Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Administração e Gestão de Pessoas

DIA NACIONAL DO APOSENTADO É COMEMORADO NO GERALDÃO
16:43 Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2012

Programação conta com muitas atividades e serviços voltados para aposentados e trabalhadores

O próximo domingo (22) será de muitas atividades e prestação de serviços para comemorar o dia nacional do aposentado. A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), em parceria com Superintendência Regional Nordeste do INSS, a Gerência Executiva do INSS em Recife, a Prefeitura do Recife, a Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade  Social (ANASPS), o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev  Pernambuco), pensionistas e Idosos de Pernambuco(FAAPIPE) e demais parceiros, vão promover no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, diversas ações para um público estimado em mil pessoas, entre aposentados, idosos e trabalhadores.

Das 08h às 14h, serão realizadas atividades como shows e apresentações culturais, aula de dança, esportes e brincadeiras. Durante o evento, os participantes poderão contar com a prestação de serviços de promoção à saúde e aferição de pressão arterial, além de assistir a palestras sobre temas previdenciários de interesse geral.

Uma mini agência será montada para que os trabalhadores e aposentados possam tirar dúvidas, receber orientações e fazer consultas sobre os benefícios da Previdência Social. Para a realização do evento “ Viva Aposentado”, a prefeitura do Recife disponibilizou a estrutura do Ginásio de Esporte os profissionais que vão desenvolver várias atividades culturais e a Federação das Associações esportivas adaptadas para os aposentados. Além da prática de esportes como Basquete, Voleibol, Golf, Hoquei e Futebol, haverá oficinas de Dança de Salão, Xadrez, Ioga, karatê e Tai chi chuan.

 Partidas de Dominó e de Dama também animarão o dia. O evento promove a integração de várias associações de aposentados, pensionistas e idosos de Pernambuco. Juntas, estão divulgando o evento e organizando caravanas para fazer com que seus associados comemorem a data e aproveitem as opções de lazer.

De acordo com o superintendente regional, João Maria Lopes, trata-se de um evento voltado para a promoção da saúde e valorização do trabalhador. “A Previdência Social, patrimônio do trabalhador e sua família, completará, em 24 de janeiro de janeiro de 2012, seus 89 anos de criação e este evento integra a nossa agenda de comemorações. Importante ressaltar que o INSS, autarquia que garante a execução da política de Previdência Social no país, hoje é, reconhecidamente, o órgão responsável pelo maior programa de distribuição de renda do país, pagando, mensalmente, mais de 28 milhões de benefícios, o que corresponde a um repasse de aproximadamente R$ 20 bilhões mensais”, destaca.

SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL

A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão.

HISTÓRICO - O marco histórico ocorreu na época da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões dos Ferroviários, no dia 24 de janeiro de 1923, pelo Decreto Legislativo 4.682. Originado de um projeto de lei, apresentado em outubro de 1921, o decreto foi fruto da iniciativa do deputado federal Eloy de Miranda Chaves. O deputado ficou conhecido como o precursor da Previdência no País.

Desde a sua criação, a Previdência Social passou por várias fases, como a das Caixas de Aposentadorias e Pensões e a dos Institutos de Aposentadorias e Pensões, que atendiam a categorias específicas de trabalhadores, como o Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI) e o Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários (IAPC). Entre as etapas mais importantes do sistema previdenciário brasileiro, estão a reunião, em 1966, de todos os institutos em um só: o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS); a criação, em 1974, do Ministério da Previdência e Assistência Social; a instituição, em 1977, do Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS), coordenado pelo Ministério da Previdência, sendo que o sistema era constituído por: INAMPS ficava responsável pela Assistência Médica, INPS pela área de Benefícios, IAPAS pela Arrecadação, LBA pela Assistência Social, e Dataprev pelo Processamento de Dados; a reunião do INPS com o IAPAS em 1990, o que deu origem ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); e a transferência, em 1996, para o Ministério da Previdência e Assistência Social dos serviços de análise e aprovação de contas de processos da extinta Fundação Brasileira de Assistência (LBA).
Fonte: previdencia.gov.br

SERVIÇO
Evento: “VIVA saudável”
Quando: 22 de junho de 2012
Horário: 08h às 14h.
Local: Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães - Geraldão – Recife – PE - Avenida Mascarenhas de Moraes – Imbiribeira - Telefones: 3355.1200
 APOSENTADO:
 promovendo
 ENTIDADES E EMPRESAS PARTICIPANTES
 Realização:
 COBAP - Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas

Apoio:
INSS – Instituto Nacional do Seguro Social
Superintendência Regional do INSS no Nordeste
Gerência-Executiva do INSS em Recife
Prefeitura do Recife
Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães
ANASPS - Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social
SINDSPREV Pernambuco - Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco
GEAP – Fundação de Seguridade Social
FAAPIPE – Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Pernambuco
SINTRAPPE – Sindicato dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Pernambuco
ACC/Celpe - Associação dos Aposentados e Pensionistas da Celpe
IPEAPI
Grupo Girassol
APOSCompesa – Associação dos Aposentados da Compesa
Associações dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (ASAPI) de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Prazeres, João Alfredo, Paulista, UR7- Várzea e São Lourenço da Mata.

Matérias Relacionadas
- João da Costa visita a presidente do TCE Tereza Duere
- João da Costa encerra 1ª Formação Continuada de Gestores da Educação
- João da Costa anuncia atrações do Carnaval Multicultural 2012
- FIFA Fan Fest em discussão no Recife
- João da Costa é paraninfo de formandos da Faculdade IBGM
- Prefeito João da Costa divulga programação do Carnaval Multicultural 2012
- Prefeitura do Recife recupera mais três praças
- João da Costa visita obras do RioMar Shopping e da Via Mangue
- Prévias no ritmo do frevo e do maracatu aquecem o pré-Carnaval
- Prefeitura do Recife abre inscrições para oficinas de adereços com material reciclado
- Procon-Recife orienta consumidor sobre cobrança de taxas indevidas
- Jordão Alto comemora mais uma obra eleita pela participação popular
- Prefeito visita obras do RioMar Shopping e da Via Mangue
- Fábrica de vigas a céu aberto acelera obras da Via Mangue
- Prefeito João da Costa inaugura mais uma rua no Jordão Alto
- Prefeitura divulga cronograma 2012 de pagamentos dos servidores
- Prefeitura abre seleção para projetos de qualificação profissional da Secretaria Especial da Mulher
- Colônia de Férias oferece esporte, cultura, lazer e passeio para pontos turísticos da Cidade
- João da Costa participa do Bote Fé Recife
- João da Costa vistoria obras de lazer e habitação


Enviar    Imprimir