Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAMU RECIFE FARÁ SIMULAÇÃO DE ATENDIMENTO DE MÚLTIPLAS VÍTIMAS NO CENTRO DO RECIFE
00:00 Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2012

Grande ação no sábado (04) será exercício para possíveis ocorrências no Galo da Madrugada, que funcionará como evento-teste para a Copa de 2014
 
Por Larissa Correia
 
A Prefeitura do Recife promoverá neste sábado (04), a partir das 14h, uma simulação de atendimento clínico de desastre. A ação ocorrerá na Avenida Dantas Barreto, bairro de São José, e será coordenada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192). A iniciativa é uma preparação para o 35o cortejo do Galo da Madrugada, no próximo dia 18, evento que reúne mais de 1,5 milhão de pessoas. A mobilização conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS) e Universidade de Pernambuco (UPE).
 
“Nossa intenção é criar um cenário que se aproxime o máximo possível da realidade que encontraremos no dia do desfile do clube de máscaras, no Sábado de Zé Pereira. A cada ano, aperfeiçoamos ainda mais a estrutura disponibilizada para dar suporte à população, mas prevenção nunca é demais. Por isso, precisamos e queremos estar preparados tanto para as pequenas demandas como para situações de grande amplitude, que exijam uma logística maior”, apontou o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.
 
De acordo com o gestor, a atividade do sábado funcionará como um pré-teste para a estrutura que será disponibilizada pela Prefeitura durante o Galo da Madrugada. O próprio desfile da agremiação servirá de evento-teste para a Copa do Mundo de 2014. “Nosso exercício será acompanhado pela Câmara Técnica da Copa do Mundo, que avaliará as ações de saúde que desenvolveremos para atender o público durante o campeonato internacional”, acrescentou o titular da pasta municipal.
 
Para a simulação, será reproduzida a capotagem de um trio elétrico sobre foliões que o acompanhavam. O falso desastre ocorrerá na altura do Pátio do Carmo, área onde funcionará um posto avançado do Samu no ‘Dia do Galo’. A colocação de um veículo verdadeiro na via permitirá aos participantes dimensionar melhor cada intervenção. Ao todo, serão 30 vítimas fictícias. Elas encenarão sofrer com complicações passíveis de ocorrer numa situação real, como fraturas, sangramentos, escoriações, hematomas, sinais de pisoteamento, crises de pânico e afins, bem como óbitos.
 
Cerca de 70 pessoas estão diretamente envolvidas na simulação deste sábado, de atores e profissionais de saúde a soldados do Corpo de Bombeiros e agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), entre outros. Da frota do Samu Recife, serão utilizados dois helicópteros, um pactuado com a PRF e outro com a SDS; quatro ambulâncias, duas delas com UTI móvel; e duas motolâncias, além de uma Kombi – ‘representando’ o transporte de vítimas por populares. O Corpo de Bombeiros também disponibilizará duas viaturas de resgate.
 
“Durante o simulado, avaliaremos a atuação dos postos avançados do Samu Metropolitano do Recife em eventos de grande porte. Pela primeira vez no Carnaval, colocaremos em uso o kit para desastres, idealizado para atendimento em massa, que inclui a utilização de lonas coloridas para a classificação do estado clínico das vítimas. Essa triagem é fundamental para otimizar o fluxo da assistência segundo protocolos estabelecidos, adiantando o acolhimento e acelerando a assistência de acordo com a gravidade de cada caso”, comentou o coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.
 
Os preparativos para o simulado terão início logo cedo. Às 9h, na sede do Samu, na Boa Vista, haverá uma reunião entre as equipes de saúde e atores. No encontro, os participantes serão orientados sobre o papel de cada um no exercício. Depois, começará a maquiagem das vítimas fictícias. A maior parte das caracterizações é simples, mas algumas exigirão um nível maior de trabalho, a exemplo das escoriações, traumas e lesões.
 
Trânsito - Por causa do simulado, a partir das 13h, a CTTU interditará a pista principal da Avenida Dantas Barreto na altura da Avenida Nossa Senhora do Carmo. A circulação dos veículos ocorrerá pela pista da esquerda da Dantas Barreto, de tráfego misto, até a liberação da via principal, por volta das 17h. Agentes da Companhia estarão no local para monitorar o trânsito e apoiar o trabalho das equipes de saúde.
 
Prévia –
Nesta sexta-feira (03), a partir das 9h, representantes dos órgãos envolvidos na simulação estarão na Avenida Dantas Barreto para checar as condições do local no que se refere à mobilização do sábado (04). Um dos pontos a serem observados é a possibilidade de os helicópteros do Samu Recife pousarem na própria avenida, ao longo do exercício como, em caso de necessidade, durante o desfile do Galo da Madrugada.

Matérias Relacionadas
- Grande simulação capacita médicos e enfermeiros do Samu Recife para o resgate aeromédico
- Zona Norte do Recife recebeu ação de combate à hanseníase
- Carnaval Animal movimentará feira de adoção de cães e gatos no próximo sábado no Cordeiro
- Moradores da Cohab receberão mutirão de combate a dengue nesta sexta-feira
- Dia do Espelho encerra comemorações pelo Dia Mundial da Luta Contra a hanseníase
- Amigas do Peito contempla usuárias da USF Rio da Prata no Ibura
- Saúde realiza ações de combate a Hanseníase na Zona Norte do Recife
- Profissionais do Samu Recife recebem capacitação para tripular aeronaves
- Combate ao mosquito da dengue ganha reforços no Recife
- Combate à dengue no Recife contará com reforço a partir desta quarta-feira
- População atende a chamado e participa da comemoração pelo Dia de Luta Contra a Hanseníase
- Período de tempo instável requer maior cuidado com a dengue
- Ação de combate à hanseníase beneficia usuários do PACS Bidu Krause e Jardim São Paulo
- Profissionais do Samu Metropolitano do Recife participam de missão humanitária no Acre
- Saúde realiza ação de combate à hanseníase na Mangueira
- Prefeitura do Recife comemora Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase
- Prefeitura comemora Dia do Farmacêutico na Zona Norte do Recife
- Faixa etária para vacinação da Hepatite B será ampliada no Recife
- Dia do Farmacêutico será comemorado na Zona Norte do Recife
- Recife amplia a oferta de medicamentos na rede municipal com a inclusão de fitoterápicos


Enviar    Imprimir