Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Extraordinária da Copa de 2014

MAGIA DO FREVO IMPRESSIONA JORNALISTAS DA FIFA
00:00 Quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2012

“O frevo é uma dança incrível. É impressionante poder sentir toda a história que há por trás desse ritmo”. O jornalista Mehrdad Masoudi, contratado pela FIFA para fazer documentários de TV sobre cada cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, não mediu as palavras para elogiar o mais autêntico ritmo pernambucano. Na manhã desta quarta-feira (1º), Masoudi visitou, junto com o cinegrafista James Mason, a Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, na Encruzilhada, para captar imagens dos dançarinos em ação e saber mais sobre a cultura do Recife.

O programa sobre Pernambuco terá 30 minutos de duração, com mais 30 minutos de material extra, e deverá ficar pronto em março. Ele será disponibilizado para cerca de 200 países de todo o mundo, para exibição pelas emissoras que têm contrato com a FIFA, entre elas a BBC britânica, a alemã ZDF, a ESPN norte-americana e a Supersports da África. Masoudi e Mason são ligados à IMG Sports Media, responsável pelos programas da FIFA TV.

A agilidade e flexibilidade dos dançarinos da Escola de Frevo – mantida pela Prefeitura do Recife - chamaram a atenção de Masoudi, que nasceu no Irã e tem também nacionalidades canadense e britânica. “Parece que eles não têm ossos! É inacreditável o que conseguem fazer. Acho que os passos são impossíveis para uma pessoa comum, que não treinou desde cedo”, afirmou o repórter, que já passou pelo Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo e volta a Londres na sexta-feira (03), para editar o material.

Além de filmar os dançarinos em ação e acompanhar uma aula para crianças a partir de cinco anos, os jornalistas entrevistaram a diretora da Escola de Frevo, Ana Miranda. “Temos 600 alunos, com cinco instrutores e aulas de segunda a sexta, além de parcerias com outros equipamentos culturais da Prefeitura do Recife. A Escola está aberta a toda a sociedade, dentro do processo de salvaguarda do frevo”, explicou Ana.

Agenda - No Recife, Mehrdad Masoudi e James Mason acompanharam o clássico Sport 4 x 3 Náutico, no último domingo (29), e estão filmando os estádios e treinamentos dos três principais times da cidade. A produção do programa inclui entrevistas com torcedores, dirigentes e autoridades. A cultura da cidade e os principais pontos turísticos também serão retratados.

A Escola - Situada na Rua Castro Alves, 440, Encruzilhada, a Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges foi implantada em 1996, com o objetivo de contribuir para a preservação da cultura pernambucana. Hoje, é responsável pela divulgação e fortalecimento de uma das nossas maiores expressões culturais: a dança do frevo. As aulas são gratuitas e diárias, funcionando durante os três turnos.

Assista ao vídeo



Matérias Relacionadas
- João da Costa vistoria obras na Zona Norte do Recife
- Prefeitura apresenta plano de governo na abertura da sessão legislativa da Câmara dos Vereadores
- Clemmens Krauss apresenta exposição autobiográfica no Mamam no Pátio
- Campanha educativa de voltas às aulas reforça uso da faixa de pedestre
- Bloco Nem Com Uma Flor já tem as homenageadas do Carnaval
- PCR realiza circuito Arquitetura e Paisagismo dos Anos 50
- Final do Pré AMP movimenta a Rua da Moeda
- Procon-Recife orienta sobre compras em oferta
- Prefeito João da Costa recebe convite para o bloco Siri na Lata
- Prefeitura do Recife promove evento sobre transparência e controle social
- Derlon expõe sua arte na Sala Nordeste
- PCR promove eleição do Rei e Rainha do Baile Municipal da Pessoa Idosa
- Secretaria da Mulher reúne delegadas do OP para debater o trabalho durante o Carnaval
- Prefeitura troca sete placas de concreto na Avenida Sul
- Credenciamento da imprensa para cobertura do Carnaval termina nesta terça (31)
- Procon-Recife orienta sobre cobrança de tarifas bancárias
- Bloco Nem Com Uma Flor escolhe homenageadas
- Prefeitura do Recife realiza abertura do Projeto Juventude de Terreiro
- III Conheça o Recife Pedalando teve participação de 400 ciclistas
- Terça Negra leva foliões ao Pátio de São Pedro


Enviar    Imprimir