Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SEMANA PRÉ DO CARNAVAL DO RECIFE REVERENCIA OS 100 ANOS DE GONZAGÃO
20:24 Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2012

Dominguinhos é um dos artistas que prestam homenagem ao Rei do Baião
 
O Carnaval Multicultural do Recife também conta com forró na sua programação. Durante a folia, forrozeiros e artista de outros gêneros prestam homenagem ao mestre Luiz Gonzaga, que este ano completaria 100 se estivesse vivo. A partir da Semana Pré, a música do Rei do Baião é celebrada por artistas de diversas gerações como Dominguinhos, Santanna, Roberto Cruz, Irah Caldeira, Andrezza Formiga e Josildo Sá. As homenagens começam nesta segunda-feira (13), com o projeto Sanfona do Povo com vários artistas, e apresentação do mestre Dominguinhos. Os shows acontecem na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.
 
Dominguinhos apresentará repertório de forró, toadas e xotes que marcaram sua carreira, além dos clássicos de Luiz Gonzaga. O show deve contar com músicas como “De Volta pro Aconchego”, “Gostoso Demais”, “Tenho Sede” e “Eu Só Quero um Xodó”, compostas por Dominguinhos e parceiros, e ainda “Numa Sala de Reboco”, “Riacho do Navio”, “A Vida do Viajante”, do rei do baião, Luiz Gonzaga, em parceria com José Marcolino, Zé Dantas, Nestor de Holanda e Hervê Cordovil. 
Segundo o compositor pernambucano Santana o perfil multicultural do Carnaval do Recife é um verdadeiro avanço, e este ano a festa tem todos os ingredientes para ser uma das melhores da história da cidade devido às homenagens aos 100 anos de Luiz Gonzaga.  “A homenagem será do tamanho da importância de Lula. Vamos fazer o forró se mostrar como é, inclusive pra chamar turistas para o São João”, anunciou o forrozeiro, no lançamento da programação do Carnaval. Santana participa do projeto Sanfona do Povo em homenagem ao Rei do baião, ao lado de Roberto Cruz, Irah Caldeira e Andrezza Formiga, na noite desta segunda-feira (13).
 
Durante o Carnaval, o centenário do mestre Gonzagão será tema do desfile do Clube de Máscaras Galo da Madrugada no Sábado de Zé Pereira (18). A obra do Rei do Baião também será celebrada em um show especial feito pelo cantor e compositor Josildo Sá, que se apresenta no Polo das Fantasias (Praça do Arsenal), no domingo de Carnaval (19) . Em setembro do ano passado, Josildo lançou o CD Tem Frevo na Latada, em homenagem ao pernambucano mais ilustre de Exu. No repertório foram incluídos sucessos de Gonzagão como Siri jogando bola, Deixa a tanga voar, Pagode russo, Na emenda e Nem se despediu de mim.
 
Josildo conta que Gonzaga foi uma das suas maiores influências na sua produção musical. Temos as mesmas fontes de inspiração, o cangaço, o vaqueiro. Nascemos no mesmo habitat, o Sertão, sendo que ele no Araripe, e eu, no eu, no Pajeú, pontua. O cantor fez questão de não só focar a obra gonzagueana, mas também trabalhar sobre o universo que o rodeava. Além das composições de Gonzagão, escolhi músicas de João Silva, que foi um dos grandes parceiros dele e de Zé Milton, de Salgueiro. Compus o tema do disco, 'Folia Gonzagueana', que é minha em parceria com cantador de viola e declamador Diomedes Mariano e com o sanfoneiro Beto Ortis,explica .
 
Para o show, além do conteúdo do novo álbum, Josildo promete apresentar a música vencedora do concurso promovido pelo Galo da Madrugada e um repertório de frevos consagrados. No show, é certa a presença da música ‘Galo, frevo e folião’, de Nuca e Eriberto Sarmento, o frevo-tema do desfile do Galo da Madrugada deste ano. Gonzagão foi o maior representante da cultura nordestina e um dos maiores ídolos do Brasil. Nada mais justo do que celebrarmos o mestre também no Carnaval e durante todo o ano de seu centenário.
Matérias Relacionadas
- Agremiações de Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia se unem na Semana Pré do Carnaval Multicultural do Recife
- Metais do Orquestrão e batuques dos maracatus esquentam a semana pré no Recife
- Tropical Beat agita a Semana Pré do Carnaval Multicultural do Recife
- Mineiro Samuel Rosa cai no frevo pernambucano
- Público festeja no Baile Municipal do Recife ao som de Elba Ramalho
- Show marca o lançamento do CD de músicas carnavalescas
- Exposição conta história de Alceu Valença e José Cláudio
- Alegria, brilho e emoção na festa em comemoração ao Dia do Frevo
- Prefeitura garante serviços para foliões do 48° Baile Municipal
- Culturas do Brasil e do Mundo se encontram no Carnaval do Recife 2012
- Prefeitura do Recife lança CD de Músicas Carnavalescas 2012
- Pátio de São Pedro ferve no Dia do Frevo
- Recife festeja o Dia do Frevo
- Confira a programação de prévias carnavalescas do Pátio de São Pedro e do Bairro do Recife
- Blocos dos Círculos Populares já estão na rua
- CTTU bloqueia trecho da Guararapes para montagem de estruturas do Carnaval
- Prévias do Encontro de Afoxés e da Noite dos Tambores Silenciosos esquentam o fim de semana
- PCR capacita locutores que atuarão no Carnaval Multicultural do Recife 2012
- Relação de profissionais da imprensa credenciados para o Carnaval do Recife será publicada nesta quarta (8)
- Grife do Carnaval Multicultural do Recife apresenta coleção baseada nas pinturas do artista plástico José Cláudio


Enviar    Imprimir