Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE ABRE CENTRAL DO CARNAVAL NO MARCO ZERO
00:00 Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2012

A Central do Carnaval começa a funcionar, nesta sexta-feira (10), com 16 serviços, no Armazém 12 (Marco Zero), às 18h. A inauguração contará com a presença do secretário de Turismo do Recife, André Campos, e terá show aberto ao público da Orquestra 100% Mulher. Toda a área será ambientada em sintonia com a decoração dos polos multiculturais, cujo projeto cenográfico é assinado pela Carlos Augusto Lira Arquitetos, realçando detalhes da vida e obra dos homenageados do Carnaval, Alceu Valença e José Cláudio. O espaço permanecerá aberto no período de 10 a 21 de fevereiro.

Na semana pré-carnavalesca (de 10 a 16/02), a Central vai funcionar das 16h às 22h, e durante o Carnaval (17 a 21), das 16h à meia-noite. No local, o folião encontra os serviços de achados e perdidos, informações turísticas, fraldário, maquiagem, customização de roupas, caixas eletrônicos, adereços e fantasias, arena gastronômica, recreação infantil, venda de CDs e DVDs, penteados, tatuagens de henna, distribuição de preservativos, coleta seletiva, atendimento à imprensa e delegacia interativa.

Na Arena Gastronômica, coordenada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o folião vai contar com uma praça de alimentação com lanches e refeições a preços populares. De 10 a 15/02, o espaço estará aberto diariamente das 16h às 23h. Já durante o Carnaval, a Arena passa a funcionar das 16h às 2h. Ao todo, serão nove quiosques: Natrielli, Donna Preta, Plim, Pronto Café, Bar da Fava, Confraria da Pizza, Espetinho da Ceça, Hakata e Empório Canto da Serra. O cardápio é variado, com opções de salgados, doces, cafés, pizzas e pratos mais elaborados.

A Central ainda disponibilizará atrações às crianças e para quem quer se vestir de acordo com a folia. No espaço infantil haverá cama elástica, boliche, mini-camarim, jogos, pinturas, basquete, piscina de bolas e pula-pula. Tudo sob a supervisão de recreadores e monitores capacitados. O lazer é destinado a crianças de 2 a 10 anos de idade. À venda na Central as peças da grife do Carnaval, com modelos criados pela estilista Bete Paes com figuras baseadas nas obras de José Cláudio, homenageado do Carnaval 2012.

Na Central do Carnaval funcionam também escritórios das secretarias e empresas da PCR que atuam no período da folia de Momo: secretarias de Saúde, Comunicação, Relações com a Imprensa, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Direitos Humanos, Especial da Mulher, Serviços Públicos e Fundação de Cultura. Funcionam na estrutura ainda a Coordenação do Carnaval e sala de imprensa para os jornalistas credenciados. Para as emissoras de TV e rádio, são oferecidos estúdios para transmissão do evento. Este ano, a novidade fica por conta do espaço destinado exclusivamente aos profissionais de mídias sociais.

Também é montado um camarote para receber artistas e convidados da Prefeitura do Recife. Na sexta-feira, a atração musical é a banda Samba de Luxo. No sábado é a vez da Fina Tonelada. Já no domingo, o conjunto Maravilha anima os convidados. Na segunda-feira é a vez de da banda Club Du Bem. E na terça-feira, Victor Camarote & Banda Arquibancada animam os foliões do camarote.

Serviços:

Informações Turísticas - Local onde os recifenses e turistas terão acesso a informações sobre a cidade e sua cultura, além da programação do Carnaval 2012;

Achados e Perdidos - Espaço para recebimento e devolução de documentos e objetos perdidos durante o Carnaval;

“Cuide-se”, não brinque sem camisinha - Estande reservado para a campanha de alerta sobre DST/AIDS;

Prodarte - Local onde artesãos cadastrados na Associação Brasileira de Prestadores de Serviços Artísticos (Prodarte) ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, comercializam fantasias e adereços;

Espaço de lazer Infantil - Espaço dedicado às crianças, com brinquedos infantis;

Fraldário - Com artigos de higiene e fraldas para bebês;

Loja da Grife do Carnaval - No local, o folião tem a oportunidade de comprar produtos com a marca e a decoração do Carnaval Multicultural do Recife, estampada em variadas peças;

Venda de CD’s e DVD’s - É um estande de comercialização de discos da cena musical pernambucana;

Foto na Hora - É um espaço em que foliões e turistas levam um registro da sua passagem no nosso carnaval;

Estande de Beleza - Espaço para produções de maquiagens, penteados afros e tatuagens;

Customização - Espaço para a produção de fantasias e adereços;

Arena Gastronômica - Em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), será oferecido um espaço de comedorias na Central;

Atendimento às mulheres - A Secretaria Especial da Mulher deslocará técnicas para atender a população feminina;

Orientação jurídica - Durante o período do Carnaval, a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã oferecerá o serviço de orientação jurídica para vítimas de casos de violações em direitos humanos, preenchimento e emissão do Boletim de Ocorrência através do sistema da Delegacia pela Internet destinado aos casos de roubo, furto e extravio de documentos e bens que não excedam o valor de 40 salários mínimos;

Coleta Seletiva - Uma equipe atuará em uma das salas da Central do Carnaval, no Marco Zero. Lá, os agentes ambientais disponibilizarão panfletos, cartilhas e orientações para ensinar a separação correta dos recicláveis (papel, plástico, metal e vidro).

Atendimento à imprensa - Este serviço terá acesso restrito aos profissionais que trabalharão na cobertura do evento. Serão disponibilizadas sala com computadores e áreas para produção de reportagens para TV, rádio e internet.

Matérias Relacionadas
- Nem Com Uma Flor é tema de sessão solene da Câmara dos Vereadores
- Prefeitura participa de seminário sobre Centro de Treinamento de Seleções
- PCR divulga lista de profissionais da imprensa credenciados para o Carnaval Multicultural
- Festival Pré no Reggae movimenta a Rua da Moeda
- Roda de Frevo promete agitar primeiro dia da semana pré-carnavalesca
- Prefeito visita instituições beneficiadas pelo Baile Municipal
- Prefeito entrega kits “Aluno nos Trinques” em escola municipal da Mustardinha
- PCR capacita comerciantes da comunidade do Pilar para o Carnaval
- Presidente da OAB elogia projeto de Lei Municipal da Ficha Limpa
- Prefeito envia à Câmara projeto de Lei da Ficha Limpa
- Cota única ou primeira parcela do IPTU do Recife vencem nesta sexta (10)
- PCR promove eleição do Rei e Rainha do Baile Municipal da Pessoa Idosa
- Bloco Nem Com Uma Flor é homenageado na Câmara dos Vereadores
- Mulheres batucam pelo fim da violência na Gigantes do Samba
- João da Costa inaugura nova Academia da Cidade em Areias
- Prefeito entrega escola revitalizada no bairro da Iputinga
- Prefeito anuncia projeto de Lei da Ficha Limpa
- João da Costa lança Operação Inverno 2012
- Recife avalia rota direta para Angola
- João da Costa inaugura 26ª Academia da Cidade em Areias


Enviar    Imprimir