Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ANUNCIA ATRAÇÕES DO CARNAVAL MULTICULTURAL 2012
16:10 Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2012

A descentralização é mantida, garantindo diversão ao público em qualquer ponto da Cidade. Neste ano, a Prefeitura ampliará a programação da semana pré estimulando a permanência dos turistas por mais tempo


A programação do Carnaval Multicultural do Recife 2012 foi apresentada em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (19). Os detalhes foram divulgados pelo prefeito João da Costa e pelo comitê de organização formado por Renato L (secretário de Cultura), Luciana Félix (presidente da Fundação de Cultura) e André Brasileiro (coordenador do Carnaval). O encontro aconteceu na Porto Fino Recepções, no bairro de Casa Forte e contou com a presença dos jornalistas dos mais diferentes veículos de comunicação local e nacional. Diversos artistas da região também prestigiaram a apresentação do planejamento da semana pré-carnavalesca e dos cinco dias de folia. [Confiram AQUI a programação completa]

Considerada a maior festa democrática do País, o Carnaval Multicultural 2012 terá o cantor Alceu Valença e o artista plástico José Cláudio como homenageados e trará atrações diversificadas, desde as internacionais, locais e as nacionalmente conhecidas. O conceito de descentralização é mantido, garantindo diversão aos recifenses ou visitantes que estejam em qualquer ponto da Cidade.

“Reafirmamos o conceito de Carnaval descentralizado e democrático e procuramos reforçar a nossa tradição, dialogando com a cena cultural do Brasil e do mundo, naquilo que tem contribuído para a nossa festa.Traremos atrações da África, por exemplo, que reforçam a identidade cultural africana no nosso Carnaval, no Maracatu, nos Afoxés e até no Samba. Todos os polos terão grandes atrações e estamos reforçando o pré-carnaval com artistas de Olinda, do Pará e Sergipe, entre outros estados, ampliando, assim, a permanência do turista na nossa Cidade”, explicou João da Costa.

Para que os dias festivos saiam a contento, serão investidos cerca de R$ 35 milhões, advindos – em sua maior parte – da captação de recursos junto aos patrocinadores, segundo o gestor municipal. “O custo de todo o Carnaval é o mesmo do ano passado, situado entre 30 e 35 milhões. Para isso, estamos aumentando nossos esforços para cota de patrocínios, melhorando a captação de recursos para manter o valor nesse patamar. Diminuímos, assim, o peso do orçamento para a Cidade e com a certeza de que cada vez que o Carnaval faz sucesso, a perspectiva é de que tenhamos mais patrocínios”, disse Costa.

A programação multicultural contará com nomes de impacto nacional e internacional. A abertura oficial da festa é marcada pela já tradicional cerimônia comandada pelo músico Naná Vasconcelos e dez nações de maracatu no Marco Zero, no Bairro do Recife. Este ano, os convidados especiais da cerimônia são a cantora africana Angelique Kidjo e o grupo inglês Stomp, que exaltarão a cultura afro e as batidas percussivas, ao lado do grupo de mulheres pernambucanas Voz Nagô e da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. A primeira noite de Carnaval terá ainda um show em homenagem a Alceu Valença, apresentando releituras de sucessos de Alceu na voz de um time de convidados como Lenine, Otto, Seu Jorge, Ney Matogrosso, Criolo, Karina Buhr e Lirinha.

Ainda fazem parte da grade de programação atrações conceituadas como Lulu Santos, Roberta Sá, Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Nasi e Nação Zumbi. A folia acontecerá até a terça-feira Gorda (21 de fevereiro), quando o Polo Recife Multicultural receberá agremiações, clubes de frevo, troças, maracatus, entre outras manifestações da tradição popular. A festa de encerramento ainda terá o encontro da SpokFrevo Orquestra com o saxofonista nova-iorquino Bob Mintzer, um show com Elba Ramalho e o tradicional Orquestrão Multicultural do Recife, promovendo a reunião de 150 músicos, maestros e intérpretes na grande apoteose do frevo.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- FIFA Fan Fest em discussão no Recife
- João da Costa é paraninfo de formandos da Faculdade IBGM
- Prefeito João da Costa divulga programação do Carnaval Multicultural 2012
- Prefeitura do Recife recupera mais três praças
- João da Costa visita obras do RioMar Shopping e da Via Mangue
- Prévias no ritmo do frevo e do maracatu aquecem o pré-Carnaval
- Prefeitura do Recife abre inscrições para oficinas de adereços com material reciclado
- Procon-Recife orienta consumidor sobre cobrança de taxas indevidas
- Jordão Alto comemora mais uma obra eleita pela participação popular
- Prefeito visita obras do RioMar Shopping e da Via Mangue
- Fábrica de vigas a céu aberto acelera obras da Via Mangue
- Prefeito João da Costa inaugura mais uma rua no Jordão Alto
- Prefeitura divulga cronograma 2012 de pagamentos dos servidores
- Prefeitura abre seleção para projetos de qualificação profissional da Secretaria Especial da Mulher
- Colônia de Férias oferece esporte, cultura, lazer e passeio para pontos turísticos da Cidade
- João da Costa participa do Bote Fé Recife
- João da Costa vistoria obras de lazer e habitação
- Prefeito João da Costa recebe comissão do Bote Fé Recife
- João da Costa apresenta cenografia do Carnaval 2012
- João da Costa participa da Abertura do Recife Verão Total


Enviar    Imprimir