas às escolas. Entretanto qualquer pessoa acima de 14 anos pode concorrer a uma vaga, lembrando que caso haja mais candidatos do que vagas será feito um sorteio público na sexta-feira (20).

Calendário - Os interessados em acrescentar um conhecimento em seus currículos devem ficar atentos ao calendário divulgado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. Para a inscrição, o candidato deve apresentar nas unidades da Rede de Educação Profissionalizante, nos horários de funcionamento dos estabelecimentos, os originais do comprovante de residência; declaração de escolaridade; identidade; CPF e se houver, encaminhamento dos programas sociais da Prefeitura do Recife.

A divulgação da lista com os nomes dos alunos selecionados será afixado nas próprias unidades de ensino, na terça-feira (24). A efetivação da matrícula deverá ser realizada na quarta (25), quinta (26) ou sexta-feira (27), no horário de funcionamento dos estabelecimentos, impreterivelmente. Na ocasião da matrícula, os seguintes documentos devem ser anexados: cópias do comprovante de residência, identidade e CPF; uma foto tamanho 3 x 4; declaração de escolaridade. As aulas começam no dia 06 de fevereiro.

A idade mínima para inscrição nos cursos profissionalizantes da Prefeitura do Recife é de 14 anos para as áreas de artesanato, artes e idiomas; 16 anos para o segmento alimentação, higiene e beleza (Tranças e Penteados, Cabeleireiro, Manicure, Maquiagem e Penteado) e vestuário; 17 anos para o segmento de escritório e 18 anos para as áreas de educação e saúde (Recepcionista na Área de Saúde e Cuidador de Idosos); higiene e beleza (Estética Facial e Estética Corporal); industrial, construção civil, alimentação (Garçom e Garçonete) e turismo (Recepcionista na Área de Turismo).

Exceções – As vagas para os cursos do Centro Cristiano Donato são reservadas aos cidadãos cadastrados no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. Já as oportunidades da Associação Pestalozzi do Recife, anexa à Escola Municipal Casarão do Barbalho, na Iputinga, estão destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência intelectual.

Serviço:
Calendário dos cursos profissionalizantes no Recife
Inscrições: segunda (16) e terça-feira (17)
Sorteio público: sexta-feira (20)
Divulgação do resultado: terça (24)
Efetivação de matrícula: quarta (25), quinta (26) e sexta-feira (27)
Início das aulas: segunda (06/02)
Mais informações na Gerência de Educação Profissionalizante – 3355.5970/5971

Matérias Relacionadas
- Férias: descanso para os pais, atividades para os estudantes
- Secretárias municipais apresentam Balanço da Gestão para servidores da Educação
- Escolas
- Prefeitura do Recife abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Secretaria de Educação prepara escolas municipais para volta às aulas
- Concurso para Professor I e ADI é neste domingo
- Concurso para professor municipal do Recife já tem 24 mil inscritos
- Secretaria de Educação inicia 2012 com formação para professores
- Servidores de escolas profissionalizantes fazem festa de confraternização
- Estudantes da Escola Córrego da Bica passam mais uma “Noite na Biblioteca”
- Alunos da Escola Córrego da Bica passam uma noite na biblioteca
- PCR assina convênio para aquisição de copiadoras multifuncionais para escolas municipais
- Estudantes recebem Menção Honrosa de Olimpíada de Matemática
- Prefeitura instala impressoras de última geração na Rede Municipal de Ensino
- Estudantes de Escolas Municipais recebem Menções Honrosas da 6ª OBMEP
- Secretaria de Educação faz entrega de brinquedos para crianças atendidas pelo Iasc
- Escola Ambiental realiza a última aula-passeio do ano
- Usuários da Academia da Cidade do Parque 13 de Maio transformam comemoração em ação solidária
- Vice-Prefeito recebe cumprimentos pelo seu aniversário
- Escola Cecília Meireles recebe representantes da Inmed


Enviar    Imprimir