Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DO RECIFE SE DESTACAM EM APRENDIZADO NO PAÍS
09:31 Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2012

A Rede Pública do Município atingiu índices acima da meta no quesito relação série/idade no aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática, no 5º e 9º ano

Por Caio Dias

O Recife desponta como uma das três cidades brasileiras que atingiu a meta de aprendizagem dos estudantes estabelecida pelo Movimento “Todos Pela Educação” (TPE), Organização Não-Governamental que congrega sociedade civil organizada, educadores e gestores públicos com o objetivo de contribuir para a garantia do direito à Educação Básica de qualidade a todas as crianças e jovens. O resultado positivo é conseqüência da política educacional adotada pela Prefeitura do Recife nas unidades escolares de ensino básico.

O TPE estabeleceu Cinco metas para a educação no País, e a Rede Pública do Município atingiu todos os itens da Meta 3. Os resultados divulgados esta semana no site oficial da ONG abordam a situação do aprendizado dos estudantes brasileiros por município, tomando como referência os dados da Prova Brasil e Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2005, 2007 e 2009, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Meta 3 foca no percentual de estudantes que atingiram o nível esperado para a relação idade/ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O Recife alcançou todos os itens da Meta. A Rede Pública da capital pernambucana conseguiu 20,7% em Língua Portuguesa e 17,2% em Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental, quando as metas projetadas eram 19,5% e 9,6% para as respectivas disciplinas. Já os estudantes do 9º ano alcançaram 15,5% em Língua Portuguesa e 6,4% em Matemática, quando as metas do TPE eram 9,6% e 6%, respectivamente. Além do Recife, só dois municípios alcançaram todos os componentes da Meta 3: Rio Branco e Palmas.

A definição desses níveis teve como parâmetro o desempenho médio dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2006. Os resultados desta pesquisa só mostram o quanto a gestão do prefeito João da Costa está no rumo certo. Estamos muito satisfeitos com todos os avanços da Educação no Recife, e muito ainda será feito pela valorização do ensino, dos professores e deselvolvimento da aprendizagem dos nossos estudantes. Todos estão de parabéns, as escolas, os professores, gestores, alunos e pais de alunos, toda a comunidade escolar, comemora Ivone Caetano, secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife.

Programa de Correção de Fluxo - A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) do Recife registrou, em 2011, uma significativa diminuição no número de alunos com distorção de idade/ano de escolaridade. O resultado positivo deve-se à ampliação no atendimento do Programa de Correção de Fluxo Escolar, que tem como objetivo reduzir os índices de educandos com defasagem entre o ano que cursam e a idade. No Censo de 2009, a Rede Municipal de Ensino possuía 11.549 estudantes com distorção. Esse número caiu para 7.917 em 2011. O Programa de Correção de Fluxo Escolar, composto pelos Projetos “Se Liga” e “Acelera Brasil” atenderam, no ano passado, 3.642 educandos. O PCFE é uma parceria da Prefeitura do Recife com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Instituto Ayrton Senna.

Saiba mais sobre o “Todos Pela Educação” aqui (http://www.todospelaeducacao.org.br/) - Criado em setembro de 2006, em ato público realizado simbolicamente nas escadarias do Museu da Independência, em São Paulo, o movimento Todos Pela Educação trabalha para que sejam garantidas as condições de acesso, alfabetização e sucesso escolar, além de lutar pela ampliação e boa gestão dos recursos públicos investidos na Educação. Esses objetivos foram traduzidos em cinco metas, com prazo de cumprimento até 2022, ano do Bicentenário da Independência do Brasil.


As cinco metas são monitoradas a partir da coleta sistemática de dados e da análise de séries históricas de indicadores educacionais oficiais. Elas servem como referência e incentivo para que a sociedade acompanhe e cobre a oferta de Educação de qualidade para todos. São elas: Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; Todo aluno com aprendizado adequado à sua série; Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos; Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
 

Matérias Relacionadas
- Estudantes da RMER assistem peça sobre sustentabilidade
- João da Costa entrega kits para alunos da rede municipal de ensino
- PCR apresenta experiências exitosas na 5ª edição do Campus Party Brasil
- PCR apresenta o Programa Professor@.com no maior evento de tecnologia do Brasil
- Respeito às leis de trânsito é ensinado para estudantes da Rede Municipal
- Começam as aulas na Rede Municipal do Recife
- Aulas da Rede Municipal de Ensino têm início nesta segunda
- Segundo dia de Formação Continuada de Educadores discutiu Políticas Públicas de Ensino
- Abertura do Ano Letivo 2012: Gestores da Educação Infantil fazem formação no Paulo Freire
- Prefeitura divulga listão da 1ª etapa do concurso de professor
- Cursos Profissionalizantes da Prefeitura recebem mais de 13 mil inscrições
- Seel inicia capacitação de manipuladores de alimentos da Rede Municipal
- Secretaria de Educação doa materiais para Hospital do Câncer e trapeiros
- Seel capacita merendeiras da Rede Municipal
- Educadores e gestores da Seel fazem capacitação no Projeto Uerê
- Prefeitura prorroga o prazo de matrículas para o ano letivo de 2012
- Escola de Verão desenvolve saberes dos estudantes do Recife
- Inscrições para as 12 mil vagas em cursos profissionalizantes no Recife terminam nesta terça
- Secretaria de Educação divulga as novidades do Calendário do Ano Letivo 2012
- Férias: descanso para os pais, atividades para os estudantes


Enviar    Imprimir