Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

EXPOSIÇÃO CONTA HISTÓRIA DOS HOMENAGEADOS DO CARNAVAL DO RECIFE
14:10 Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2012

O folião que for ao Shopping Paço Alfândega, no Bairro do Recife, poderá conhecer detalhes sobre a vida e obra de José Cláudio e Alceu Valença

Num espaço de 110m² no térreo do Paço Alfândega, no Bairro do Recife, o público pode conhecer, com detalhes, os momentos mais importantes da trajetória do compositor e cantor Alceu Valença e do artista plástico José Cláudio que imortalizaram, cada um com a sua arte, as características e costumes do povo pernambucano. A exposição sobre os dois homenageados deste ano do Carnaval Multicultural do Recife foi aberta na noite desta segunda-feira (13) com a presença do músico e do artista plástico, do prefeito João da Costa, do Secretário de Cultura, Renato L, da presidente da Fundação de Cultura, Luciana Félix, e do público em geral.

A exposição tem curadoria de Ticiano Arraes e permanecerá no Paço Alfândega até o dia 12 de março, com monitores preparados para receber os visitantes. No mesmo local, peças da Grife do Carnaval Multicultural do Recife estarão à venda.
Decorado com pássaros e cajus extraídos das telas de Zé Claúdio, o espaço expositivo reúne elementos que representam o trabalho do artista plástico nascido há 79 anos na cidade de Ipojuca e do compositor de 65 anos, natural do município de São Bento do Una. Duas linhas do tempo mostram a trajetória cronológica de Alceu e Zé Cláudio, através de textos informativos sobre a infância, adolescência e vida adulta dos homenageados, ilustrados com fotos de família. O prefeito João da Costa ressaltou que o objetivo da exposição “é fazer que a cultura seja acessível a todos, é democratizar o acesso ao conhecimento sobre a trajetória e a obra dos artistas homenageados durante o Carnaval do Recife”. 

A mostra conta também com réplicas e elementos tridimensionais alusivos às mais famosas telas do artista plástico com pinturas de mulheres, frutas tropicais e personagens típicos do carnaval de Pernambuco, a exemplo dos ursos e bois, além de recursos audiovisuais que retratam o universo de tintas e cores de Zé Cláudio. “Gostei muito das reproduções que ficam mostrando meus quadros. Sempre pintei as coisas que gosto de criança, principalmente o Carnaval”, declarou, satisfeito, o pintor.

No espaço dedicado a Alceu Valença estão reunidas as informações mais importantes sobre a sua trajetória musical, com reproduções das capas dos principais discos do compositor, e os mais importantes vídeos com shows do poeta que canta Pernambuco em ritmo de frevo, ciranda e maracatu, além de cenas do longa-metragem “A Luneta do Tempo”, escrito e dirigido por ele. “Inacreditável ver fotos que eu nem lembrava”, confessa Alceu. “Eu me sinto honrado, emocionado por ser escolhido como homenageado do Carnaval do Recife. O frevo está no meu DNA”, destacou.

Réplicas de teatrinhos distribuídas na parte central da sala exibem personagens do imaginário do cantor, como o Mágico, o Palhaço, o Bobo da Corte e o Velho Quiabo.“Sou fã do Alceu e gostei de conhecer o trabalho de Zé Cláudio. A exposição está uma maravilha”, avaliou a aposentada Maria das Dores Soares, 70 anos. Ela visitou a exposição com três filhas, uma delas a Gorete Soares, 52, que é professora: “Achei ótima a abordagem da vida dos dois. Está tudo excelente”, elogiou.

Matérias Relacionadas
- Dominguinhos homenageia Gonzagão na Praça do ArsenalOs metais do frevo cederam espaço à sanfona em homenagem ao Rei do Baião realizada na segunda-feira da Semana Pré
- Ponte Duarte Coelho será fechada para montagem da alegoria do galo
- Semana Pré do Carnaval do Recife reverencia os 100 anos de Gonzagão
- Agremiações de Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia se unem na Semana Pré do Carnaval Multicultural do Recife
- Metais do Orquestrão e batuques dos maracatus esquentam a semana pré no Recife
- Tropical Beat agita a Semana Pré do Carnaval Multicultural do Recife
- Mineiro Samuel Rosa cai no frevo pernambucano
- Público festeja no Baile Municipal do Recife ao som de Elba Ramalho
- Show marca o lançamento do CD de músicas carnavalescas
- Exposição conta história de Alceu Valença e José Cláudio
- Alegria, brilho e emoção na festa em comemoração ao Dia do Frevo
- Prefeitura garante serviços para foliões do 48° Baile Municipal
- Culturas do Brasil e do Mundo se encontram no Carnaval do Recife 2012
- Prefeitura do Recife lança CD de Músicas Carnavalescas 2012
- Pátio de São Pedro ferve no Dia do Frevo
- Recife festeja o Dia do Frevo
- Confira a programação de prévias carnavalescas do Pátio de São Pedro e do Bairro do Recife
- Blocos dos Círculos Populares já estão na rua
- CTTU bloqueia trecho da Guararapes para montagem de estruturas do Carnaval
- Prévias do Encontro de Afoxés e da Noite dos Tambores Silenciosos esquentam o fim de semana


Enviar    Imprimir