Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITURA GARANTE SERVIÇOS PARA FOLIÕES DO 48° BAILE MUNICIPAL
19:28 Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2012

A mais tradicional prévia carnavalesca do Recife, o Baile Municipal, acontece no dia 11 de fevereiro, no Chevrolet Hall. Além de garantir uma programação com atrações como Samuel Rosa, Elba Ramalho, Lenine e Alceu Valença, a Prefeitura do Recife preparou um esquema de serviços para garantir mais conforto e acesso aos foliões. Entre as atividades programadas estão reforço na limpeza, ações turísticas e o Expresso do Municipal, uma linha de ônibus especial o público do Baile.

Expresso do Municipal – A iniciativa que acontece pelo segundo ano e teve uma boa aceitação do público será o Expresso do Municipal. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) irá montar um esquema especial para realizar o deslocamento do público que optar por deixar os carros no estacionamento do Shopping Tacaruna e seguir para a casa de espetáculos Chevrolet Hall. A operação, com viagens de dez em dez minutos, inicia às 20h do sábado (11 de fevereiro) e prossegue até as 5h da manhã do domingo (12 de fevereiro).

A ação visa oferecer maior segurança e conforto para o público do baile que não deseja realizar a travessia a pé. Serão quatro ônibus de transporte complementar de passageiros que farão o percurso de 5,3 km, saindo da parada externa de ônibus da Av. Agamenon Magalhães (na frente do Tacaruna) até a frente do Chevrolet Hall. O valor da tarifa é de R$1,50 por trecho, pago diretamente ao motorista do veículo.

Fiscalização de trânsito – Um efetivo de aproximadamente 80 agentes da CTTU estará trabalhando em turnos no monitoramento do entorno do Chevrolet Hall, durante a realização do Baile Municipal do Recife. Os locais serão sinalizados para indicar o acesso das autoridades e veículos de serviço. Também irão participar da atividade de monitoramento e fiscalização da circulação de veículos, equipes de trânsito da Prefeitura de Olinda e do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual.

Limpeza - A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) garantirá a limpeza antes, durante e após o Baile Municipal 2012. O evento acontece sábado (11), às 22h, no Chevrolet Hall e ganhará o reforço de cinco servidores, que percorreram as avenidas Agamenon Magalhães e a Estrada de Belém. Além do reforço manual, a limpeza também contará com caminhões da coleta domiciliar para depositar o lixo acondicionado pelos garis. Garantindo assim, a manutenção das vias.

Controle do comércio informal - A Diretoria de Controle Urbano (Dircon) também marcará presença no 48º Baile Municipal do Recife. Uma equipe de 42 profissionais do órgão atuará na fiscalização, controle e ordenamento do comércio informal nos arredores do Chevrolet Hall, onde acontece o evento.

Saúde - Os foliões que forem prestigiar o frevo pernambucano no Baile Municipal serão abordados com os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde no tocante à redução de danos. A equipe de profissionais do programa Mais Vida será composta por seis agentes redutores de danos. Eles distribuirão preservativos e gel lubrificante aos foliões como forma de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Além deles, dois grandes personagens do programa, os Camisildos, estarão presentes na festa para chamar atenção para a temática. Esses bonecos já são bastante conhecidos pela população nas grandes festas de rua do Recife. Além disso, a Secretaria disponibilizará uma equipe de atendimento de urgência do Samu.

Limpeza - A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) garantirá varrição e coleta antes, durante e após o Baile Municipal 2012. Uma equipe de cinco servidores percorreram as avenidas Agamenon Magalhães e a Estrada de Belém. Além do reforço manual, a limpeza também contará com caminhões da coleta domiciliar para depositar o lixo acondicionado pelos garis.

Além de muito brilho e irreverência, o tradicional Baile Municipal contará com os serviços da Secretaria da Mulher. Cerca de 20 conselheiras e delegadas do Orçamento Participativo (OP) irão recepcionar os foliões do Baile. Durante o evento, o grupo abordará temas como violência contra a mulher, assuntos relacionados à lei Maria da Penha e anunciarão ao público, a criação de uma ouvidoria específica para a população feminina. O serviço funcionará a partir do sábado de Zé Pereira, junto à secretaria de Defesa Social, onde um ônibus instalado no Marco Zero, até a Quarta-Feira de Cinzas, fará o atendimento à mulher.

Também acontecerá a entrega de panfletos contendo informações sobre o Abrigo Sempre Viva, Centro de Referência Clarice Lispector, os serviços de atendimento a mulher, como o 0800 281 0248 e o Disque Orientação.

Curta Recife - Os promotores do Curta Recife, projeto da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, darão dicas de passeios, restaurantes e programação de Carnaval para o público que for conferir o Baile Municipal, no dia 11 de fevereiro, no Chevrolet Hall. Além de curtir o Carnaval do Recife, o turista vai curtir a página do projeto na rede social (www.facebook.com/curtarecife). Os promotores atuam ainda no Corredor da Folia, localizado no Shopping Center Recife, e durante o Carnaval do Recife, o turista poderá receber dicas na Central do Carnaval, no Camarote do Galo da Madrugada e na Casa do Carnaval Recife Antigo.

Matérias Relacionadas
- Culturas do Brasil e do Mundo se encontram no Carnaval do Recife 2012
- Prefeitura do Recife lança CD de Músicas Carnavalescas 2012
- Pátio de São Pedro ferve no Dia do Frevo
- Recife festeja o Dia do Frevo
- Confira a programação de prévias carnavalescas do Pátio de São Pedro e do Bairro do Recife
- Blocos dos Círculos Populares já estão na rua
- CTTU bloqueia trecho da Guararapes para montagem de estruturas do Carnaval
- Prévias do Encontro de Afoxés e da Noite dos Tambores Silenciosos esquentam o fim de semana
- PCR capacita locutores que atuarão no Carnaval Multicultural do Recife 2012
- Relação de profissionais da imprensa credenciados para o Carnaval do Recife será publicada nesta quarta (8)
- Grife do Carnaval Multicultural do Recife apresenta coleção baseada nas pinturas do artista plástico José Cláudio
- Fundação de Cultura lança publicação sobre os blocos Banhistas do Pina e Batutas de São José
- Maracatus ensaiam com Naná Vasconcelos para abertura do Carnaval do Recife
- Terça Negra antecipa o Carnaval do Pátio de São Pedro
- Foliões e agremiações esquentam as prévias no Bairro do Recife
- Moda contemporânea made in Pernambuco
- Secretário de Cultura prestigia aniversário de 80 anos do Banhistas do Pina
- Ocupação Moda Cultural promove a criatividade e a economia da folia
- Babi Jaques e os Sicilianos levam prêmio do Pré AMP 2012
- Sala Nordeste recebe obras de Derlon


Enviar    Imprimir