Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

JOSÉ BERTOTTI DEBATE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ECONOMIA CRIATIVA NO RECIFE
13:49 Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2012

Durante a noite desta quarta-feira (25), o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, participou do início do ciclo de debates sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), realizado pelo Porto Digital. O evento, que terá continuidade durante as três quartas-feiras seguintes e que reúne empreendedores e atuantes das cadeias da TIC e da EC, tem o objetivo de divulgar as novidades que serão implantadas, a partir deste ano, no Parque Tecnológico relacionadas à ampliação do território, ampliação da área para benefício fiscal que a Prefeitura concede à Tecnologia da Informação e a inserção da Indústria Criativa na lista dos beneficiados com a redução do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS).

No primeiro encontro, o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, apresentou o projeto de ampliação do Parque Tecnológico. Sobre a expansão para uma área do bairro de Santo Amaro, próximo à Rua da Aurora, o presidente informou que já foi comprado um imóvel, localizado na Rua do Lima. Nele serão agregados empreendimentos de economia criativa das áreas de fotografia, publicidade e propaganda, audiovisual, design e jogos digitais. O projeto imobiliário, conhecido até o momento por Empresarial do Lima, prevê abrigar uma nova incubadora, auditório para 50 pessoas e três salas de reunião. A área atual é de 780m², mas pode aumentar. Além disso, foi anunciada a compra de dois imóveis na Rua do Apolo, Bairro do Recife. A atual sede de gestão na mesma rua será o Porto Media, que vai abrigar empresas de economia criativa e ainda terá espaço para exibições artísticas e um observatório para estudos e prospecções.

O momento é propício para a inovação, pois temos um ativo importante no Estado, que é nossa criatividade, disse Francisco Saboya. Segundo ele, a Economia Criativa movimenta 600 bilhões de dólares no mundo e não seria interessante ficar de fora disso. O Porto Digital desenvolve atualmente 38 projetos que movimentarão R$ 74 milhões.
Durante o debate também foram anunciadas aquisições de equipamentos. Um deles é o estúdio de mixagem de som e imagem certificado, que possibilitará que produtos audiovisuais possam ser finalizados no município e não mais em outras cidades, como antes.
Um edital para inserção de novas empresas no Porto Digital deve ser lançado entre os meses de março e abril. Atualmente, 200 empresas fazem parte do Porto Digital, com um faturamento superior a R$ 1 bilhão.

A Prefeitura do Recife foi convidada para participar do evento por ser responsável pela gestão dos benefícios fiscais e das alterações urbanas que permitem a criação de um ambiente favorável para a implantação de negócios nas áreas de TIC e EC nos bairros do Recife e de Santo Amaro. Além disso, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico é a responsável pelo comitê de apoio ao Porto Digital, analisando a demanda das empresas para enquadrá-las dentro dos benefícios fiscais. “Com relação a isso faremos uma apresentação na próxima quarta-feira (1º) onde serão dados mais detalhes, orientações e esclarecimentos para sanar as dúvidas dos empreendedores que estão se instalando no Bairro do Recife e em Santo Amaro, para que tenham acesso aos benefícios”, explicou o secretário José Bertotti.

A expectativa é de que o Recife, que já tem o melhor Parque Tecnológico da Tecnologia da Informação, está se movimentando para acolher um importante Parque Tecnológico da Economia Criativa. Esse será o primeiro cluster da indústria criativa alocado dentro de um parque tecnológico no Brasil. Com isso, a cidade torna-se pioneira para a consolidação dessa cadeia produtiva que vem assumindo cada vez mais relevância no país, que é a cadeia da indústria cultural. Dela fazem parte a indústria do design, a cinematográfica e setores da economia relacionada à produção do conhecimento associada a negócios que geram emprego e renda de maneira diferenciada no Recife”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Bertotti.

Lei 17.762/2011 - A série de debates promovida pelo Porto Digital irá discutir sobre os efeitos práticos da aplicação da Lei Municipal 17.762/2011. A Lei, assinada pelo prefeito João da Costa no dia 28 de dezembro de 2011, trata da expansão territorial e do benefício fiscal às atividades reconhecidas nela.

A partir de agora, tanto empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação como de Economia Criativa, localizadas no Bairro do Recife e em Santo Amaro, na região conhecida como quadrilátero de Santo Amaro, passam a desfrutar dos mesmos benefícios fiscais da Prefeitura e de vantagens como capacitação de mão de obra, qualificação empresarial e apoio à inovação, concedidas pelo Porto Digital.

O quadrilátero do bairro de Santo Amaro é delimitado ao leste pela Rua da Aurora, nos trechos entre as avenidas Norte e Mário Melo; ao sul pela Mário Melo, até o cruzamento com a Cruz Cabugá; ao oeste pela Cruz Cabugá, nos trechos entre a Avenida Norte e Mário Melo; e ao norte pela Avenida Norte, até a Cruz Cabugá.

Matérias Relacionadas
- José Bertotti participa de debate sobre Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa
- Prefeitura do Recife seleciona artesãos para participar da Central do Carnaval
- Artesãos do Prodarte ganham espaço nas tradicionais feirinhas de artesanato
- Segundo grupo de artesãos do Prodarte inicia exposição na FenaHall
- Observatório aponta crescimento do emprego e do empreendedorismo individual no Recife
- Artesãos ligados ao Prodarte e ao associativismo expõem na Fenahall
- Artesãos ligados à Prefeitura do Recife participam da Fenahall 2012
- Artesãos do Prodarte celebram as conquistas obtidas em 2011
- Secretário de Desenvolvimento Econômico firma parceria com o Fórum de Economia Solidária
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de reunião sobre cadeias produtivas com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
- Prefeitura do Recife assina contrato de cessão com o Fórum de Economia Solidária
- Prefeitura do Recife realiza seleção de artesãos para Fenahall 2012
- Banco do Povo Volante estará amanhã (14) e quinta (15) no bairro de Afogados
- Representantes da UFPE e do SEBRAE visitam comunidade do Pilar
- José Bertotti participa da entrega do 4º Prêmio Porto Digital de Jornalismo
- Número de Empreendedores Individuais dobrou no Recife
- Livro sobre Jorge Marcgrave é lançado no Recife
- João da Costa apresenta números do crescimento de trabalho e emprego no Recife
- Banco do Povo Volante chega ao Alto Santa Terezinha
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa da abertura do XIII Simpósio ObservaNordeste


Enviar    Imprimir