Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SALA NORDESTE RECEBE OBRAS DE DERLON
00:00 Sexta-feira, 3 de Fevereiro de 2012

Ilustrações foram criadas originalmente para o encarte do CD da banda Mundo Livre S/A e ficam em cartaz até o final de fevereiro

Foi inaugurada nesta quinta-feira (02), na Sala Nordeste, no Bairro do Recife, a exposição individual A Fumaça do Pajé - O novo Mundo Livre, um conjunto de ilustrações e desenhos do artista plástico Derlon, a partir da arte desenvolvida para o mais novo disco da banda Mundo Livre S/A. A exposição, que fica em cartaz até o dia 29 de fevereiro, é produzida pela Nuvem Produções e conta com apoio do Ministério da Cultura, da Prefeitura do Recife, do Centro Cultural Banco do Nordeste e da Zero Neutro Produções.“Esse trabalho dá visibilidade à relação íntima que existe entre as artes plásticas e o Mangue Beat há muito tempo. Além disso, realça tanto o talento de Derlon, quanto o da Mundo Livre S/A”, afirmou o secretário de Cultura, Renato L, que foi conferir a mostra. O evento também contou com a presença da presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix; e do músico e líder da banda Mundo Livre S/A, Fred 04. 

A obra tem como inspiração o universo da biopirataria, do copyleft, da conectividade, da cibertecnologia e do meio ambiente, temas presentes em Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa, disco mais recente da Mundo Livre S/A. As ilustrações do disco, com parte dos personagens da etnia Toshi Babaa, no entanto, não ficaram restritas ao encarte físico do CD. Dando asas à imaginação e com ajuda natural de seu talento, Derlon criou uma mitologia visual em cima do conceito do disco que se expandiu para imagens que podem ser vistas no site da banda e agora também na exposição.

Eu já tinha esse objetivo de juntar o meu trabalho com outro tipo de arte, então esse convite veio em ótima hora. O nome da banda por si só abre uma janela enorme de possibilidades, então, sem dúvida, foi um prazer imenso mergulhar nisso e agora ver o resultado final exposto aqui”, disse Derlon. “É uma junção muito feliz. Derlon tem traços fortes, marcantes e a sua imersão nas nossas ideias, na nossa música, nos enche de satisfação”, comentou Fred 04, da banda Mundo Livre S/A.

O preto e o branco da obra e da arte de Derlon se relaciona a um universo binário (de 0 e 1), onde os indivíduos vivem em uma sociedade interconectada ou interdependente da tecnologia. Da mesma forma que as letras de Fred 04 provocam uma analogia da vida tradicional com um pós-futuro cibernético, a arte de Derlon instiga ainda mais estas visões com pajés e curumins ligados em monitores e átomos plugados via USB. Toda esta inventividade reunida só poderia resultar em um trabalho acima de qualquer receio, com um disco para ouvir e uma exposição pronta para ser vista e revista.

O trabalho de Derlon une o erudito com o popular e nos faz enxergar que o grafite já não é mais marginalizado como antigamente. Um exemplo disso é chegar num restaurante como o de Alex Atala, em São Paulo, e se deparar com uma obra desse artista. Tem muita coisa boa pra ser vista por aí”, opinou o técnico no combate ao álcool e drogas, Flávio Campos.

Artista - Foi em busca da identidade que Derlon, a partir de pesquisas sobre a xilogravura popular e a street art, desenvolveu obras com a influência da fundição desses dois gêneros da arte popular, estendendo os dois campos de atuação e subvertendo ambos os meios. Desta maneira, desenvolve uma arte urbana com grafite e cartazes, apropriando-se da estética da xilogravura para criar uma simbiose da intervenção urbana. Seu trabalho pode ser visto em paineis e muros pelo Recife e em trabalhos realizados em exposições e galerias de arte em diversas ocasiões.

Serviço:

“A Fumaça do Pajé - O novo Mundo Livre”
Exposição de Derlon
Visitação: até 29 de fevereiro 2012
Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e domingos, das 14h às 18h
Local: Sala Nordeste, Rua Bom Jesus, 237, Bairro do Recife
Informações: (81) 3117.8442/ 3117.8430
Entrada Franca

Matérias Relacionadas
- Cinema Apolo inicia programação de 2012
- Prévias vão sacudir o Bairro do Recife no final de semana
- O frevo entra na roda neste domingo (05)
- Jornalistas contratados pela FIFA gravam na Escola de Frevo
- Fevereiro começa com novos ensaios de Naná Vasconcelos com as nações de baque virado
- PCR divulga selecionados para 3ª etapa do Projeto Agentes de Leitura
- Escolhidas as seis bandas finalistas do Festival Pré AMP
- Final do concurso de passista do Recife esbanja talento e criatividade
- Rei e Rainha do Carnaval do Recife serão escolhidos neste domingo (29)
- Grande público fez Pátio de São Pedro ferver durante concursos carnavalescos
- Final de semana de lirismo no Bairro do Recife
- Roda de Frevo anima o Marco Zero neste domingo (29)
- Culturas do Brasil e do Mundo se encontram no Carnaval do Recife 2012
- Teatros municipais despedem-se do Janeiro de Grandes espetáculos
- Eliminatória do Concurso Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2012 bate recorde de candidatos
- Festival Pré AMP começa nesta quinta (26)
- Maracatus ensaiam para abertura do Carnaval do Recife
- Rec-Beat anuncia programação do Polo Mangue
- Prefeitura do Recife realiza concursos de porta-estandarte, mestre-sala, porta-bandeira e passistas
- Começa nesta terça-feira a disputa de Rei e Rainha do Carnaval 2012


Enviar    Imprimir