Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ALEGRIA, BRILHO E EMOÇÃO NA FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO FREVO
00:00 Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012

Fazendo jus à popularidade e importância histórica e cultural, o Frevo tomou conta do Centro do Recife na tarde desta quinta-feira (09)

Um grande cortejo de agremiações foi promovido pela Prefeitura do Recife, nesta quinta-feira (09), para comemorar os 105 anos do ritmo que faz a cidade ferver durante os dias de Carnaval. A largada para a grande homenagem pelo aniversário do frevo foi dada na Praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista, onde mais de 20 agremiações se concentraram. Os músicos da Frevioca e o coro do bloco Eu Quero Maisinho esquentaram os foliões até que, às 16h30, uma clarinada anunciou a saída do Cortejo do Frevo, que fez um percurso pela Rua da Imperatriz, Ponte da Boa Vista, Rua Nova e Avenida Dantas Barreto, até o Pátio de São Pedro, que sediou a grande festa em homenagem ao mais pernambucano de todos os ritmos.

Além dos violões e banjos dos blocos de pau e corda que entoavam marchas líricas, os metais da Orquestra Evocações, Ana Késia, Maestro Fernando Borges e Orquestra de Mulheres Lourdinha Nóbrega, atraíam foliões por onde passavam. Porta-estandartes desfilavam os flabelos dos blocos Batutas de São José e Banhistas do Pina, também homenageados do dia pelos 80 anos de fundação. Ainda prestigiarem a festa os blocos Madeira do Rosarinho, Sonho e Fantasia, O Bonde, Flabelo Encantado de Paulista, Flor da Lira de Olinda, Bloco das Flores, Bloco da Saudade, Eu Quero Mais, Bloco Esperança de Campo Grande, Pierrot de São José, Batutas de Água Fria, Ratos da Boa Vista, Bloco Os Artesãos, Clube das Pás, Clube Carnavalesco A Galinha do Bairro de São José, CCM O Homem da Madrugada, CCM Maracangalha, Clube de Palhaços Fantásticos do Pina, os Clubes de Bonecos Tadeu no Frevo, O Sapateiro, O Menino do Pátio de São Pedro e o Linguarudo de Ouro Preto, o Clube de Alegorias Pitu no Frevo, a Troça Bagaceira em Folia e o Dragão da Troça Eu Acho É Pouco.

Durante o trajeto, o som dos clarinetes, acompanhado por rajadas de fogos, abriam alas para a passagem do cortejo, que parou o comércio do Centro. O público ainda acompanhava com aplausos as evoluções e acrobacias dos passistas do Grupo Folclórico Egídio Bezerra, do Balé Deveras, da Saltos Companhia de Dança, da CIA Cultural Nordestina, e das CIAS de Dança Angelita Kerolaine, Mariza Lopes e Gysele Andrade.Enquanto isso, um grupo de bonecos gigante se exibia, como num convite para entrar na festa, quem ainda estivesse de fora.

Em meio ao casario histórico do Pátio de São Pedro a aglomeração de agremiações saudava o frevo, executado desta vez, pela Orquestra Raízes Pernambucanas, que, além de fazer um show à parte no palco, também acompanhou convidados que ajudaram a abrilhantar a noite, como o cantor Nonô Germano, o artista Walmir Chagas, o instrumentista Beto do Bandolim, entre outros. “O frevo é lindo! Adorei a festa, adoro o Pátio de São Pedro e todos os tipos de frevo, pois sou da cidade de Bonito, terra dos compositores Livino e Nelson Ferreira”, declarou Antônio Sobral, 68 anos, aposentado e um ardoroso defensor do ritmo pernambucano. “Deveria haver uma Lei que obrigasse as rádios daqui a tocar frevo todos os dias do ano, pelo menos por alguns minutos”, sugeriu o legítimo fã do aniversariante.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura garante serviços para foliões do 48° Baile Municipal
- Culturas do Brasil e do Mundo se encontram no Carnaval do Recife 2012
- Prefeitura do Recife lança CD de Músicas Carnavalescas 2012
- Pátio de São Pedro ferve no Dia do Frevo
- Recife festeja o Dia do Frevo
- Confira a programação de prévias carnavalescas do Pátio de São Pedro e do Bairro do Recife
- Blocos dos Círculos Populares já estão na rua
- CTTU bloqueia trecho da Guararapes para montagem de estruturas do Carnaval
- Prévias do Encontro de Afoxés e da Noite dos Tambores Silenciosos esquentam o fim de semana
- PCR capacita locutores que atuarão no Carnaval Multicultural do Recife 2012
- Relação de profissionais da imprensa credenciados para o Carnaval do Recife será publicada nesta quarta (8)
- Grife do Carnaval Multicultural do Recife apresenta coleção baseada nas pinturas do artista plástico José Cláudio
- Fundação de Cultura lança publicação sobre os blocos Banhistas do Pina e Batutas de São José
- Maracatus ensaiam com Naná Vasconcelos para abertura do Carnaval do Recife
- Terça Negra antecipa o Carnaval do Pátio de São Pedro
- Foliões e agremiações esquentam as prévias no Bairro do Recife
- Moda contemporânea made in Pernambuco
- Secretário de Cultura prestigia aniversário de 80 anos do Banhistas do Pina
- Ocupação Moda Cultural promove a criatividade e a economia da folia
- Babi Jaques e os Sicilianos levam prêmio do Pré AMP 2012


Enviar    Imprimir