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Educação, Esporte e Lazer

SEGUNDO DIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DISCUTIU POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO
18:03 Sexta-feira, 3 de Fevereiro de 2012

As relações etnicorraciais e o Projeto “Olhar Recife” estiveram na pauta de discussão das políticas já consolidadas da PCR

Cerca de 6 mil servidores da Rede Municipal de Ensino estiveram reunidos durante toda esta sexta-feira (03) no segundo e último dia do seminário de formação dos professores e gestores da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife (Seel). As reuniões iniciaram ontem (02) por ocasião da Abertura Oficial do Ano Letivo 2012. Na pauta das discussões, as Políticas Públicas de Educação do Recife foram debatidas em cinco espaços da Cidade, tendo como objetivo nortear e qualificar os gestores e educadores sobre a abordagem dos assuntos que vão ser trabalhadas durante todo o Ano Letivo, como as questões etnicorraciais, de inclusão social, de gêneros, dentre outras.

No Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, cerca de mil educadores, entre dirigentes de escolas, professores e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) assistiram a palestras ministradas pela equipe técnico-pedagógica da Seel. Na ocasião, foram reforçadas a importância da criação de um documento para orientar as propostas que devem ser incluídas nas Políticas Públicas desse ano.

A componente do Grupo de Trabalho na Educação e Relações Etnicorraciais (Geterê), Tárcia Regina, defende a inserção, no currículo escolar, das demandas sociais que não eram valorizadas na escola anteriormente. “A partir dos movimentos sociais, da aprovação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, a criação do grupo Geterê possibilita o atendimento das demandas atuais da escola e comunidade sobre a questão das diferenças raciais”, ressaltou Tárcia.

Outro tema presente foi o projeto “Olhar Recife”, ação conjunta da Seel e Secretaria Municipal de Saúde que identifica e corrige problemas visuais em estudantes da Rede Municipal, facilitando o acesso a consultas oftalmológicas e a óculos corretivos, garantindo toda linha de cuidado inclusive o de reabilitação visual. “Pude observar que o projeto vem sendo discutido nas reuniões de proposta pedagógica da Rede, desde o ano passado, e priorizando as necessidades reais dos estudantes”, afirmou durante o encontro a professora Zeneide Soares, da Creche Ame as Crianças, na RPA-02.

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