Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

PREFEITURA REFORÇA AÇÕES PARA ATENDER TURISTAS NO CARNAVAL
11:57 Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012

Recepção ao som do frevo no aeroporto, informações sobre a folia pelo celular, maior atendimento nos postos especializados. Estas são algumas das estratégias da Prefeitura do Recife para receber com maior conforto os turistas que brincarão o Carnaval Multicultural 2012. O objetivo é fidelizar os visitantes para os próximos eventos apresentando os principais atrativos da cultura pernambucana.

Uma das principais ações da Secretaria de Turismo começa a funcionar, nesta sexta-feira (10), com a inauguração da Central do Carnaval, no Marco Zero. No local, o folião encontra os serviços de achados e perdidos, informações turísticas, fraldário, maquiagem, customização de roupas, caixas eletrônicos, adereços e fantasias, praça de alimentação, recreação infantil, venda de CDs e DVDs, penteados, tatuagens de henna, distribuição de preservativos, coleta seletiva, atendimento à imprensa e delegacia interativa.

Outra iniciativa que já conquistou diversos visitantes é recepção no Aeroporto dos Guararapes com orquestras de frevo para proporcionar o clima da festa desde a hora do desembarque. A Secretaria de Turismo ainda intensificará o serviço de informações com um esquema especial de funcionamento nos postos de informações turísticas e com apoio da tecnologia. O projeto “Curta Recife” colocará agentes em pontos estratégicos para orientar os turistas sobre as principais atrações da programação festiva e da cidade, mostrando o conteúdo na tela de tablets. Ainda serão disponibilizadas as dicas do “Curta Recife” em smartphones através de um aplicativo.

Confira abaixo as principais ações da Secretaria de Turismo:

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS: Os Postos de Informações Turísticas da Prefeitura do Recife terão horários diferenciados para atender os foliões que estiverem na cidade durante o período de Momo. Os espaços, localizados em pontos estratégicos da Cidade, terão decoração carnavalesca e estarão munidos de informação para turistas e moradores, com distribuição da programação, mapas, folders e programação cultural da Cidade.

O Posto do Arsenal da Marina terá o atendimento estendido em duas horas, passando a fechar às 22h30. Já o Pátio de São Pedro fechará durante os dias de folia à meia-noite. O posto de informação do Mercado de São José vai fechar mais cedo em decorrência do fechamento do estabelecimento no período carnavalesco. O Box da Pracinha de Boa Viagem vai fechar às 22h30 e o do Parque Dona Lindu às 22h30. No Aeroporto e no TIP, os espaços não sofrerão alterações no horário, funcionando diariamente das 7h às 23h (Aeroporto) e 7h às 19h (TIP).

Todos os boxes serão decorados para o Carnaval seguindo a mesma temática da decoração da Cidade, inspirada na obra dos dois homenageados deste ano:o cantor Alceu Valença e o artista plástico José Cláudio.

BALCÃO DE DISPONIBILIDADE HOTELEIRA: Iniciativa da Prefeitura do Recife e da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), será disponibilizada uma ferramenta para informar com facilidade onde há vagas nos meios de hospedagem do Recife e Região Metropolitana durante o Carnaval. O Balcão de disponibilidade está disponível em todos os Boxes de Informações.
Central do Aeroporto (81 3182-8299 / 81 3355-0128)
Central do Bairro do Recife (81 3355-3402)
Central do Parque Dona Lindu (81 3355-9844)
Central de Boa Viagem (81 3182-8297)
Central do Pátio de São Pedro (81 3355-3310)
Central do TIP (81 3182-8298)
Central do Mercado (81 3355-3022)

RECEPÇÃO TURÍSTICA: Quem desembarcar no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre no período carnavalesco será recebido por passistas, orquestras de frevo e maracatu. Como acontece há 12 anos, a Secretaria de Turismo do Recife vai montar um receptivo para receber os turistas que vierem brincar o Carnaval na cidade.

No TIP, a folia acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro, das 7h30 às 13h30. Já no Aeroporto, o receptivo de boas-vindas começa dia 12, e segue até o dia 18 de fevereiro, das 10h às 22h. E para se despedir dos turistas e convidar para o Carnaval 2013, o receptivo volta ao Aeroporto na Quarta-feira de Cinzas (22) e domingo (26), das 11h às 19h, com blocos líricos.

