Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

MUTIRÃO DA DENGUE TOMOU AS RUAS DA COHAB, ZONA SUL DO RECIFE NESTA SEXTA-FEIRA
00:00 Sexta-feira, 3 de Fevereiro de 2012

Mais de 170 agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) estiveram reunidos numa força-tarefa

Por Tádzio Estevam

Durante esta sexta (03) mais de 170 Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces), vinculados à Secretaria de Saúde do Município, percorreram mais de 5 mil residências e estabelecimentos comerciais no bairro da COHAB, Zona Sul do Recife, numa verdadeira varredura, que teve o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue. A força tarefa atuou nas comunidades das URs 01, 02, 03, Três Carneiros, Jardim Monte Verde, Pantanal, Vila dos Milagres, Parque dos Milagres e 27 de Novembro.

Logo no início da manhã, o grupo de 135 agentes contratados na última quarta-feira (01) se uniu aos asaces do bairro na Praça da Vitória e de lá saíram para o combate. Divididos em três grandes grupos, eles abordaram a população que abriu as portas para receber fiscalização e a receber a aplicação de larvicidas em depósitos, caixas d’água, cisternas e outros recipientes que armazenavam água. Os agentes também eliminaram pequenos focos e trataram os de maior proporção.

A escolha do bairro se deu pela quantidade de casos de acordo com os últimos números divulgados pela Gerência de Epidemiologia do Recife. Segundo a estatística, os números revelaram um acréscimo dos casos notificados e confirmados da doença nestes primeiros dias do ano, 45 e 10 respectivamente. O assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa, explica a incidência. “Esta área requer mais atenção por conta do armazenamento de água para consumo, o que torna a proliferação do mosquito extremamente propícia. Por isso estamos reforçando a área por conta dessas notificações. Hoje é um dia de varredura para que a gente intensifique o combate e sensibilize a comunidade, uma vez que 80% dos focos estão dentro das casas”, disse.

Durante a mobilização, os agentes distribuíram material informativo e aplicaram larvicida biológico ou descartaram possíveis criadouros do mosquito. Um exemplo disso aconteceu na residência do aposentado Leonardo Andrade, morador da rua Rio Javari, na UR 01. No local, os agentes puderam identificar alguns focos do mosquito e aplicaram o larvicida. “Apesar de ninguém da minha casa ter tido dengue, essa ação da prefeitura é muito importante. Eu não sabia que tinha focos do mosquito na minha residência. Graças aos agentes que puderam identificá-los agora eles não existirão mais”, comentou. Os asaces também contaram com a ajuda dos agentes comunitários de Saúde, que já realizam ações de sensibilização no dia a dia.

Dicas – O Aedes aegypti deposita seus ovos em locais onde exista água parada e sem proteção, como baldes, tonéis, caixas d’água e até lixo. Por isso, é importante que a população cuide, principalmente, dos reservatórios de água para consumo, e procure colaborar com os horários de coleta do lixo na região onde mora. Caso a pessoa apresente sintomas como febre e vômito, encontre machas vermelhas pelo corpo ou sinta dores nas articulações e no abdômen, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa o quanto antes.

Quem quiser tirar dúvidas sobre os cuidados com a dengue, pode ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone - 0800.281.1520, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- Samu Recife vistoria área que receberá simulado de atendimento a desastre neste sábado
- Grande simulação capacita médicos e enfermeiros do Samu Recife para o resgate aeromédico
- Zona Norte do Recife recebeu ação de combate à hanseníase
- Carnaval Animal movimentará feira de adoção de cães e gatos no próximo sábado no Cordeiro
- Moradores da Cohab receberão mutirão de combate a dengue nesta sexta-feira
- Samu Recife fará simulação de atendimento de múltiplas vítimas no Centro do Recife
- Dia do Espelho encerra comemorações pelo Dia Mundial da Luta Contra a hanseníase
- Amigas do Peito contempla usuárias da USF Rio da Prata no Ibura
- Saúde realiza ações de combate a Hanseníase na Zona Norte do Recife
- Profissionais do Samu Recife recebem capacitação para tripular aeronaves
- Combate ao mosquito da dengue ganha reforços no Recife
- Combate à dengue no Recife contará com reforço a partir desta quarta-feira
- População atende a chamado e participa da comemoração pelo Dia de Luta Contra a Hanseníase
- Período de tempo instável requer maior cuidado com a dengue
- Ação de combate à hanseníase beneficia usuários do PACS Bidu Krause e Jardim São Paulo
- Profissionais do Samu Metropolitano do Recife participam de missão humanitária no Acre
- Saúde realiza ação de combate à hanseníase na Mangueira
- Prefeitura do Recife comemora Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase
- Prefeitura comemora Dia do Farmacêutico na Zona Norte do Recife
- Faixa etária para vacinação da Hepatite B será ampliada no Recife


Enviar    Imprimir