Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR CAPACITA LOCUTORES QUE ATUARÃO NO CARNAVAL MULTICULTURAL DO RECIFE 2012
11:38 Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2012

Nas palestras foram apresentados os projetos realizados pela gestão municipal durante os Dias de Momo e dadas orientações de cuidados com a voz e atuação no palco

A Prefeitura do Recife (PCR) realizou, na manhã desta quarta-feira (08), uma oficina voltada para os locutores que atuarão nos polos centralizados e descentralizados durante o Carnaval Multicultural do Recife 2012. Promovida pela Secretaria Especial de Relações com a Imprensa, por meio da Diretoria de Rádio, em parceria com a Fundação de Cultura do Recife (FCCR), a capacitação, que foi realizada no Auditório Capiba, 15º andar do edifício-sede da PCR, teve como objetivo apresentar os projetos realizados pela gestão municipal durante os Dias de Momo e dar orientações sobre como cuidar da voz e atuar no palco. As palestras foram ministradas pela fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest), Maria Taciana Carneiro Leão, e pelo jornalista e apresentador, Hugo Esteves.

Buscamos qualificar cada vez mais o Carnaval; torná-lo mais profissional e interativo com a população e os turistas. É fundamental quem está no palco conhecer bem a política da gestão para que saiba conduzir a festa de acordo com ela e evitar algumas atitudes, como, por exemplo, não tocar musicas com mensagens de desrespeito à integridade das mulheres”, disse a diretora de Rádio e Comunicação Popular, Dulce Melo.

Os gestores da PCR apresentaram ações, programas e projetos promovidos por diversas secretarias da PCR, como a da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, a fim de garantir a qualidade dos alimentos, capacitando quem vende e quem compra; a do Procon-Recife, que atenta para os possíveis abusos de comerciantes; e a da Dircon, que visa ordenar a estrutura do evento.

Para a fonoaudióloga do Cerest, Maria Taciana Carneiro Leão, é preciso que o diário cuidado com a voz seja redobrado nos dias de uso excessivo, para evitar a falha. “O locutor deve ficar atento para quando houver desgaste fazer repouso vocal absoluto, não emitir nenhum tipo de som. A hidratação também é muito importante, pois a lubrificação com água em temperatura ambiente serve como um amortecedor de impacto e evita o ressecamento da mucosa e a consequente irritação. Outra dica é a postura adequada, a cabeça deve estar sempre reta ou um pouco mais baixa”, exemplificou a especialista.

Já o jornalista Hugo Esteves deu sugestões sobre como atuar de forma adequada no palco. “É preciso, antes de qualquer coisa, respeitar e ter animação com o público seja ele de 15 ou dez mil pessoas. O locutor não deve, de forma alguma, dar opinião, nem incentivar tumultos, como perguntar pelos times de futebol, promover concurso de dança ou mesmo opinar qual a melhor atração. O ideal é que fale da programação, dos patrocinadores e até mesmo dos artistas e bandas; não custa nada fazer uma busca na internet”, propôs o apresentador.

Matérias Relacionadas
- Prévias do Encontro de Afoxés e da Noite dos Tambores Silenciosos esquentam o fim de semana
- Relação de profissionais da imprensa credenciados para o Carnaval do Recife será publicada nesta quarta (8)
- Grife do Carnaval Multicultural do Recife apresenta coleção baseada nas pinturas do artista plástico José Cláudio
- Fundação de Cultura lança publicação sobre os blocos Banhistas do Pina e Batutas de São José
- Maracatus ensaiam com Naná Vasconcelos para abertura do Carnaval do Recife
- Terça Negra antecipa o Carnaval do Pátio de São Pedro
- Foliões e agremiações esquentam as prévias no Bairro do Recife
- Moda contemporânea made in Pernambuco
- Secretário de Cultura prestigia aniversário de 80 anos do Banhistas do Pina
- Ocupação Moda Cultural promove a criatividade e a economia da folia
- Babi Jaques e os Sicilianos levam prêmio do Pré AMP 2012
- Sala Nordeste recebe obras de Derlon
- Cinema Apolo inicia programação de 2012
- Prévias vão sacudir o Bairro do Recife no final de semana
- O frevo entra na roda neste domingo (05)
- Jornalistas contratados pela FIFA gravam na Escola de Frevo
- Fevereiro começa com novos ensaios de Naná Vasconcelos com as nações de baque virado
- PCR divulga selecionados para 3ª etapa do Projeto Agentes de Leitura
- Escolhidas as seis bandas finalistas do Festival Pré AMP
- Final do concurso de passista do Recife esbanja talento e criatividade


Enviar    Imprimir