Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE PRÉVIAS CARNAVALESCAS DO PÁTIO DE SÃO PEDRO E DO BAIRRO DO RECIFE
00:00 Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2012

Atrações de todos os ritmos vão esquentar o Pátio de São Pedro, a Rua da Moeda, o Marco Zero e a Praça do Arsenal a partir desta sexta-feira (10)

Depois de vários finais de semana ao som de frevo, maracatu e afoxés, o Bairro do Recife entra de vez no clima do Carnaval Multicultural. A partir desta sexta-feira (10) todos os ritmos se misturam num chamado para a folia que antecede a festa de rua mais democrática do mundo, o Carnaval Multicultural do Recife. Durante o final de semana clubes de frevo, nações de maracatu, tribos de índios, bandas de reggae, encontro de bois, afoxés e escolas de samba se distribuem entre o Pátio de São Pedro, a Rua da Moeda, o Marco Zero e a Praça do Arsenal, abrindo a programação de prévias da semana pré-carnavalesca. Acesse o site www.carnavaldorecife.com.br

No Pátio de São Pedro, a folia começa às 19h desta sexta-feira (10) com apresentações de passistas do Grupo Luardat, que farão evoluções ao som da Orquestra Raízes do Pinho. A festa ainda conta com desfiles da Tribo de Índio Tabajara de Goiana e da Escola de Samba Unidos do Skalab e shows do sambista Jorge Riba e da cantora de MPB Andréa Luiza, que encerram a noite. No sábado (11), o Pátio abrigo Encontro de Bois, às 15h, e Baile Popular, às 19h, com a Orquestra Super Pop e passistas do Balé Brincantes. O samba toma conta do Pátio no domingo (12), com o ensaio geral das baterias das escolas Galeria do Ritmo, Deixa Falar e Gigante do Samba, a partir das 17h.

Um dos pontos mais agitados do Bairro do Recife, a Rua da Moeda também vai ferver já na sexta-feira (10), com os toques dos tambores dos maracatus durante o ensaio da abertura do Carnaval com o percussionista Naná Vasconcelos, a partir das 19h. Participam do ensaio os maracatus Nação Encanto do Pina, Nação Gato Preto, Nação Aurora Africana e ainda o Bloco de Samba Anarquistas do Bole Bole, Afoxé Yamin Balé Gilê e Projeto Recife é Samba como convidados especiais. O Festival Pré no Reggae será a grande atração no sábado (11), às 21h, e no domingo (12), às 18h.

Já o folião que optar pela Praça do Arsenal, no mesmo bairro, também terá muito o que ver e curtir. Já na sexta-feira (10) o Projeto Diversidade Percussiva vai fazer todo mundo entrar no ritmo do batuque do Afoxé Alafin Oyó, A Cabra Alada e dos grupos Corpos Percussivos, Quebra Baque e AfôJubá, a partir das 19h. Em seguida os tambores darão vez aos instrumentos de pau e corda do bloco lírico O Bonde, que se apresenta antes da show de lançamento do CD do Festival de Músicas Carnavalescas do Recife 2011/2012, no palco da praça, por volta das 21h.

No sábado (11) o clima promete esquentar no Bairro do Recife ainda mais com a primeira prévia do Encontro de Afoxés, que chega em cortejo às 18h na Praça do Arsenal. Os afoxés se concentram às 16h na Avenida Rio Branco. Finalmente no domingo (12), primeiro dia da Semana Pré, a grande atração é a 3ª Prévia da Noite dos Tambores Silenciosos, que a partir das 16h, reúne 15 nações de maracatus de baque virado, também na Avenida Rio Branco. Enquanto isso, também às 16h, no Marco Zero, passistas da Cia. Estrelando no Passo e a Orquestra de Frevo Tangarás realizam Roda de Frevo, mostrando os principais passos da dança e o ritmo mais tradicional do carnaval pernambucano.

Site www.carnavaldorecife.com.br

Matérias Relacionadas
- Recife festeja o Dia do Frevo
- Blocos dos Círculos Populares já estão na rua
- CTTU bloqueia trecho da Guararapes para montagem de estruturas do Carnaval
- Prévias do Encontro de Afoxés e da Noite dos Tambores Silenciosos esquentam o fim de semana
- PCR capacita locutores que atuarão no Carnaval Multicultural do Recife 2012
- Relação de profissionais da imprensa credenciados para o Carnaval do Recife será publicada nesta quarta (8)
- Grife do Carnaval Multicultural do Recife apresenta coleção baseada nas pinturas do artista plástico José Cláudio
- Fundação de Cultura lança publicação sobre os blocos Banhistas do Pina e Batutas de São José
- Maracatus ensaiam com Naná Vasconcelos para abertura do Carnaval do Recife
- Terça Negra antecipa o Carnaval do Pátio de São Pedro
- Foliões e agremiações esquentam as prévias no Bairro do Recife
- Moda contemporânea made in Pernambuco
- Secretário de Cultura prestigia aniversário de 80 anos do Banhistas do Pina
- Ocupação Moda Cultural promove a criatividade e a economia da folia
- Babi Jaques e os Sicilianos levam prêmio do Pré AMP 2012
- Sala Nordeste recebe obras de Derlon
- Cinema Apolo inicia programação de 2012
- Prévias vão sacudir o Bairro do Recife no final de semana
- O frevo entra na roda neste domingo (05)
- Jornalistas contratados pela FIFA gravam na Escola de Frevo


Enviar    Imprimir