CURTA RECIFE: Com tablets conectados à internet, promotores de turismo do projeto ‘Curta Recife’ irão abordar turistas e recifenses que estiverem na cidade durante o Carnaval para dar dicas personalizadas de onde comer, o que fazer e comprar, além da programação carnavalesca. Os promotores do projeto funcionam como pontos móveis de informação turística, eles serão links entre a oferta de atrativos e aqueles que a buscam.

A equipe vai percorrer hotéis, restaurantes e os polos descentralizados do Carnaval. A ideia é apresentar o melhor da cidade com agilidade e a possibilidade de compartilhar estas experiências através da fanpage facebook.com/curtarecife, onde os “curtidores” têm acesso a outras informações dos atrativos turísticos do Recife e participam de promoções exclusivas.

CURTA RECIFE MOBILE: O turista e o recifense que quiserem buscar informações sobre o Carnaval do Recife poderão ter tudo na palma da mão. É que a Secretaria de Turismo do Recife disponibilizará o aplicativo Curta Recife.

O software para tablets e smartphones desde iPhone, iPad e aparelhos com plataforma Android foi desenvolvido especialmente para atender essa demanda cada vez maior de acesso à informação sobre restaurantes, telefones úteis e, claro, programação carnavalesca e mapa dos polos de Carnaval. Incluirá ainda contatos de táxi, caixa eletrônico, farmácia e supermercados.

Com o Curta Recife mobile, a informação chega rápido e o usuário pode saber o que acontece em cada polo no mesmo instante”, afirma o secretário de Turismo do Recife, André Campos. A partir do dia 15, o aplicativo poderá ser baixado gratuitamente pelo iTunes e pelo Android Market.

PESQUISA: Com o objetivo de conhecer o perfil e satisfação dos foliões que brincam o Carnaval do Recife, além do impacto na economia da cidade, a Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife vai realizar pesquisas durante o período carnavalesco.

Da sexta-feira (17) até a terça-feira (21), cerca de 720 questionários serão aplicados pelo Instituto de Pesquisa de Opinião (IPO) para avaliar o Carnaval, o grau de satisfação que a festa trouxe para os visitantes, além de opinarem sobre o que pode ser melhorado. A pesquisa também vai mostrar os locais que os foliões de outras cidades se hospedaram. A margem de erro é de 4%. Os questionários serão aplicados durante o Galo da Madrugada, e nos polos Recife Multicultural (Marco Zero), Fantasia (Arsenal da Marinha), Mangue (Cais da Alfândega), Todos os ritmos (Pátio de São Pedro), além dos hotéis do Recife.

Já a empresa Harrop irá verificar qual o impacto na economia popular com a geração de empregos temporários e vendas de produtos e serviços proporcionados pelo Carnaval. Com o universo de 1005 entrevistas pessoais realizadas nos domicílios recifenses, a margem de erro máxima está em 3,1%, com nível de confiança de 95%. Os questionários serão aplicados logo após o Carnaval, no período de 24/02 a 02/03.

Matérias Relacionadas
- “Frevo e Serpentina” na Pracinha de Boa Viagem
- Prefeito João da Costa anuncia o projeto Dançando nos Bairros
- Recife sorteia pacote no Workshop CVC 2012
- Curta Recife atua no Carnaval e prévias
- Verão Total encerra edição com sucesso de público
- Trade e empresariado em busca de novo voo Recife - New York
- Secretaria de Turismo realiza o III Conheça o Recife Pedalando
- Conheça o Recife percorrerá parques da cidade
- Passistas ensinam turistas a dançar o frevo
- Conheça os parques do Recife em um passeio turístico
- Começa projeto Verão Total no Parque Dona Lindu
- Projeto Arte na Praça leva cultura pernambucana à Praça de Boa Viagem
- Secretaria de Turismo do Recife realiza o Circuito da Fé
- Conheça os teatros do Recife em um passeio turístico
- Verão Total terá patinação no gelo para a população
- Shopping Recife ganha atendimento ao turista
- Setur Recife seleciona estagiários
- Nos sábados de janeiro a Praça do Arsenal será palco de encontros de blocos líricos
- Natalioca passeia pelo Circuito Recife Iluminado
- Recife celebra o Natal com o Baile do Menino Deus


Enviar    Imprimir