Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PRIMEIRA ELIMINATÓRIA DO CONCURSO DE PASSISTAS LOTA O PÁTIO DE SÃO PEDRO
00:00 Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2012

 46 crianças participaram da competição, que continua nesta sexta (27) e sábado (28)

Os pequenos foliões abriram com muita energia o Concurso de Passistas 2012, promovido pela Prefeitura do Recife no fim da tarde desta quinta-feira (26), no ao Pátio de São Pedro, Bairro de São José. Participaram da primeira eliminatória da competição, 31 crianças na categoria Mirim, sendo 27 meninas e quatro meninos; e 11 meninas e quatro meninos, concorreram na categoria Infantil.

Por quase três horas, os pequenos bailarinos de frevo fizeram evoluções com os passos de tesoura, ferrolho, martelo e dobradiça, entre outros, mostrando que não é só gente grande que sabe frevar. Dos candidatos na categoria Mirim, foram classificados seis concorrentes meninas e três meninos. Já pela Infantil, três meninos e cinco meninas irão concorrer na final do concurso, que acontece neste sábado (28), às 17h, também no Pátio São Pedro.

Durante o concurso, as concorrentes mirins foram as primeiras a subir ao palco, onde, fantasiadas a caráter, procuraram cumprir os principais critérios do concurso - variedade de passos, harmonia, ritmo e continuidade. Depois foi a vez dos meninos mostrarem que também têm frevo no pé. Cada candidato teve dois minutos para frevar diante da comissão julgadora, que, logo em seguida, anunciou os nomes dos primeiros finalistas. Após breve intervalo, foi a vez dos concorrentes pela categoria Infantil, que também deram um show à parte, arrancando aplausos entusiasmados de pais, parentes e do público em geral.

Na opinião de Ângela Fischer, integrante da comissão julgadora, as performances dos passistas mirins superou as expectativas. “Foi muito bom, é difícil a gente escolher, pois a maioria está quase no mesmo nível”, declarou.  O aposentado Marcos Antônio Pessoa de Santana, 69 anos, que nunca tinha assistido ao concurso, ficou encantado com o espetáculo promovido pelas crianças. “Nós estávamos passando, ouvimos o som do frevo e viemos prestigiar. Botar a criança para dançar o frevo é perpetuar a nossa cultura”, opinou.

O auxiliar de escritório Rivaldo Severino de Lima, 33 anos, que também foi até o Pátio atraído pelos acordes, adorou o que viu. “É muito bom. É o primeiro ano que assisto ao concurso e foi maravilhoso ver as crianças mostrando a cultura da gente”.

A eliminatória dos passistas mirins e infantis também reservou uma surpresa. Durante o intervalo, o garoto Josias Silvestre, do bairro do Coque, capoeirista com várias medalhas de competições e deficiente, não se intimidou com as muletas e exibiu alguns passos, provando que não há limitações para quem carrega o frevo no coração.

Matérias Relacionadas
- Prefeito do Recife percorre obras em áreas de risco
- Mulheres discutem direitos humanos na mídia
- Naná Vasconcelos ensaia com maracatus na Rua da Moeda
- Secretaria de Turismo realiza o III Conheça o Recife Pedalando
- Baile Municipal já tem mais de 3 mil ingressos vendidos
- Secretaria da Mulher promove “batuques” pelo fim da violência
- Prefeito inaugura ruas na Iputinga e Caxangá
- Marco Zero vai receber o FIFA Fan Fest durante a Copa do Mundo
- Prefeito do Recife vistoria obras na Zona Norte nesta sexta
- Prefeitura do Recife promove palestra de Trabalho e Empreendedorismo para mulher
- João da Costa vistoria construção da Academia da Cidade de Cafezópolis
- Prefeito inaugura ruas na Iputinga e Caxangá
- João da Costa e Marília Bezerra apresentam programação 48° do Baile Municipal
- Procon-Recife alerta consumidores sobre pacotes de Carnaval
- Evento social encerra o primeiro dia do Seminário FIFA Fan Fest
- Prefeito João da Costa visita obras da Academia da Cidade de Cafesópolis
- João da Costa participa da abertura do 2° Seminário FIFA Fan Fest
- Geraldão recebe Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco
- Salário dos servidores municipais estará disponível às 23h desta sexta (27)
- Pátio de São Pedro ganha decoração carnavalesca


Enviar    Imprimir