Atalhos de navegação:

    Educação, Esporte e Lazer     Segundo dia de Formação Continuada de Educadores discutiu Políticas Públicas de Ensino Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

SEGUNDO DIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DISCUTIU POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO
18:03 Sexta-feira, 3 de Fevereiro de 2012

As relações etnicorraciais e o Projeto “Olhar Recife” estiveram na pauta de discussão das políticas já consolidadas da PCR

Cerca de 6 mil servidores da Rede Municipal de Ensino estiveram reunidos durante toda esta sexta-feira (03) no segundo e último dia do seminário de formação dos professores e gestores da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife (Seel). As reuniões iniciaram ontem (02) por ocasião da Abertura Oficial do Ano Letivo 2012. Na pauta das discussões, as Políticas Públicas de Educação do Recife foram debatidas em cinco espaços da Cidade, tendo como objetivo nortear e qualificar os gestores e educadores sobre a abordagem dos assuntos que vão ser trabalhadas durante todo o Ano Letivo, como as questões etnicorraciais, de inclusão social, de gêneros, dentre outras.

No Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, cerca de mil educadores, entre dirigentes de escolas, professores e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) assistiram a palestras ministradas pela equipe técnico-pedagógica da Seel. Na ocasião, foram reforçadas a importância da criação de um documento para orientar as propostas que devem ser incluídas nas Políticas Públicas desse ano.

A componente do Grupo de Trabalho na Educação e Relações Etnicorraciais (Geterê), Tárcia Regina, defende a inserção, no currículo escolar, das demandas sociais que não eram valorizadas na escola anteriormente. “A partir dos movimentos sociais, da aprovação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, a criação do grupo Geterê possibilita o atendimento das demandas atuais da escola e comunidade sobre a questão das diferenças raciais”, ressaltou Tárcia.

Outro tema presente foi o projeto “Olhar Recife”, ação conjunta da Seel e Secretaria Municipal de Saúde que identifica e corrige problemas visuais em estudantes da Rede Municipal, facilitando o acesso a consultas oftalmológicas e a óculos corretivos, garantindo toda linha de cuidado inclusive o de reabilitação visual. “Pude observar que o projeto vem sendo discutido nas reuniões de proposta pedagógica da Rede, desde o ano passado, e priorizando as necessidades reais dos estudantes”, afirmou durante o encontro a professora Zeneide Soares, da Creche Ame as Crianças, na RPA-02.

Matérias Relacionadas
- Abertura do Ano Letivo 2012: Gestores da Educação Infantil fazem formação no Paulo Freire
- Prefeitura divulga listão da 1ª etapa do concurso de professor
- Cursos Profissionalizantes da Prefeitura recebem mais de 13 mil inscrições
- Seel inicia capacitação de manipuladores de alimentos da Rede Municipal
- Secretaria de Educação doa materiais para Hospital do Câncer e trapeiros
- Seel capacita merendeiras da Rede Municipal
- Educadores e gestores da Seel fazem capacitação no Projeto Uerê
- Prefeitura prorroga o prazo de matrículas para o ano letivo de 2012
- Escola de Verão desenvolve saberes dos estudantes do Recife
- Inscrições para as 12 mil vagas em cursos profissionalizantes no Recife terminam nesta terça
- Secretaria de Educação divulga as novidades do Calendário do Ano Letivo 2012
- Férias: descanso para os pais, atividades para os estudantes
- Inscrições para cursos profissionalizantes da PCR começam hoje
- Secretárias municipais apresentam Balanço da Gestão para servidores da Educação
- Escolas
- Prefeitura do Recife abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Secretaria de Educação prepara escolas municipais para volta às aulas
- Concurso para Professor I e ADI é neste domingo
- Concurso para professor municipal do Recife já tem 24 mil inscritos
- Secretaria de Educação inicia 2012 com formação para professores


Enviar    Imprimir