Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

CARNAVAL DO RECIFE: MULTICULTURAL E INCLUSIVO
20:31 Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2012

 Durante os festejos de Momo a Prefeitura desenvolverá várias ações para a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais

 Este deverá ser o Carnaval mais inclusivo que o Recife já teve. Pólos com áreas reservadas para pessoas com necessidades especiais, programação das atrações disponível em braile, intérpretes da linguagem de libras, ônibus do Expresso da Folia com elevadores para cadeirantes, monitores especializados e banheiros com acessibilidade, tudo está sendo oferecido num programa que congrega várias secretarias.

“Ainda estamos adaptando algumas coisas e vencendo muitas dificuldades, como a falta no mercado de oferta de banheiros químicos com acessibilidade, por exemplo, mas estamos conseguindo oferecer ao recifense e ao turista com necessidades especiais a oportunidade de conhecer e participar do nosso Carnaval”, disse  Gloria Brandão, assessora executiva da Secretaria de Controle e Obras da Prefeitura do Recife. A criação de estruturas que permitam a inclusão de pessoas com deficiência no Carnaval do Recife foi uma novidade nesta gestão e a cada ano é ampliada.

Através de uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, com a Presidência da República, Governo do Estado e Galo da Madrugada este ano acontecerá mais um camarote da acessibilidade no desfile do maior bloco carnavalesco do mundo. A prefeitura facilitou a instalação da estrutura montada pelo Governo do Estado e assim, 100 convidados portadores de necessidades especiais assistirão ao desfile do Galo da Madrugada num camarote especial. A ação permite incluir cidadãos com deficiência – recifenses e visitantes – no hall dos foliões.           

Na intenção de tornar o Carnaval da cidade com condições básicas de acessibilidade, a Prefeitura do Recife criou ainda o projeto Carnaval da Inclusão: Somos todos Iguais. A central de Atendimento ao Folião com Deficiência vai funcionar a partir desta sexta-feira (17) e em todos osdias da folia, das 15h ás 02h, na Av. Rio Branco 155, bairro do Recife, no prédio do Sistema Público de Emprego. 

No local, serão oferecidos os serviços de teleatendimento (através dos números 3355 2908 e 3355 2924) com informações da folia como programação dos pólos, linhas de ônibus especiais e serviços que funcionam nestes dias de festa. Haverá ainda intérprete em libras, programação do Carnaval em braile, coordenação da Secretaria de Saúde para serviços emergenciais e a base da coordenação do programa.

Os pólos inclusivos, localizados no Marco Zero, Praça do Arsenal, e bairros do Ibura, Casa Amarela, Várzea e Jardim São Paulo, terão a disposição da população com deficiência uma área reservada para foliões com deficiência motora ou visual além de área específica para embarque e desembarque. Haverá ainda, interprete em libras, banheiro acessível, serviços de supervisão e auxiliares para atendimento, definição de rota de circulação para o folião com deficiência que se destine aos pólos do Marco Zero e da Fantasia.

O projeto que promove o tratamento inclusivo respeitando as diferenças e presta serviço prioritário é uma iniciativa inédita da Prefeitura do Recife através das Secretarias de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras; Assistência Social; Direitos Humanos e Segurança Cidadã e a Fundação de Cultura.

A Central do Carnaval que já está funcionando no Armazém 12 também recebeu adaptações para se tornar um local inclusivo. Pessoas com baixa visão e deficiência visual terão a disposição cardápios em braile em todos os nove restaurantes da Arena Gastronômica. Outra novidade é que haverá um intérprete de libras de plantão no posto de informações da Central do Carnaval, diariamente, a partir da sexta-feira (17) à noite, dia de abertura do Carnaval do Recife.

Além disso, a Secretaria de Turismo do Recife providenciou 14 cópias da programação carnavalesca em braille, que foram impressos pela Associação Pernambucana de Cegos. São mais de cem páginas em braille com os horários, os locais e as atrações de todos os polos de Carnaval. Na Central do Carnaval existem, além do elevador, rampas e corrimãos que facilitam o acesso do público, além de banheiro químico para cadeirantes.

Já o Expresso da Folia, serviço de ônibus expresso promovido pela CTTU, vai permitir que os foliões deixem seus carros nos estacionamentos seguros dos shoppings Boa Vista, Recife, Tacaruna e Plaza e pagando uma tarifa única de R$3,00 possa ir (e voltar) do Recife Antigo para curtir a programação carnavalesca. Todos os ônibus utilizados no serviço são dotados de elevador para cadeira de rodas.

Matérias Relacionadas
- Prefeito João da Costa antecipa pagamento de servidores para sábado de Carnaval
- Procon e Dircon realizam ação em bares e restaurantes do Bairro do Recife
- Prefeitura do Recife terá atendimento e cobertura de imprensa ampliados
- João da Costa marca presença no bloco “Imprensa Que Vai”
- João da Costa prestigia inauguração da Camarote Carnaval Recife Antigo
- Prefeito entrega II etapa do Conjunto Habitacional Palha de Arroz
- João da Costa participa de formatura de estudantes do Projovem Urbano
- Prefeitura divulga o que abre e fecha no Carnaval
- 1ª Consocial termina nesta quarta-feira (15)
- Bloco Nem Com Uma Flor invade as ruas do Recife Antigo pregando o fim da violência contra a mulher
- PCR realiza capacitação para o Programa Olhar Recife
- Arlindo dos Oito Baixos se apresenta para estudantes de creche municipal
- João da Costa inaugura 2ª Etapa do Habitacional Palha de Arroz
- Dircon vai sinalizar marquises com risco no trajeto do Galo
- Codecir retorna ao edifício Olinda e reforça desocupação imediata dos moradores
- Batuque pelo fim da violência contra a mulher é encerrado na RPA-2
- João da Costa confere mostra com homenageados do carnaval
- Expresso da Folia realiza viagem inaugural nesta terça
- Prefeito vai conferir Baile Municipal da Pessoa Idosa
- A Prefeitura do Recife divulga novas datas para entrega de credenciais para imprensa


Enviar    Imprimir