Atalhos de navegação:

    Cultura     Semana Pré esquenta o público para a abertura oficial da folia Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SEMANA PRÉ ESQUENTA O PÚBLICO PARA A ABERTURA OFICIAL DA FOLIA
11:43 Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2012

Orquestras, passistas, clubes de frevo, afoxés, caboclinhos, blocos líricos, tribos de índios e bois tomam as ruas do Bairro do Recife e o Pátio de São Pedro, nesta quinta (16) e sexta-feira (17)
 
A abertura oficial do Carnaval Multicultural do Recife será nesta sexta-feira (17), mas a folia já se faz presente na capital pernambucana. Finalizando a programação da Semana Pré-carnavalesca, várias agremiações disputam as atenções dos foliões que ensaiam os passos para o Carnaval. A partir desta quinta-feira (16), orquestras, clubes de frevo, afoxés, ursos, bois, caboclinhos, blocos líricos, tribos de índios e passistas se revezam entre o Pátio de São Pedro, as ruas e avenidas do Bairro do Recife, Praça do Arsenal e Marco Zero, numa festa para todos os ritmos e gostos.
 
Na quinta-feira (16), às 20h, o bloco CBTU em Folia desfila da Estação Central até o Polo Recife Multicultural, no Marco Zero, que às 21h receberá diversas agremiações. Logo cedo, às 16h, a Praça do Arsenal (Polo das Fantasias) recebe a concentração e saída do Bloco Nem Com Uma Flor, seguida pelo Grupo Baque Mulher, Caboclinhos Canindé de Recife, Orquestra de Frevo 100% Mulher e Orquestra Lourdinha Nóbrega.  A partir das 18h a animação fica a cargo da Orquestra de Frevo Expresso e dos passistas do grupo Zenaide Bezerra.
 
Na quinta-feira (16), também acontece o 6º Festival de Caboclinhos e Tribos Indígenas, com percurso a partir da Rua da Moeda, seguindo pela Mariz de Barros, Apolo e Travessa do Bom Jesus até chegar a Praça do Arsenal. Participam do festival a Tribo Indígena Arapahós, Caboclinhos Tribogé, Tribo Indígena Tupã, Tribo Tapuias Camarás de Camaragibe, Tabajaras de Camaragibe, Canindé de Camaragibe, Cahetés de Goiana, a Tribo Indígena Tupy, a Tribo Tapuyas Canydé de Goiana, Tribo Indígena Taquaracy, Tribo Oxóssi Pena Branca, Tribo Indígena Tapirapé, Sete Flexas do Recife, Caripós Mirins, Flexa Negra e Tribos Indígenas Kapinawá e Tupinambás.
 
No palco da Praça do Arsenal, às 22h, entra em cena o toque do ijexá (ritmo afro) do Afoxé Oyá Alaxé, seguido dos shows de André Rio e da Orquestra Big Band e de Paulo Rafael com convidados. A programação encerra com o projeto Tropical Beat que traz a festa ‘Que Putz Sem Loção é Essa?’.
 
Já o Pátio de São Pedro (Polo de Todos os Ritmos), Bairro de São José,  abriga nesta quinta (16) desfile de agremiações, a partir das 17h30, com a saída do Clube de Boneco Seu Pedro, seguida do Boi de Mainha, da Tribo de Índio Tupinambá, do Clube de Frevo Maracangalha. Às 19h, ocorre a concentração e saída do Afoxé Oiá Alaré. Mais tarde, às 20h, a percussão cede espaço aos violões e banjos dos blocos líricos Eu Quero Mais, Com você no Coração e Rosas da Boa Vista.
 
Na sexta-feira (17), dia da abertura oficial do Carnaval Multicultural do Recife, o Polo das Fantasias (Praça do Arsenal) vai receber o Boi Estrela, a Orquestra ACN no Frevo e os passistas da Cia Expressão da Dança, às 19h; o Urso Zé da Pinga chega para a festa às 20h; seguido do tradicional Clube Pitombeiras dos Quatro Cantos, às 21h; o Maracatu de Baque Virado Estrela Dalva, às 21h30; a Troça Abanadores do Arruda, às 22h e a Escola de Samba Samarina, às 22h30. Antes de chegar à Praça do Arsenal, todas as agremiações  irão se concentrar em frente ao Banco do Brasil, na Avenida Rio Branco, Bairro do Recife.
 
No Polo do Todos os Ritmos (Pátio de São Pedro), o frevo vai esquentar a sexta-feira (17) já a partir das 17h, com a Orquestra Itinerante da Várzea e as performances dos passistas do Grupo Deveras. A partir das 19h, haverá desfiles de agremiações: Boi Faceiro, às 19h; Boi Cara Branca de Limoeiro, às 19h30; Troça Batutas de Água Fria, às 20h; Troça O Bagaço é Meu, às 20h30, e Escola de Samarina, às 21h. O ponto alto da noite é o baile, às 22h, com shows da Orquestra Vereda Tropical, Orquestra e Coral Usina das Cordas e apresentação dos passistas do Grupo Deveras.

Matérias Relacionadas
- Angelique Kidjo encanta a plateia no ensaio geral
- Concurso de Agremiações exibe a diversidade do Carnaval do Recife
- Eddie convida o cantor Nasi para show no Marco Zero
- Orquestra Contemporânea de Olinda recebe Mayra Andrade em show no Marco Zero
- Lenine e Pedro Luís e a Parede fazem “misturada” musical no Marco Zero
- Lustre do Santa Isabel passa por manutenção
- Afoxé baiano Filhos de Gandhy anima Semana Pré do Carnaval do Recife
- Semana Pré continua agitada com DJs na Praça do Arsenal
- Cantora africana Angélique Kidjo ensaia com Naná Vasconcelos para abertura do Carnaval Multicultural do Recife
- Zarco Guerreiro expõe suas famosas máscaras no Museu Murillo La Greca
- Recife tenta atrair versão itinerante do Festival de Montreux
- Muito samba e frevo no pé dos recifenses ao som dos cariocas do Boi Tatá
- Semana Pré esquenta o público para a abertura oficial da folia
- João da Costa participa do Baile da Pessoa Idosa
- Prefeitura do Recife divulga novas datas para entrega de credenciais para imprensa
- Exposição conta história dos homenageados do Carnaval do Recife
- Dominguinhos homenageia Gonzagão na Praça do Arsenal
- Ponte Duarte Coelho será fechada para montagem da alegoria do galo
- Semana Pré do Carnaval do Recife reverencia os 100 anos de Gonzagão
- Agremiações de Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia se unem na Semana Pré do Carnaval Multicultural do Recife


Enviar    Imprimir