Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

FINAL DO PRÉ AMP MOVIMENTA A RUA DA MOEDA
00:00 Quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2012

Evento acontece nesta quinta (02) e tem seis bandas concorrentes

Esta quinta-feira (02) é dia de disputa na Rua da Moeda, Recife Antigo. Os seis grupos finalistas do Festival Pré AMP 2012 já foram revelados. Babi Jaques e os Sicilianos, Araçá Blu, Aliados CP, Euqrop e Team.Radio foram os escolhidos pelos jurados. A banda Sagaranna entrou na disputa pelo voto popular.

A etapa final do evento, que é promovido pela Articulação Musical Pernambucana em parceria com a Prefeitura do Recife, tem início às 20h. A noite conta ainda com o show do músico Zé Manoel, vencedor do Pré AMP do ano passado, que lança seu CD no evento.

As três finalistas vão fazer parte da programação do Carnaval Multicultural do Recife, com pagamento de cachê. A primeiríssima colocada ganha, ainda, R$ 15 mil para a gravação de um disco em formato SMD. Nessa etapa, não haverá o voto popular.

Este ano, mais de 120 bandas se inscreveram para participar do Festival. Dos grupos inscritos, 18 foram selecionados para a mostra competitiva, que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, no Pátio de São Pedro, onde foram selecionados os seis finalistas do Festival.

Programação FINAL PRÉ AMP - a partir das 20h
Babi Jaques e os Sicilianos
Euqrop
Aliados CP
ATRAÇÃO: Zé Manoel
Sagaranna
Team.Radio
Araçá Blu

Zé Manoel - Dorival Caymmi, Tom Jobim, Chico Buarque, Capiba. Quando se trata de referências musicais dessa qualidade, há indícios de que alguma coisa boa está por vir. E é isso o que acontece quando se escuta a música de Zé Manoel, pianista, compositor e cantor que vem firmando cada vez mais seu nome na música de Pernambuco.

Zé Manoel nasceu em Petrolina, sertão pernambucano, e foi lá que começou sua história musical. Aprendeu piano cedo, aos nove anos, com a professora Lúcia Costa. As aulas iam além do tradicional repertório repassado a quem estuda instrumentos clássicos. Chopin e Bach, obrigatórios, estavam ao lado de compositores populares como Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu. Essa iniciação musical teve efeito em Zé Manoel, que tomou gosto por artistas brasileiros e formou seu repertório, composto por canções regionais e praieiras, repletas de influências do chorinho, jazz e samba.

O currículo de Zé Manoel está cheio de prêmios. O primeiro, em 2004, foi o impulso que precisava para levar a sério a música. Depois dele, muitos outros vieram rechear sua história, em Festivais em Pernambuco e na Bahia. O último prêmio, como primeiro colocado no Festival Pré-AMP 2011, foi o incentivo para a gravação do seu primeiro CD, com lançamento previsto para breve.

O compositor se mudou para o Recife em 2007, para estudar música na Universidade Federal de Pernambuco. Em 2009, lançou o EP Zé Manoel, gravado em Recife e João Pessoa, que tem uma de suas composições na coletânea Music From Pernambuco Vol. 3, idealizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, a Fundarpe. De lá para cá, Zé Manoel foi convidado a participar de diversos eventos e não parou mais.

Hoje, Zé Manoel faz shows no Recife e pelo Brasil, acompanhado por uma banda composta por piano, bateria, percussão, baixo e flauta. Quem vai às apresentações do músico de voz calma e envolvente, sai com a certeza de que se trata de uma revelação da música popular brasileira.

Matérias Relacionadas
- Procon-Recife orienta sobre compras em oferta
- Prefeito João da Costa recebe convite para o bloco Siri na Lata
- Prefeitura do Recife promove evento sobre transparência e controle social
- Derlon expõe sua arte na Sala Nordeste
- PCR promove eleição do Rei e Rainha do Baile Municipal da Pessoa Idosa
- Secretaria da Mulher reúne delegadas do OP para debater o trabalho durante o Carnaval
- Prefeitura troca sete placas de concreto na Avenida Sul
- Credenciamento da imprensa para cobertura do Carnaval termina nesta terça (31)
- Procon-Recife orienta sobre cobrança de tarifas bancárias
- Bloco Nem Com Uma Flor escolhe homenageadas
- Prefeitura do Recife realiza abertura do Projeto Juventude de Terreiro
- III Conheça o Recife Pedalando teve participação de 400 ciclistas
- Terça Negra leva foliões ao Pátio de São Pedro
- PCR promove lançamento do Festival Itinerante de Direitos Humanos
- Secretária da Mulher do Recife participa do programa de Regina Casé
- O Carnaval Multicultural 2012 já tem majestade
- Prefeito do Recife percorre obras em áreas de risco
- Primeira eliminatória do Concurso de Passistas lota o Pátio de São Pedro
- Mulheres discutem direitos humanos na mídia
- Naná Vasconcelos ensaia com maracatus na Rua da Moeda


Enviar    Imprimir