Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

GRANDE SIMULAÇÃO CAPACITA MÉDICOS E ENFERMEIROS DO SAMU RECIFE PARA O RESGATE AEROMÉDICO
00:00 Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2012

Falso acidente foi encenado na BR 101 Sul
 
Por Victor Ferreira
 
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou, durante toda esta semana, o Curso de Adaptação ao Serviço Aeromédico (C.A.S.A.), a fim de capacitar médicos e enfermeiros para o resgate aéreo. Ao todo, 18 profissionais participaram da qualificação, sendo 16 do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192). O encerramento foi nesta quinta-feira (2), com um teste de simulação, realizado no Km 96 da BR 101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho.

O teste foi realizado em duplas (médico e enfermeiro) e cada resgate durou cerca de dez minutos. Cada vez que a aeronave pousava na pista para resgatar a vítima – que foi encenada por um profissional da PRF – a rodovia era interditada para o tráfego comum. A mobilização provocou a curiosidade dos transeuntes, que se admiravam com o falso acidente produzido em plena BR 101 Sul. “Fiquei assustado, porque pensei que fosse acidente de verdade. Eles precisam simular por uma situação bem real mesmo, para poder passar segurança na hora de um resgate de verdade”, disse o motoboy Édson Araújo, que seguia viagem para o Recife.

A moto estirada no chão com uma pessoa de verdade causou surpresa até mesmo para os alunos que estavam sendo avaliados. Eles foram treinados e avisados que iriam passar por uma simulação num terreno, com bonecos. Porém, pouco antes da hora marcada, um sinal de alerta foi acionado na delegacia da PRF e os alunos receberam a informação de que estava acontecendo um acidente de verdade – o objetivo era provocar o nervosismo e fazer com que eles passassem por um teste mais difícil. Só na hora de recolher o corpo é que eles identificavam que tudo aquilo não passava de uma simulação. “Quando eu vi o corpo no chão, cheio de sangue, achei que fosse real. Então a adrenalina foi lá em cima. Mas eu acredito que fiz tudo da maneira correta”, afirmou a enfermeira do Samu Karina Alves, que já faz resgates, mas não aeromédicos.

Após o resgate, a vítima era levada para o Hospital Metropolitano Sul – Dom Helder Câmara. Tudo isso para a situação ficar o mais real possível. E todo este esforço não foi em vão. “Foi interessante fazer um trabalho bem arquitetado, para medir a desenvoltura, a autoconfiança e a precisão dos profissionais”, explicou o inspetor de operações aéreas da PRF, Hugo Sencades.

O C.A.S.A. teve início na última segunda-feira (30), com aulas teóricas, abordando temas como fisiologia de vôo, embarque/desembarque e segurança de vôo, além de uma rápida apresentação das aeronaves, bem como o seu funcionamento. As palestras tiveram prosseguimento na terça-feira (31). Já na quarta-feira (1), começaram as aulas práticas, sendo finalizadas com o grande simulado desta quinta-feira (2). Para finalizar, os alunos receberam o certificado no Hangar do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre.

De acordo com o coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, a conclusão deste curso é necessária para que os médicos possam tripular a aeronave de resgate. “Nós fazemos isso para garantir a segurança de todos, não só a do profissional, como a do paciente, é claro. E este curso vem homologar e certificar que o médico e o enfermeiro estão aptos a fazer o resgate. Queremos aumentar o leque de pessoas treinadas”, declarou Leonardo.

 

Matérias Relacionadas
- Zona Norte do Recife recebeu ação de combate à hanseníase
- Carnaval Animal movimentará feira de adoção de cães e gatos no próximo sábado no Cordeiro
- Moradores da Cohab receberão mutirão de combate a dengue nesta sexta-feira
- Samu Recife fará simulação de atendimento de múltiplas vítimas no Centro do Recife
- Dia do Espelho encerra comemorações pelo Dia Mundial da Luta Contra a hanseníase
- Amigas do Peito contempla usuárias da USF Rio da Prata no Ibura
- Saúde realiza ações de combate a Hanseníase na Zona Norte do Recife
- Profissionais do Samu Recife recebem capacitação para tripular aeronaves
- Combate ao mosquito da dengue ganha reforços no Recife
- Combate à dengue no Recife contará com reforço a partir desta quarta-feira
- População atende a chamado e participa da comemoração pelo Dia de Luta Contra a Hanseníase
- Período de tempo instável requer maior cuidado com a dengue
- Ação de combate à hanseníase beneficia usuários do PACS Bidu Krause e Jardim São Paulo
- Profissionais do Samu Metropolitano do Recife participam de missão humanitária no Acre
- Saúde realiza ação de combate à hanseníase na Mangueira
- Prefeitura do Recife comemora Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase
- Prefeitura comemora Dia do Farmacêutico na Zona Norte do Recife
- Faixa etária para vacinação da Hepatite B será ampliada no Recife
- Dia do Farmacêutico será comemorado na Zona Norte do Recife
- Recife amplia a oferta de medicamentos na rede municipal com a inclusão de fitoterápicos


Enviar    Imprimir