Educação, Esporte e Lazer     Abertura do Ano Letivo 2012: Gestores da Educação Infantil fazem formação no Paulo Freire Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Educação, Esporte e Lazer

ABERTURA DO ANO LETIVO 2012: GESTORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL FAZEM FORMAÇÃO NO PAULO FREIRE
00:00 Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2012

Irandi Souza
Educadores assistem várias palestras

Evento marca o início da Formação Continuada de 6 mil educadores em cinco lugares da Cidade

Por Edgar Lima

O Ano Letivo 2012 da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) foi aberto, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (02) pelo prefeito do Recife João da Costa. A abertura marcou o início da Formação Continuada de 6 mil educadores da RMER que acontece hoje e amanhã em cinco locais diferentes da Cidade, nos três turnos.

Estão sendo oferecidas aos educadores palestras com vários pesquisadores, sobre sustentabilidade, temática escolhida para o Ano Letivo de 2012, cujo homenageado é Luiz Gonzaga. “Do mangue ao Sertão, Homenagem aos 100 anos do Rei do Baião”, é o tema dos 200 dias letivos da Prefeitura. O assunto abre o debate que será pauta para todo o ano nas escolas municipais, dentro e fora das salas de aula.

Na manhã desta quinta-feira (2), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, a palestrante foi a Profª Dra. Raquel Trajber que falou para 500 servidores da Educação Infantil, entre professores, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e  estagiários. Ela lembrou que a sustentabilidade na sociedade moderna não é apenas importante, mas “sim uma condição necessária para a teia de sustentação da vida”. De acordo com a pesquisadora, o prefixo “eco” - do grego οικος -, dá origem à palavra ecologia, que significa casa. “Quais são essas casas de que devemos cuidar, com a intenção de manter as condições de vida do planeta, já que temos muitas moradias e a terra é a principal delas?”, lançou a pergunta.

“Partindo desse pressuposto, a maneira de trabalhar com crianças deve ser através do corpo, relacionando ele com as águas, terra e alimentos, técnica que pode ser implementada com implantação de hortas, por exemplo”. Para Drª Raquel, a prática da sustentabilidade na escola é uma terceira esfera para a criança, e “apara arestas, moldando um cidadão melhor.” Raquel Trajber é Doutora em Antropologia pela Purdue University, nos Estados Unidos. É também autora diversos livros e artigos.

As atividades desta manhã contaram, também, com uma breve performance sobre Luiz Gonzaga, contextualizando a carreira do Rei. A apresentação mostrou que o cantor/compositor já preocupava-se com a questão do sertão nordestino, através de músicas que falavam de seca, êxodo, falta de planejamento ecológico, entre outros assuntos. “Xote Ecológico”, “Assum Preto”, “Aquarela Nordestina”, são títulos que provam a antecipação do debate na obra de Gonzaga.

“É importante termos aqui formadores de opiniões para as futuras gerações, que estarão na condução da sociedade, abordando, no dia a dia da escola a aprendizagem de vários segmentos como emoções, melodias e exaltações”, considerou a diretora de Ações Educacionais Complementares da Seel, Edna Teotonia. “Nós faremos proposições, durante todo o ano, de projetos ligados ao tema”, completou.

“Desejo a todos nós que possamos trabalhar esse tema com muito prazer muito orgulho, aproveitando a ampliação do quadro de professores neste ano”,  ressaltou a gerente de Serviço da Educação Infantil, Joselma Oliveira. Nesta sexta-feira (3), as atividades continuam com os servidores da Rede Municipal de Ensino discutindo em conjunto com a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), a Política de Ensino da Rede Municipal.

As aulas da Rede iniciam na próxima segunda-feira (06) os 102.530 estudantes.

Serviço:

Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Ensino
Quinta (2) e Sexta-feira (3), das 8h às 12h; das 13h30 às 17h30 e das 18h às 22h
Locais:
Arcádia Boa Viagem (Avenida Boa Viagem, 802, Boa Viagem)
Centro de Convenções da UFPE (Avenida Professor Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária)
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (Rua Real da Torre, 299, Madalena)
Mar Hotel Recife (Rua Barão de Souza Leão, 451, Boa Viagem)
Parque Dona Lindu // Teatro Luiz Mendonça (Avenida Boa Viagem, S/N, Boa Viagem)

- Prefeitura divulga listão da 1ª etapa do concurso de professor
- Cursos Profissionalizantes da Prefeitura recebem mais de 13 mil inscrições
- Seel inicia capacitação de manipuladores de alimentos da Rede Municipal