Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

AGREMIAÇÕES DE PERNAMBUCO, RIO DE JANEIRO E BAHIA SE UNEM NA SEMANA PRÉ DO CARNAVAL MULTICULTURAL DO RECIFE
00:00 Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2012

No carnaval mais democrático do mundo as portas estão sempre abertas para atrações de outras folias. Nesta terça (14) e quarta-feira (15), o bloco carioca “Cordão do Boi Tatá” e o afoxé baiano Filhos de Gandhy se apresentarão junto com agremiações do Recife.  
 
No Recife, além da mistura de ritmos característica da própria folia de momo, a semana pré-carnavalesca é também reservada para atrações de outros carnavais. Por isso um dos blocos mais famosos do Rio de Janeiro, o Cordão do Boi Tatá se apresenta nesta terça-feira (14) em cortejo no Bairro do Recife, saindo, às 20h, da Rua da Moeda até a Praça do Arsenal. No palco instalado na praça o também carioca e sambista Moyseis Marques fará show para o público. A noite animada ainda será animada por atrações bem pernambucanas como as orquestras de frevo Raízes da Terra e do Maestro Duda, os passistas dos grupos Cia do Folguedo e Fazendo Arte, e o Clube de Bonecos Seu Malaquias.

Na quarta-feira (15), é o batuque dos afoxés que vai esquentar a festa, cujo convidado de honra é o Afoxé Filhos de Gandhy, o mais antigo da Bahia, que desfila a partir das 20h30 também da Rua da Moeda à Praça do Arsenal, onde se apresentará no palco às 21h, seguido pelo Balé Afro Magê Molê. O batuque baiano irá se misturar ao cortejo pernambucano dos afoxés Oxum Pandá, Filhos de Dandalunda e Ara Odé. Na mesma noite, o frevo da orquestra Só Mulheres, do Garoto da Ilha do Maruim e as performances dos passistas da Cia de Dança da Bomba do Hemetério cumprem o mesmo percurso numa mistura pra todos os gostos.

Além de entrar na folia do Recife, o bloco Cordão do Boi Tatá que desfila no centro do Rio de Janeiro no domingo de carnaval, tem um ponto em comum com o carnaval da cidade: neste ano fará homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, assim como o centenário do ator Mário Lago e aos 70 anos de Gilberto Gil,Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Nara Leão. Um dos blocos mais disputados no carnaval da Cidade Maravilhosa onde arrasta mais de 40 foliões, o Boi Tatá promete marcar presença na prévia multicultural, com seu variado repertório de marchinhas carnavalescas, sambas, maxixes, choros e baiões.

Expectativa semelhante é para o cantor compositor e violonista, Moyseis Marques que também vem misturar o samba carioca a multiculturalidade de ritmos da prévia recifense. Com mais de uma década de estrada e dois CDs solo ele sobe ao palco da Praça do Arsenal logo após os conterrâneos do Boi Tatá, para mostrar porque é considerado pela crítica um dos maiores intérpretes da sua geração.

Mistura de batuques
Apesar de já ter se apresentado no Recife, essa é a primeira vez que o Afoxé Filhos de Gandhy participa da semana pré-carnavalesca. “Fico feliz em fazer apresentação nesta cidade, onde a gente tem muito prestígio”, declara João Paulo dos Santos, diretor de eventos do grupo, que desfilará nesta quarta-feira no Bairro do Recife com 25 integrantes e a banda Show Gandhy, que após o cortejo entre a Rua da Moeda e o Arsenal se apresenta no palco da Praça às 21h30.
 
Confira acima a programação desta terça (14) e quarta-feira (15).

Matérias Relacionadas
- Metais do Orquestrão e batuques dos maracatus esquentam a semana pré no Recife
- Tropical Beat agita a Semana Pré do Carnaval Multicultural do Recife
- Mineiro Samuel Rosa cai no frevo pernambucano
- Público festeja no Baile Municipal do Recife ao som de Elba Ramalho
- Show marca o lançamento do CD de músicas carnavalescas
- Exposição conta história de Alceu Valença e José Cláudio
- Alegria, brilho e emoção na festa em comemoração ao Dia do Frevo
- Prefeitura garante serviços para foliões do 48° Baile Municipal
- Culturas do Brasil e do Mundo se encontram no Carnaval do Recife 2012
- Prefeitura do Recife lança CD de Músicas Carnavalescas 2012
- Pátio de São Pedro ferve no Dia do Frevo
- Recife festeja o Dia do Frevo
- Confira a programação de prévias carnavalescas do Pátio de São Pedro e do Bairro do Recife
- Blocos dos Círculos Populares já estão na rua
- CTTU bloqueia trecho da Guararapes para montagem de estruturas do Carnaval
- Prévias do Encontro de Afoxés e da Noite dos Tambores Silenciosos esquentam o fim de semana
- PCR capacita locutores que atuarão no Carnaval Multicultural do Recife 2012
- Relação de profissionais da imprensa credenciados para o Carnaval do Recife será publicada nesta quarta (8)
- Grife do Carnaval Multicultural do Recife apresenta coleção baseada nas pinturas do artista plástico José Cláudio
- Fundação de Cultura lança publicação sobre os blocos Banhistas do Pina e Batutas de São José


Enviar    Imprimir