Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SECRETÁRIO DE CULTURA PRESTIGIA ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS DO BANHISTAS DO PINA
00:00 Sábado, 4 de Fevereiro de 2012

Por Fábio Liberal

Fundado em fevereiro de 1932, o Bloco Carnavalesco Misto Banhistas do Pina , na noite de ontem (03), 80 anos de uma existência dedica ao Carnaval. A festa de aniversário, que aconteceu no salão da agremiação, no bairro do Pina, contou com a presença considerável da velha guarda do bloco e da comunidade como um todo, que dançaram ao som da Orquestra de Banhistas e da Orquestra de Mulheres de Pernambuco. Ao redor do bolo, eles cantaram parabéns com o mesmo lirismo que marca o repertório da agremiação. A data histórica foi prestigiada por figuras ilustres do reinado momesco, como Claudionor Germano e Getúlio Cavalcante, este último é quem assina a composição de “Último Regresso”, hino dos Banhistas. 
 
O secretário de Cultura, Renato L, também marcou presença no evento e enalteceu a força do Carnaval do Recife tomando os Banhistas como exemplo. “Além do artista plástico José Cláudio e do músico Alceu Valença, o Carnaval deste ano irá reverenciar a história de agremiações tradicionais. O Banhistas do Pina, que hoje comemora essa data tão importante, será uma delas, junto com o Batutas de São José. Iremos entregar para as agremiações uma placa no Dia do Frevo. Não podia ser diferente, os blocos são a alma do folião. Eles são uma prova irrefutável da vitalidade do nosso carnaval”, disse o responsável pela pasta de Cultura.

Segundo o presidente da agremiação, Lindival Oliveira Leite, de 76 anos, ou Vavá de Banhistas, como é conhecido, os 80 anos do bloco representam a enorme paixão da comunidade pelo carnaval. “Não é simples manter um bloco de carnaval por tanto tempo. Fazemos isso simplesmente porque amamos essa festa e tudo que ela envolve. Minha mãe foi uma das fundadoras desse bloco, o que me faz um Banhista antes mesmo de nascer”, brincou o carnavalesco. A agremiação, que adota as cores azul e branca em reverência a Nossa Senhora da Conceição, padroeira sentimental do Recife, tem aproximadamente 200 integrantes e um histórico de 24 conquistas de campeonatos, incluindo três na 1ª Categoria e dois no Grupo Especial.  
 
História do Batutas - No dia 3 de fevereiro de 1932 um grupo de pescadores, estivadores e lavadeiras saiu pelas ruas do Pina, na Zona Sul do Recife entoando músicas de serenata. Chegou a ser batizado com o nome Amadores, Jangadeiros, Veranistas até denominar-se Banhistas do Pina. O bloco tem a jangada como símbolo, numa alusão ao próprio local onde foi gerado, ou seja, no Litoral do Recife.
Matérias Relacionadas
- Ocupação Moda Cultural promove a criatividade e a economia da folia
- Babi Jaques e os Sicilianos levam prêmio do Pré AMP 2012
- Sala Nordeste recebe obras de Derlon
- Cinema Apolo inicia programação de 2012
- Prévias vão sacudir o Bairro do Recife no final de semana
- O frevo entra na roda neste domingo (05)
- Jornalistas contratados pela FIFA gravam na Escola de Frevo
- Fevereiro começa com novos ensaios de Naná Vasconcelos com as nações de baque virado
- PCR divulga selecionados para 3ª etapa do Projeto Agentes de Leitura
- Escolhidas as seis bandas finalistas do Festival Pré AMP
- Final do concurso de passista do Recife esbanja talento e criatividade
- Rei e Rainha do Carnaval do Recife serão escolhidos neste domingo (29)
- Grande público fez Pátio de São Pedro ferver durante concursos carnavalescos
- Final de semana de lirismo no Bairro do Recife
- Roda de Frevo anima o Marco Zero neste domingo (29)
- Culturas do Brasil e do Mundo se encontram no Carnaval do Recife 2012
- Teatros municipais despedem-se do Janeiro de Grandes espetáculos
- Eliminatória do Concurso Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2012 bate recorde de candidatos
- Festival Pré AMP começa nesta quinta (26)
- Maracatus ensaiam para abertura do Carnaval do Recife


Enviar    Imprimir